Plenário

Lideranças

Durante a sessão plenária desta segunda-feira (15/6), os vereadores da Câmara Municipal trataram dos seguintes assuntos:

HOMENAGEM - José Ismael Heinen (DEM) homenageou o colunista Paulo Santana, do Grupo RBS, que hoje comemora 70 anos de vida. “Não sou seu amigo pessoal, mas admirador de suas colunas e em nome dos Democratas quero homenageá-lo”, enfatizou o parlamentar. Disse ainda que Santana faz seus pronunciamentos com muita inteligência e emoção. “Denuncia os problemas da área da saúde, crimes organizados, gasolina e impostos mais caros sem medo. É um colunista da atualidade, em paladino da verdade e da democracia”. (RA)

SEGURANÇA - João Dib (PP) falou de matéria publicada em Zero Hora que trata das faixas de segurança em Porto Alegre. “Tentei por muito tempo, durante administração petista, que fosse colocada faixa de segurança de concreto com faixas brancas e pretas, mas não obtive sucesso”, informou o vereador. Dib disse que agora, na atual administração, propôs novamente a colocação de faixas pretas e brancas sobre concreto e de novo ouviu a negativa. “Dizem que não existe concreto preparado para isso, mas tenho experiências que mostram a durabilidade de até 10 anos”, enfatizou o vereador. Ele também cumprimentou Paulo Santana pelo aniversário. (RA)

BALTAZAR - Alceu Brasinha (PTB) cobrou dos vereadores que criticavam a governadora Yeda Crusius a conclusão da Avenida Baltazar de Oliveira Garcia,. “Agora que as obras estão prontas, ninguém reconhece”. O vereador disse que os empresários estão satisfeitos e que a vida voltou ao normal no local. “Fui um dos poucos que acreditei que daria certo e confiei na governadora”, considerou o parlamentar. Brasinha também aproveitou para parabenizar o colunista Paulo Santana pelo aniversário. (RA)

FARRAPOS - Bernardino Vendrusculo (PMDB) sugeriu da tribuna que fosse reforçada a sinalização no corredor de ônibus na Avenida Farrapos. De acordo com o vereador, essa iniciativa diminuiria os acidentes que ocorrem com frequência no local. “Muitos carros ficam acavalados nas muretas de concreto que separam o corredor da pista de rolamento”, disse Vendrusculo enfatizando que a pintura alertaria os motoristas da existência da mureta. “Além de que o corredor é bastante estreito”. (RA)

LOMBA - Maristela Maffei (PCdoB) ressaltou que é preciso preservar as linhas mestras do projeto que trata da Operação Consorciada para a região da Lomba do Pinheiro. Segundo ela, as lideranças estarão articuladas na quarta-feira (17/6), durante a votação da proposta, para que nada prejudique a comunidade. "Vamos olhar com lupa as emendas apresentadas ao projeto", disse Maristela. "Queremos o desenvolvimento social e econômico da região, para que ela seja integrada à cidade. (CS)

HPS - Aldacir Oliboni (PT) queixou-se da ausência do poder público na administração do Hospital de Pronto-Socorro. De acordo com Oliboni, a gestão de Fogaça esqueceu e abandonou a instituição. "Os próprios funcionários e sua direção estiveram na Câmara reclamando do descaso", frisou. Conforme informou, pacientes são levados a outros hospitais da capital para fazerem exames de urgência - resultado da falta de equipamentos no HPS. "Nem políticas de combate às drogas existem. Foi preciso uma empresa privada lançar uma campanha contra o crack para que a sociedade fosse alertada". (ES)

PLURIANUAL - Valter Nagelstein (PMDB) revelou que o Plano Plurianual está aberto ao público para qualquer manifestação. "A comunidade pode ter acesso e contribuir com seu conteúdo", afirmou. Ao rebater críticas da vereadora Sofia Cavedon (PT) de que o projeto é incompreensível, Nagelstein explicou que o Plano desta administração segue o mesmo padrão dos planos elaborados pela Administração Popular. "É a mesma técnica e o mesmo procedimento, com a diferença de que o nosso concentra recursos na saúde, na educação e na assistência social", argumentou. (ES)

Regina Andrade (reg. prof. 8423)
Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
Ester Scotti (reg. prof. 13387)