Plenário

Lideranças

Waldir Canal Foto: Lívia Stumpf
Waldir Canal Foto: Lívia Stumpf

Na tarde desta quinta-feira (31/3), no período de Lideranças da sessão ordinária, na Câmara Municipal de Porto Alegre, foram feitos os seguintes pronunciamentos:

JUVENTUDE  - Mauro Pinheiro (PT) comentou que, ao contrário do que muitos pregavam, de que a CPI da Juventude seria chapa branca, hoje "a comissão está virando cinza". Segundo Mauro, os trabalhos da CPI estão tendo resultados positivos e os vereadores envolvidos, com muito trabalho e afinco, estão conseguindo fazer as apurações. Conforme anunciou Mauro, muitas empresas e fundações contratadas pela Secretaria possuem endereços fantasmas e não prestaram os serviços que diziam prestar. "Fui conferir o endereço de duas empresas conveniadas e dei com a cara na porta". (ES)

FLUVIAL - Dr. Thiago Duarte (PDT) destacou reunião extraordinária da Cosmam realizada nesta manhã, em um barco no Guaíba, para tratar do transporte fluvial na Capital. "Quero agradecer a presença de diversos vereadores que se dispuseram a conferir o debate sobre um tema tão importante para o meio ambiente e para a circulação das pessoas". Segundo o vereador, está na hora de discutir a integração da região sul ao centro através do Guaíba por diversos motivos: "É mais econômico, mais agradável, corta caminhos, reduz a poluição e o estresse. É uma alternativa muito mais eficiente", reiterou. (ES)

JUVENTUDE II - Luiz Braz (PSDB) registrou que no final dos trabalhos da CPI da Juventude, espera ver toda a verdade posta para a sociedade conferir. "Só gostaria que toda essa veemência e afinco dos trabalhadores desta comissão fossem vistos também na Assembleia", afirmou. Para Braz, o parlamento estadual não tem cumprido seu dever de investigação ao ignorar a criação da CPI dos Pardais - que inclusive havia sido solicitada pelo governador Tarso Genro, conforme afirmou o vereador. "Mas agora deputados do PT, PSB, PDT querem escamotear a comissão, evitando qualquer tipo de investigação", criticou ao frisar que todos os parlamentares que agiram dessa maneira estão com medo da corrupção. (ES)

DENGUE - Waldir Canal (PRB) agradeceu homenagens ao presidente de honra do PRB, o ex-vice-presidente do País José Alencar. Disse que Alencar deixou um legado que aponta a direção para a construção de um país que atenda a todos os brasileiros. Também manifestou preocupação em relação à epidemia da dengue. Exemplificou que o Rio de Janeiro tem uma morte a cada dois dias. Ressaltou que a situação alarmante não se restringe ao Rio. Observou que o Rio Grande do Sul já apresentou casos de dengue e que Porto Alegre não está imune. (VBM)

PROBLEMAS –Na opinião de Nilo Santos (PTB), estão sendo criadas muitas CPIs e os problemas crescem dia-a-dia na cidade. Nilo lembrou da visita que realizou com a Cuthab e verificou que os problemas das pessoas que residem em vilas irregulares persistem, casas continuam sobre os valões. O vereador sugeriu a criação de um grupo de trabalho (GT) para enfrentar os problemas dessas pessoas. Outro tema abordado por ele foi sobre o problema dos moradores de rua. A Fasc está realizando um bom trabalho, mas precisa de integração de todas as pastas envolvidas no assunto, afirmou Nilo. (RT)

CPI – Pedro Ruas (PSOL) informou que esteve na Assembléia Legislativa junto com integrantes do partido para cobrar a criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que tratará dos pardais do Estado. De acordo com ele, o PSOL cobra e fiscaliza em todas as esferas. Ruas disse também que apenas um deputado estadual do PDT, Dr. Basegio, assinou a CPI e que este se encontra isolado dos outros. (RT)

SESSÃO –De acordo com João Antonio Dib (PP) o mês de março acabou e a Câmara Municipal produziu muito pouco. Conforme ele, foram analisados oito vetos do prefeito, com muito discurso, e todos acatados. Na sua opinião é preciso mais responsabilidade no trabalho. “Poderíamos ter produzido muito durante este mês. Espero que nos próximos meses o trabalho seja mais produtivo”, afirmou. (RT)

COLABORADORES – Idenir Cecchim (PMDB) usou a tribuna para informar o falecimento de duas pessoas que muito colaboraram para a nossa Cidade. O libanês/italiano Miguel Perguer, que na sua opinião foi um homem que fez muitos amigos, e Joana Moure, mãe do jornalista Roberto Moure. (RT)

Ester Scotti (reg. prof. 13387)
Vítor Bley de Moraes (reg. prof. 5495)
Regina Tubino Pereira (reg. prof. 5607)