Plenário

Sessão Ordinária / Comunicações

Na sessão ordinária desta quinta-feira (29/9), vereadores fizeram as seguintes manifestações no período de comunicações:

INFECÇÃO - Professor Garcia (PMDB) contou que recebeu carta de uma senhora relatando o seu drama para internar a mãe em hospital da Capital. Disse que conseguiu, depois de circular por toda cidade, um leito no Hospital Vila Nova mas, ao constatar as condições precárias daquele hospital, resolveu retirá-la. Ainda, segundo o relato, com a piora, obteve uma vaga no Hospital de Clínicas, onde contraiu um infecção hospitalar. O vereador defendeu ações profiláticas e disse ser preciso tratar da saúde, para não precisar tratar da doença. "Está aumentando o número de obesos e de sedentários com má alimentação, o que tem causado crescimento das doenças". (VBM) 
 
PETRÓLEO – Engenheiro Carlos Comassetto (PT) conclamou a todas as bancadas para uma mobilização para que o Senado derrube o veto presidencial à emenda do ex-deputado Ibsen Pinheiro, que prevê a distribuição eqüitativa dos royalties do Pré-Sal. Defendeu que a riqueza do subsolo brasileiro é uma riqueza do estado brasileiro e destacou as perdas que os municípios terão caso não seja derrubado o veto. Observou que o governador Tarso Genro e a Assembléia Legislativa tem se empenhado para que a situação seja revertida. (VBM)

DIABETES - Tarciso Flecha Negra (PDT) lembrou a morte do ex-jogador Escurinho, do Internacional, sepultado ontem, após complicação com o diabetes. Disse que Escurinho foi um irmão dos gramados com quem ele teve o privilégio de trabalhar por seis anos. Observou que na última segunda-feira havia se manifestado sobre a forma silenciosa como a diabetes e a hepatite agem no organismo humano. Revelou que atualmente 80% dos atletas dos anos 60, 70 e 80 tem alguma complicação devido à hepatite ou diabetes e que 30% da população brasileira sofre de um ou outro problema. (VBM)

INTERESSES – Luiz Braz (PSDB) disse que a política do Rio Grande do Sul se pauta pelos interesses partidários, pessoais e de grupos de interesse: “Não faz muito tempo que o atual governador do Estado, Tarso Genro, era contra a distribuição dos royalties do petróleo porque o governo estadual era formado por partidos adversários do PT". Conforme Braz, depois que assumiu o governo, Tarso modificou sua posição e passou a defender a distribuição dos royalties entre todos os estados. “Vale mentir, prejudicar a população, vale tudo”, lamentou Braz. (FCC)

Fernando Cibelli de Castro (reg. prof. 6881)
Vítor Bley de Moraes (reg. prof. 5495)