Eleições e saúde em destaque nos debates de Lideranças
No período de Lideranças da sessão ordinária desta quarta-feira (6/10) os vereadores de Porto Alegre trataram dos seguintes temas:
ELEIÇÕES Conforme Aldacir Oliboni (PT) os candidatos das eleições 2010 passaram momentos de apreensão. "Os eleitores escolheram e agora podem fazer uma avaliação de seus escolhidos", disse. "Várias distorções foram observadas e só com a reforma política a eleição será igual para todos, completou. Para Oliboni, agora chegou o momento de uma nova reflexão para a escolha do presidente da República. Conclamo para que todos militantes do Partido dos Trabalhadores trabalhem para que a escolha seja digna. (RT)
MTG Tarciso Flacha Negra (PDT) comentou projeto de sua autoria que tem por objetivo declarar patrimônio histórico e cultural de Porto Alegre o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). Segundo ele, o projeto tem como finalidade valorizar e preservar a cultura gaúcha dos centros de tradições gaúchas, além de piquetes e departamentos de tradições gaúchas, tornando-os bens materiais do patrimônio histórico. (RT)
MULHERES Pedro Ruas (PSOL) homenageou a vereadora Juliana Brizola (PDT), eleita deputada estadual, e a ex-deputada federal Luciana Genro (PSOL) que, apesar do expressivo número de votos, não conseguiu voltar ao Congresso: "por uma questão natural de eleições, o PSOL não atingiu o coeficiente necessário". O vereador disse não ser justa a penalização que Luciana sofre pela atual legislação eleitoral. A lei, em tese é boa, mas não deve chegar ao absurdo de proibir que uma pessoa se candidate por ser parente de um político eleito. (RT)
SAÚDE Engenheiro Comasseto (PT) informou que na próxima quarta-feira (13/10) será realizada reunião com as secretarias Municipais da Saúde e da Administração junto com entidades das categorias da saúde para iniciar tratativas de um plano de carreira para os municipários da área. Outro tema abordado foi sobre a instalação de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no Hospital Parque Belém. Conforme ele, a Câmara Técnica do hospital se propôs a oferecer uma área dentro da instituição para a instalação da UPA. Só falta vontade política para que esse desejo da região centro- sul seja realizado. (RT)
UPA - Paulinho Rubem Berta (PPS) lamentou a indefinição por parte do poder público acerca da construção de uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) junto ao Centro Vida, na Avenida Baltazar de Oliveira Garcia. O vereador contou que a obra está prometida há muito tempo. "Agora, aos 46 minutos do segundo tempo, querem mudar tudo", criticou. Paulinho lembrou que a promessa de construir uma UPA no local foi uma conquista da comunidade, "que batalhou para isso". Segundo ele, a mudança de planos vai "deixar aquela região em pé de guerra". (CB)
UPA II - Dr. Raul (PMDB) fez um apelo ao secretário municipal da Saúde e ao prefeito para que construam uma das UPAs prometidas no Centro Vida. "As coisas, em vez de avançar, retrocedem", afirmou, referindo-se à indefinição do Executivo. Conforme Dr. Raul, as quatro UPAs prometidas para a cidade são como "mini-HPS", que poderiam atender cerca de 500 pessoas por dia, ampliando, em muito, o atendimento de saúde. "Queremos uma resposta do secretário e do prefeito", frisou. (CB)
INVASÃO - Nilo Santos (PTB) defendeu que o Judiciário informe a Câmara em caso de decisões que determinam reintegrações de posse de áreas ocupadas. Nilo garantiu ser contra a invasão de áreas, mas lembrou que famílias já vivem nessas áreas há muito tempo. Na sua opinião, o aviso prévio daria tempo à Câmara para construir uma alternativa para essas famílias não ficarem ser ter onde morar. Nilo citou como exemplo o caso do Núcleo Esperança, no bairro Aberta dos Morros, ameaçado de despejo. (CB)
Regina Tubino Pereira (reg. prof. 5607)
Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)