Sessão ordinária / Comunicações
No período de Comunicações da sessão plenária desta segunda-feira (15/10), os vereadores trataram dos seguintes temas:
TECNOLOGIA - Sofia Cavedon (PT), sobre o Dia do Professor, falou que um dos grandes desafios da educação é ingressar nas novas tecnologias. "Os alunos entram nas escolas com um conhecimento elevado no que se refere as redes sociais, e a escola não está preparada para acompanhá-los, pois não está vinculada à prática." Alunos de todas as classes sociais, disse ela, vem com o conhecimento vinculado à tecnologia: na periferia as crianças tem facebook e twiter, para fazer frente ao professor que enfrenta esta gama de conhecimento e não tem tempo para se reciclar, a escola não oferece isso. (FD)
OUTDOOR - Idenir Cecchim (PMDB) disse que pediu à Secretaria Municipal do Meio Ambiente informações sobre outdoors em praças de Porto Alegre. É uma falta de educação, tem outdoor até em escola denunciou. Pediu também para que a secretaria explique que trambolho está sendo instalado na Praça Frederico Arnaldo Balvé. Disse que precisa levar esta resposta aos vizinhos que perguntam o motivo e de onde vem os recursos para a realização daquela obra. "Caso contrário, irei ao Ministério Público." Concluiu pedindo para que a vigilância sanitária fiscalize a venda de alimentos nas ruas da cidade e não apenas nos grandes estabelecimentos. (FD)
ORÇAMENTO - Engenheiro Comasseto (PT) comentou a peça orçamentária para 2013 entregue à Câmara na tarde desta segunda-feira (15/10) pelo prefeito José Fortunati. Disse que até o final da manhã a Secretaria Municipal da Fazenda mostrava que a prefeitura conseguiu realizar 32% do orçamento de 2012. "Nos últimos anos, a administração de Porto Alegre só conseguiu realizar entre 38 e 42% do orçamento. O nosso papel é fiscalizar, discutir e cobrar a realização das obras." Disse ainda que a prefeitura precisa rever seus conceitos de gestão e reciclar seu secretariado: orçamento no azul e povo no vermelho não dá finalizou. (FD)
SAUDAÇÃO - Nelcir Tessaro (PSD) saudou os prefeitos eleitos pelo PSD no Estado e no País dizendo que é um dos partidos que mais cresce no cenário nacional. Também criticou a falta de infraestrutura nas proximidades do Residencial São Francisco, lembrando que em dias de chuva os mais de 1.200 moradores enfrentam barro e falta de calçadas no deslocamento entre o ponto de ônibus e suas casas, e apoiou a manifestação do vereador Cecchim sobre a inspeção da vigilância sanitária nas ruas de Porto Alegre em defesa da saúde pública. É importante fiscalizar as bancas que vendem pastéis e croquetes expostos ao sol e à poluição concluiu. (FD)
Texto: Flávio Damiani (reg. prof. 6180)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)