Lideranças
Na tarde desta quinta-feira (31/3), no período de Lideranças da sessão ordinária, na Câmara Municipal de Porto Alegre, foram feitos os seguintes pronunciamentos:
JUVENTUDE - Mauro Pinheiro (PT) comentou que, ao contrário do que muitos pregavam, de que a CPI da Juventude seria chapa branca, hoje "a comissão está virando cinza". Segundo Mauro, os trabalhos da CPI estão tendo resultados positivos e os vereadores envolvidos, com muito trabalho e afinco, estão conseguindo fazer as apurações. Conforme anunciou Mauro, muitas empresas e fundações contratadas pela Secretaria possuem endereços fantasmas e não prestaram os serviços que diziam prestar. "Fui conferir o endereço de duas empresas conveniadas e dei com a cara na porta". (ES)
FLUVIAL - Dr. Thiago Duarte (PDT) destacou reunião extraordinária da Cosmam realizada nesta manhã, em um barco no Guaíba, para tratar do transporte fluvial na Capital. "Quero agradecer a presença de diversos vereadores que se dispuseram a conferir o debate sobre um tema tão importante para o meio ambiente e para a circulação das pessoas". Segundo o vereador, está na hora de discutir a integração da região sul ao centro através do Guaíba por diversos motivos: "É mais econômico, mais agradável, corta caminhos, reduz a poluição e o estresse. É uma alternativa muito mais eficiente", reiterou. (ES)
JUVENTUDE II - Luiz Braz (PSDB) registrou que no final dos trabalhos da CPI da Juventude, espera ver toda a verdade posta para a sociedade conferir. "Só gostaria que toda essa veemência e afinco dos trabalhadores desta comissão fossem vistos também na Assembleia", afirmou. Para Braz, o parlamento estadual não tem cumprido seu dever de investigação ao ignorar a criação da CPI dos Pardais - que inclusive havia sido solicitada pelo governador Tarso Genro, conforme afirmou o vereador. "Mas agora deputados do PT, PSB, PDT querem escamotear a comissão, evitando qualquer tipo de investigação", criticou ao frisar que todos os parlamentares que agiram dessa maneira estão com medo da corrupção. (ES)
DENGUE - Waldir Canal (PRB) agradeceu homenagens ao presidente de honra do PRB, o ex-vice-presidente do País José Alencar. Disse que Alencar deixou um legado que aponta a direção para a construção de um país que atenda a todos os brasileiros. Também manifestou preocupação em relação à epidemia da dengue. Exemplificou que o Rio de Janeiro tem uma morte a cada dois dias. Ressaltou que a situação alarmante não se restringe ao Rio. Observou que o Rio Grande do Sul já apresentou casos de dengue e que Porto Alegre não está imune. (VBM)
PROBLEMAS Na opinião de Nilo Santos (PTB), estão sendo criadas muitas CPIs e os problemas crescem dia-a-dia na cidade. Nilo lembrou da visita que realizou com a Cuthab e verificou que os problemas das pessoas que residem em vilas irregulares persistem, casas continuam sobre os valões. O vereador sugeriu a criação de um grupo de trabalho (GT) para enfrentar os problemas dessas pessoas. Outro tema abordado por ele foi sobre o problema dos moradores de rua. A Fasc está realizando um bom trabalho, mas precisa de integração de todas as pastas envolvidas no assunto, afirmou Nilo. (RT)
CPI Pedro Ruas (PSOL) informou que esteve na Assembléia Legislativa junto com integrantes do partido para cobrar a criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que tratará dos pardais do Estado. De acordo com ele, o PSOL cobra e fiscaliza em todas as esferas. Ruas disse também que apenas um deputado estadual do PDT, Dr. Basegio, assinou a CPI e que este se encontra isolado dos outros. (RT)
SESSÃO De acordo com João Antonio Dib (PP) o mês de março acabou e a Câmara Municipal produziu muito pouco. Conforme ele, foram analisados oito vetos do prefeito, com muito discurso, e todos acatados. Na sua opinião é preciso mais responsabilidade no trabalho. Poderíamos ter produzido muito durante este mês. Espero que nos próximos meses o trabalho seja mais produtivo, afirmou. (RT)
COLABORADORES Idenir Cecchim (PMDB) usou a tribuna para informar o falecimento de duas pessoas que muito colaboraram para a nossa Cidade. O libanês/italiano Miguel Perguer, que na sua opinião foi um homem que fez muitos amigos, e Joana Moure, mãe do jornalista Roberto Moure. (RT)
Ester Scotti (reg. prof. 13387)
Vítor Bley de Moraes (reg. prof. 5495)
Regina Tubino Pereira (reg. prof. 5607)