Plenário

Lideranças

Os vereadores de Porto Alegre abordaram os seguintes assuntos em tempo de Liderança na sessão desta quarta-feira (8/8):

CARROS-FORTES – Maria Luiza (PTB) justificou sua posição contrária ao projeto que muda o horário de circulação dos carros-fortes para o turno da noite. Segundo ela, a medida trará maior concentração de valores nos estabelecimentos durante o dia, atraindo assaltos. Lembrou que, por determinação federal, a cobertura do seguro aos valores transportados vale somente das 8 às 20 horas. Disse também que os estabelecimento terão de disponibilizar mais seguranças ao longo do dia. Maria Luiza acredita que a medida mais cabível seria exigir a construção de locais apropriados para receber os carros-fortes em cada estabelecimento e conscientizar a população para manter-se distante desses veículos. (CB)

CPMF – José Ismael Heinen (Dem) lamentou a possibilidade de a Contribuição Provisória sobre Movimentações Financeiras (CPMF) ser prorrogada ou validada como permanente pelo Congresso. Na sua opinião, é chegado o momento de os representantes da população, nos Legislativos e Executivos, exigirem a diminuição da carga tributária, o que inclui o fim da CPMF. Segundo ele, o imposto é injusto, pois onera todos – do rico ao pobre. O vereador lembrou que seu partido criou o movimento nacional Xô, CPMF, mas disse que seria favorável à contribuição se seus recursos fossem destinados totalmente à saúde. (CB)

BOLSISTAS – Maristela Maffei (PCdoB) comemorou decisão do governo federal de conceder bolsas de R$ 2.500,00 mensais a atletas profissionais e de R$ 700,00 a não-profissionais do futebol feminino. Lamentou, porém, que somente a Rede Bandeirantes, segundo ela, tenha destacado a informação. Conforme Maristela, nenhum outro governo ofereceu esse benefício, e é uma honra para seu partido ter Orlando Silva como ministro dos Esportes. Festejou também a colocação de Cuba como vice-campeã dos Jogos Pan-Americanos do Rio. “Cuba é um país tão pequeno, mas ficou em segundo lugar, quase batendo os Estados Unidos”, declarou. (CB)

CUBANOS – Professor Garcia (PPS) se disse surpreso com a decisão do governo brasileiro de repatriar dois atletas cubanos que abandonaram os Jogos Pan-Americanos do Rio. Ressaltou que o Brasil, como signatário da Convenção da ONU para os Direitos dos Refugiados, não poderia ter tomado tal medida. Garcia lembrou que o país tem tradição de acolhimento e que mais de 4 mil refugiados vivem em solo brasileiro. “Por que uma nação que lutou tanto pela democracia está rasgando tudo isso?”, indagou. “Onde está o acolhimento se viramos as costas aos atletas?” Na opinião de Garcia, o ato do governo federal foi arbitrário, pois os cubanos nada mais fizeram do que lutar pela liberdade. (CB)

CUBANOS II - Guilherme Barbosa (PT) considerou conservador o discurso do Professor Garcia (PPS) sobre o desfecho do caso dos atletas cubanos que desertaram durante o Pan 2007. "Não se tem notícia de que os cubanos tenham pedido asilo. Eles estavam em situação irregular e, portanto, o governo brasileiro os mandou de volta." O vereador também tratou das audiências públicas sobre o Plano Diretor e elogiou a iniciativa da Casa em realizá-las. "Houve manifestações de muito conteúdo por parte das comunidades." (MAM)

CUBANOS III - João Dib (PP) lembrou a Guilherme Barbosa (PT) que no Senado houve críticas à atuação do governo brasileiro sobre o caso dos atletas cubanos. "Os senadores acusaram o governo Lula de covarde por permitir a deportação dos cubanos." Reconheceu, porém, que os atletas não chegaram a pedir asilo ao Brasil. "Mas não fizeram isso porque temiam represálias contra suas famílias em Cuba." Dib disse que foi surpreendente também a rapidez com que o Brasil deportou os atletas. "Quanto tempo será que o gângster preso ontem vai levar para ser extraditado?" (MAM)

CONDUTO - Sebastião Melo (PMDB) disse que vai propor que a Cuthab realize uma audiência pública para discutir as obras do conduto Álvaro Chaves, que têm sido criticadas por segmentos da sociedade. Lembrou que o projeto da obra foi assinado ainda na gestão do PT, cinco dias antes de passar o governo ao prefeito Fogaça. Observou que a atual administração está apenas seguindo o projeto original, dividido em três partes. "Quando chegar na Bordini, a obra estará finalizada." Sobre a coleta de lixo, reconheceu que há problemas, mas salientou que a licitação para o novo sistema de recolhimento já está em fase final. (MAM)

ADVOGADOS - Márcio Bins Ely (PDT) parabenizou os colegas advogados pelo seu dia, que será comemorado no próximo dia 11. Destacou a atuação da OAB/RS, que no mês passado realizou ato na Esquina Democrática contra a corrupção no país. "A entidade tem se esforçado para que o país supere a crise institucional atual." Bins Ely também desejou sucesso ao colega de partido Heron de Oliveira, que assume sexta-feira a Delegacia Regional do Trabalho do RS. Sobre a revisão do Plano Diretor, acredita que está sendo bem encaminhada pela prefeitura e que a Câmara terá papel fundamental no processo. (MAM)

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)
Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)