Lideranças
No período de Lideranças da reunião da Comissão Representativa da Câmara Municipal de Porto Alegre desta quarta-feira (7/12) os vereadores trataram dos seguintes assuntos:
ORÇAMENTO I- João Dib (PP) parabenizou o secretário municipal da Fazenda, Cristiano Tatsch, pela condução das finanças de Porto Alegre. Elogiou a execução orçamentária do município observando que o superávit primário de 2008 poderá chegar a R$ 30 milhões. Dib, porém, voltou a reclamar da falta de atenção do Executivo em relação à identificação de logradouros. "É um pequeno grande problema que não custa muito dinheiro para ser resolvido." (MAM)
ORÇAMENTO II - Maria Celeste (PT), que assumiu como líder do partido, informou que a sigla manterá forte fiscalização sobre a execução orçamentária do município. Lembrou que no ano passado a maioria dos projetos e ações previstos no Orçamento não foi sequer iniciada. Acrescentou que seu partido quer retomar os debates de temas como a privatização do auditório Araújo Viana, o camelódromo, os Portais da Cidade e, principalmente, o Plano Diretor. Celeste também leu nota oficial do PT nacional condenando os ataques de Israel aos palestinos. "Ações militares contra civis são uma prática típica de exércitos nazistas", diz a nota do partido. (MAM)
BALANÇO Líder do PPS, Elias Vidal fez relatório da Comissão de Economia, Finanças, Orçamento e do Mercosul (Cefor), que presidiu em 2008. Conforme lembrou, sua maior atuação é na área social e exercer a presidência da Cefor foi um desafio. Como disse Vidal, a comissão tem como principal atribuição fiscalizar os atos do Executivo, receber e elaborar emendas ao Orçamento municipal, à lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) e ao Plano Plurianual (PPA). "Em 2008 foram realizadas 43 reuniões, e algumas audiências públicas, além de ter sido esclarecida a situação das dívidas trabalhistas da massa falida do Estaleiro Só. (RT)
HABITAÇÃO - Dr. Tessaro (PTB) afirmou que, na Câmara, dará continuidade ao compromisso de atender a comunidade, assumido quando era diretor do Departamento Municipal de Habitação (Demhab), no primeiro governo do prefeito José Fogaça. Conforme Tessaro, diversas pendências, entre elas ações judiciais, prejudicam as famílias que precisam de moradia. Também citou os casos das vilas Nazaré e Dique, que precisam ser removidas, e disse que a Vila Chocolatão deverá ser transferida ainda em 2009. Tessaro ainda comentou os problemas de sinalização no trânsito da Capital, citando os entrocamentos das Avenidas José de Alencar e Corrêa Lima, onde há sinaleira coberta pela vegetação, e da Avenida Cairú com Rua Pernambuco, onde ocorreu acidente com morte. (CB)
VOLTA - Reginaldo Pujol (DEM) lembrou que volta à Câmara com apoio das urnas e em decorrência da convocação para o Executivo de Porto Alegre de um dos componentes da coligação firmada entre DEM e PP nas últimas eleições municipais. Pujol garantiu que, nesta legislatura, fará parte da base de apoio da administração Fogaça. Na sua opinião, esse posicionamento é decorrência lógica e natural. O vereador também declarou que atuará na Câmara com o mesmo entusiasmo e as mesmas responsabilidade e convicções de sempre. (CB)
GUERRA - Pedro Ruas (PSol) garantiu que seu partido, de matriz socialista, não está indiferente às causas internacionais, posicionando-se contrário às ações que provocam sofrimento humano. Ruas lamentou as ofensivas de Israel na Faixa de Gaza, lamentando o ataque ao prédio da Organização das Nações Unidas. "Quem atinge a ONU atinge o mundo", enfatizou. O vereador ainda anunciou que foram registradas na polícia as ofensas e agressões recebidas por sua bancada na sessão de posse na Câmara, no dia 1º de janeiro, motivadas pelo protesto contra as ações do Estado de Israel. (CB)
Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Regina Tubino Pereira (reg. prof. 5607)
Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)
Ouça:
Comissão representativa se reúne pela primeira vez na Câmara