Plenário

Sessão ordinária / Comunicações e Grande Expediente

Em Comunicações e Grande Expediente, os temas tratados na sessão de hoje (7/5) da Câmara Municipal de Porto Alegre foram os seguintes:

DILÚVIO - Nelcir Tessaro (PSD) cobrou ações da Prefeitura para limpeza da nascente do Arroio Dilúvio, que, segundo ele, está com todo o tipo de lixo acumulado em seu leito. "Não adianta limpar só a partir da PUC, onde todos podem ver. É preciso limpar onde nasce o arroio." Tessaro também cobrou rapidez para reassentamento de cerca de 1.580 famílias das vilas Icaraí I e II. "Os moradres de lá até agora estão sem bônus-moradia e sem as casas, prometidas para 2011." (MAM)

CASAS - Dr. Goulart (PTB) quer explicações da Caixa Federal sobre a demora para entrega de casas do projeto Minha Casa, Minha Vida na cidade. Segundo ele, enquanto há casas prontas e desocupadas, famílias estão morando na beira de riachos, em barracos sem banheiro, sem chuveiros e sem saneamento. "Há uma burocracia enorme que atrapalha a construção e a ocupação das casas", reclamou. "Estão guardando estas casas prontas para quem?" (MAM)

ASSISTÊNCIA - Kevin Krieger (PP) apresentou balanço de ações desenvolvidas pela Fasc nos últimos três anos e destacou o aumento no número de unidades para assistência de pessoas em vulnerabilidade social. Conforme ele, o número de equipamentos (módulos e centros regionais) de assistência passou de 21 para 31 no período. "Para o atendimento de crianças, saímos de 40 unidades para 71, uma média de uma nova unidade a cada mês nos últimos três anos e três meses", informou o vereador. (MAM)

ASSÉDIO - Fernanda Melchionna (PSOL) anunciou que no próximo mês de junho será realizado um novo seminário sobre assédio moral, em continuidade ao realizado na última sexta-feira (4/5) na Câmara. A vereadora acredita que dos seminários sairão propostas de legislação que protejam os trabalhadores do assédio moral. "Hoje, não há punição prevista para quem pratica o assédio", observou a vereadora, lembrando que a mobilização sobre o tema começou no ano passado, com a denúncia de uma servidora da Guarda Municipal vítima de perseguição em seu ambiente de trabalho. (MAM)
 
ATROPELAMENTOS - Paulinho Rubem Berta (PPS) disse que está chocado com o crescimento do número de atropelamentos diários que ocorrem em Porto Alegre. De acordo com o vereador, os pedestres precisam ter consciência de que a faixa deve ser respeitada, principalmente em grandes avenidas e rodovias. "Sabemos que há muitos motoristas imprudentes, mas o pedestre também tem sua parcela de responsabilidade para estabelecer um trânsito harmonioso sem acidentes ou mortes", afirmou. Para Rubem Berta, está na hora de fortalecer as campanhas de conscientização em massa. (ES)
 
CPI - Elói Guimarães (PTB) fez um apelo aos vereadores que compõem a Comissão Parlamentar de Inquérito do Instituto Ronaldinho para que não transformem o espaço em um palanque eleitoral. "Sabemos bem como funciona as CPIs em ano de eleição. Não quero julgar o mérito da Comissão, apenas pedir que a CPI seja isenta sem buscar um discurso fácil de palanque", registrou. Para Guimarães, se os encaminhamentos forem sérios, a Câmara ganhará confiabilidade da população. "Já é notório a descrença das pessoas em relação à política, então não podemos reforçar esse falso conceito com atuações de má qualidade. Uma apuração no parlamento deve ser conduzida da melhor forma possível", desejou. (ES)
 
SAÚDE - Engenheiro Comassetto (PT) lembrou que, segundo pesquisas realizadas na capital, a saúde está em primeiro lugar como principal problema enfrentado peloa população. Para Comassetto, muitos avanços ainda precisam ser feitos como a implementação das quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), previstas pelo governo federal. "O dinheiro público está parado, o projeto abandonado pela prefeitura e a população carente de serviços", criticou. Conforme O líder do PT, está na hora de sair do papel um Pronto-Socorro para atender a demanda populacional da Zona Sul ou a cidade vai sofrer ainda mais. "É preciso desafogar o HPS com soluções reais para as pessoas". (ES)

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)
Ester Scotti (reg. prof. 13387)