Plenário

Sessão ordinária / Lideranças

No período comunicações de lideranças da sessão plenária desta segunda-feira (29/10), os seguintes vereadores se manifestaram sobre os seguintes temas:

INFIDELIDADE - Elias Vidal (PV) comemorou sua vitória no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) que o inocentou das acusações de infidelidade partidária quando foi expulso do PPS e deixou de ser vereador do partido na Câmara. Disse que o suplente de vereador Emerson Correia (PPS) que pediu sua cassação já estava comemorando sua vitória e preparava a sua posse. “Não foi de bom tom a postura do partido e do suplente, pois enquanto contavam com a minha derrota, a corte me absolveu por seis votos a zero”. Lembra que passou por momentos de dificuldade e sofreu todo tipo de pressão no momento em  que resolveu assinar a realização de duas CPIs na Casa indo contra a recomendação do partido. “A corte considerou humilhação o que fizeram comigo”, concluiu. (FD)

JUSTIFICATIVA - Paulinho Ruben Berta (PPS) parabenizou o vereador Elias Vidal (PV) pela conquista no tribunal. “Uma decisão da corte não se discute.” Mas esclareceu que o PPS não tinha nada a ver com o pedido de perda de mandato, pois a solicitação foi feita por um suplente que pleiteava a vaga. A participação do partido foi no sentido de expulsá-lo por questões de desobediência e nada mais. “Vamos passar a borracha e acatar a decisão da justiça”, concluiu Rubem Berta. (FD)
 
FORTALECIMENTO - Carlos Todeschini (PT) analisou o segundo turno das eleições 2012 no Brasil fazendo um balanço geral da atuação do bloco popular progressista que, segundo ele, saiu vencedor nestas eleições. O Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido Socialista Brasileiro (PSB) conquistaram espaços significativos. “A vitória de Haddad para a prefeitura de São Paulo foi uma demonstração inequívoca do surgimento de novas lideranças que o judiciário e a grande mídia tentam anular” disse Todeschini, referindo-se ao que chamou de ataque às lideranças de esquerda no caso do mensalão, afirmando que não estão conseguindo o linchamento político das esquerdas. “Espero que a sociedade leve adiante o debate da democratização sem a influência do poder econômico” concluiu. (FD)

BASE - Bernardino Vendruscolo (PSD) defendeu o uso compartilhado da Base Aérea de Canoas durante o período de reformas do aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre. Disse que em outros estados a Aeronáutica já compartilha as pistas de suas bases e que no Rio Grande do Sul não seria diferente. Lembrou que publicou esta sua sugestão na sexta-feira passada e o caderno de economia do jornal Zero Hora de domingo deu um amplo destaque ao assunto. Lembra Bernardino que a Base Aérea de Canoas está pronta e em condições de operar grandes aeronaves. Alega ainda que o acesso à Base Aérea é favorecido pelas rodovias que cruzam Canoas em todas as direções. (FD)

CEF - Dr. Goulart (PTB) apelou à Caixa Econômica Federal (CEF) para que seja retomada a construção de habitações populares pelo programa Minha Casa, Minha Vida em Porto Alegre. Segundo ele, os projetos do Demhab estariam parados há cerca de seis meses por falta de agilidade da CEF. "A CEF coloca dificuldades imensas no trabalho que o Demhab deseja fazer. É preciso saber por que motivo os projetos não andam." Também criticou que, na área de saúde, as pessoas que necessitam agendar cirurgias pelo SUS em Porto Alegre tenham de voltar ao posto de saúde para isso, pois os hospitais não encaminham os agendamentos. "É preciso resolver o problema de pessoas que estão hospitalizadas e precisam fazer cirurgias." (CS)

HORÁRIO - Professor Garcia (PMDB) criticou nova proposta que estaria sendo gestada e que visaria aumentar em 30 minutos o atual horário de funcionamento do comércio no bairro Cidade Baixa. Garcia lembrou que, depois de feito um acordo com os moradores do bairro, foi publicado um decreto que estabeleceu o horário de funcionamento das casas comerciais. "Agora existe proposta de ampliar o horário de término, que atualmente é às 3 horas, para as 3h30min." O vereador disse discordar da proposta e defendeu que ela seja discutida pela Câmara. "Esta mudança não vai passar por acordo, requer aprovação de lei. Isso vai gerar nova balbúrdia." (CS)

VEREADORES – Pedro Ruas (PSOL) destacou a presença no plenário dos vereadores João Dib (PP), Elias Vidal (PV), Alceu Brasinha (PTB) e Adeli Sell (PT), que não deverão compor a próxima Legislatura, em 2013. “Isso é extraordinário, um exemplo para a cidade”. Ruas disse ter ficado emocionado ao ouvir Adeli na tribuna falando sobre os parques da cidade – “depois de a eleição já ter passado” – e lembrou que em 1988 também não conseguiu a reeleição. “Nos últimos dias, fiz tudo o que podia, pois não teria os próximos quatro anos para trabalhar pela cidade”. (HP)

ATENÇÃO – Adeli Sell (PT) pediu "atenção da municipalidade" a duas áreas da cidade visitadas no sábado: a Rua Maria Luiza Peres, atrás do Presídio Central, e a Nova Gleba. Adeli disse que na microrregião da Maria Luiza há várias ruas estreitas de mão dupla com tráfego intenso que representam perigo de acidentes para motoristas e pedestres. “É preciso um binário”, sugeriu. O vereador defendeu a necessidade de o DMLU promover ações de educação ambiental, para evitar os focos de lixo. Segundo Adeli, a Nova Gleba sofre com o mesmo tipo de problema. Informou que as famílias afetadas pelo Arroio Feijó serão indenizadas após ação judicial. Conforme o vereador, na ponta da Nova Gleba existe um lixão, e a região está conflagrada devido ao tráfico de drogas pesado. Pediu ainda que sejam colocadas pétalas de iluminação em uma ponte. (CB)

Textos – Flávio Damiani (reg prof 6180)
             Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
             Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)
             Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Edição:  Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)