Plenário

Lideranças

Maria Celeste Foto: Lívia Stumpf
Maria Celeste Foto: Lívia Stumpf

Na sessão ordinária desta quarta-feira (23/2), os seguintes assuntos foram abordados pelos vereadores no período de Lideranças:

DEMISSÃO - Aldacir Oliboni (PT) fez um apelo ao governo municipal para que reveja demissão de funcionário da área da saúde por discordar da posição da diretoria do Pronto Socorro. “Toda perseguição a qualquer funcionário deve ser condenada por nós vereadores, independente de partido político”, considerou. Disse ainda que o funcionário tem mais de 15 anos de carreira como motorista da Samu e que foi afastado sem nenhuma explicação. “O prefeito diz que aceita conversar, mas o secretário da Saúde precisa rever sua decisão”, defendeu. (RA)

SESSÕES - João Antônio Dib (PP) disse que não é seu projeto de sessões noturnas na Câmara Municipal. "A primeira proposta surgiu em 2005, e que naquela ocasião pedi diligência para saber os custos, números de funcionários que estudam à noite e outras questões que envolveriam a quebra da rotina da Casa". Haveria ainda o aumento do consumo de energia elétrica, número significativo de pagamento de horas extras e que poderiam inclusive exceder o permitido em lei. Dib disse que parabeniza a atual presidente pela proposta mas que continuará contrário ao funcionamento noturno da Câmara e que jamais pensaria em algo semelhante. (FCC)

HOMOFOBIA - Maria Celeste (PT) falou sobre reunião da Cedecondh de ontem: “tratamos um tema extremamente importante na cidade que é a questão da homofobia”. Maria Celeste disse que a partir das denúncias da dona de bar da Cidade Baixa a Câmara deverá discutir a fundo o conteúdo do problema. A vereadora alertou que não está claro se o funcionamento do bar tem problemas relacionados com higiene, horário de colocação de mesas nas ruas ou produção de barulho acima do permitido. Para Maria Celeste, a questão central é a homofobia. (FCC) 

ELOGIOS - Alceu Brasinha (PTB) elogiou alguns órgãos da Prefeitura que em sua opinião funcionam bem como a Smam. Para o vereador, outro bom exemplo é o DMLU “que está com equipe grande dia e noite”, assinalou. “Quando funciona bem ninguém elogia e o DMLU vai muito bem”, complementou. Brasinha afirmou gostar também da operação da EPTC que está acima das expectativas. Outra Secretaria que mereceu elogios foi o Demhab. (FCC)

HIDROVIA - Dr. Thiago Duarte (PDT) destacou a reunião da Cosmam, ontem, que tratou da criação de uma hidrovia em Porto Alegre como alternativa de modal de transporte coletivo na Capital. "A cidade clama por um transporte coletivo menos poluente e sustentável. A "estrada" já está construída", disse Dr Thiago. Ele conclamou o Legislativo a pautar o tema entre as suas prioridades. Também elogiou a posição da bancada do PDT na Assembleia Legislativa em favor dos cerca de 500 funcionários da Fugast, no Estado, e que atuam na rede pública de saúde da Capital. Por decisão judicial, eles deverão ser exonerados a partir de 18 de março. (CS)

ROTARY - Reginaldo Pujol (DEM) saudou a passagem, hoje, do 106º aniversário do Rotary Club Internacional. Segundo Pujol, a entidade fundada em 1905 está espalhada em todo mundo atualmente, reunindo cerca de um milhão de associados que prestam serviços humanitários e ajudam a estabelecer a paz e a boa-vontade. Comentou ter participado da festa dos rotarianos de Porto Alegre que, na ocasião, "reafirmaram seu compromisso de servir a comunidade" por meio da aproximação de profissionais de todo o mundo. (CS)

Fernando Cibelli de Castro (reg. prof 6881)
Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
Regina Andrade (reg. prof. 8423)