Plenário

Lideranças

Na sessão ordinária desta segunda-feira (1º/8), foram feitos os seguintes pronunciamentos de liderança na Câmara Municipal de Porto Alegre:


RUA – Nilo Santos (PTB) informar que esteve em viagem ao Rio de Janeiro onde conheceu o novo protocolo de abordagem para crianças, adolescentes e gestantes em situação de vulnerabilidade. Ele visitou a Escola de Circo Casa Minha. Segundo o vereador, o principal articulador da nova política é o próprio governo. “Em Porto Alegre continuam morando embaixo de viadutos porque essas pessoas se negam a sair por conta do direito de ir e vir”. De acordo com Nilo Santos, o atendimento no Rio é 24 horas com internação compulsória se o menor não tiver um responsável capaz de zelar por sua segurança. (FCC)

REALIZAÇÕES - Mário Fraga (PDT) sugeriu a Nilo Santos (PTB) que se articule com Tarciso Flecha Negra (PDT) para que conversem com o prefeito José Fortunati no sentido de adotar a mesma política pública para adolescentes, crianças e gestantes em situação de rua vigente no Rio de Janeiro, antes de acionar o presidente da Fundação de Ação Social e Cidadania (Fasc), Kevin Krieger. Fraga destacou ainda aprovação pela Casa, em 4 de julho, do projeto que permitirá o lançamento da linha de lotação para o bairro Restinga e adiantou que Fortunati irá sancionar a lei na Esplanada da Restinga. Segundo Fraga, já está funcionando o posto de saúde de Belém Novo totalmente reformado. (FCC)

ATRASOS – Mauro Pinheiro (PT) disse que está preocupado com a substituição de Newton Baggio na Secretaria de Gestão. Manifestou sua discordância para com o andamento das obras na cidade. Pinheiro afirmou que das 11 obras visando a Copa do Mundo, somente uma está em andamento e pertence ao governo federal. Na opinião de Pinheiro falta gestão na prefeitura. Citou ainda a obra do arroio Sarandi que, segundo ele, está parada e deveria ter sido concluída em 2010. (FCC)

LIBERDADE – Elói Guimarães (PTB) assinalou ser preciso rediscutir o conceito de liberdade para depois definir o que sejam as políticas públicas. Elói afirmou que não aceita a permanência de populações de rua num período de inverno rigoroso e que continuará severo nos próximos dias. Ele apelou para que a Prefeitura e as demais instituições da área social retirem as pessoas que estão dormindo nas ruas, pois “já registram-se óbitos” por conta do inverno rigoroso de 2011. (FCC)

CLÓVIS – Idenir Cecchim (PMDB) lamentou a morte do comunicador e professor Clóvis Duarte ocorrido no mês de julho. Segundo ele, Clóvis Duarte deixou ensinamentos e bom exemplo de como usar os meios de comunicação sem pressão. “Sempre usou a comunicação para o bem da cidade”, afirmou. Cecchim elogiou a conduta do presidente da Assembléia Legislativa, deputado Adão Villaverde (PT), na condução de sessão plenária que durou 20 horas. Segundo ele, a meta da administração do deputado é de coogestão, oportunizando todos os partidos se manifestarem democraticamente e baseado no Regimento Interno da AL. (RT)

PREFEITO – Adeli Sell (PT) lembrou que o prefeito José Fortunati  garantiu que o ramal 156 vai funcionar: "o ramal é um instrumento importante para a Cidade". "Hoje, quando se solicita uma demanda, além de não ser atendida não se tem resposta, e ninguém é cobrado pela falta do serviço". Outro fato citado pelo vereador são as terceirizações. "A prefeitura abandonou  todo e qualquer serviço de fiscalização", afirmou Adeli. “Espero que o ramal 156 funcione, como garantiu o prefeito, e o cidadão não fique de bobo mais uma vez”. (RT)

REGULARIZAÇÃO – Helena da Ipê (PSOL) solicitou aos vereadores que continuem a luta pela regulamentação fundiária das vilas de Porto Alegre. Segundo ela, hoje existem 200 vilas que necessitam de regularização para que seus moradores tenham endereço e sejam tratados como pessoas. Existe o risco, afirmou, de perderem verbas do OP para que as vilas sejam regularizadas. “Não podemos deixar passar esta oportunidade”, lembrou. (RT)

Regina Tubino Pereiras (reg. Prof. 5607)
Fernando Cibelli de Castro (reg, prof. 6881)