Plenário

Sessão ordinária / Comunicações e Lideranças

Durante o período destinado às Comunicações e nos tempos de Lideranças da sessão ordinária desta segunda-feira (28/3), os vereadores de Porto Alegre trataram dos seguintes temas:

SAÚDE – Dr. Thiago Duarte (DEM) manifestou preocupação com problemas no atendimento de atenção básica em saúde na Capital. Salientou que havia promessas de que haveria avanços na saúde municipal a partir do programa Mais Médicos, do governo federal. "Mas a saúde da cidade piorou." Thiago observou que, na gestão do ex-secretário da Saúde Pedro Gus, havia 130 equipes de Estratégia de Saúde da Família, e o número de equipes atual é maior apenas porque houve migração de cerca de 20 a 30 unidades básicas para o PSF. "Não houve avanços, houve migração de um programa para outro, com a precarização do trabalho dos profissionais da saúde. Antes havia cinco equipes de Estratégia de Saúde da Família que ainda estavam sem médicos; agora, são 15. Os médicos foram expulsos do programa." (CS)

INSEGURANÇA – Adeli Sell (PT) criticou a insegurança vivida em Porto Alegre e lamentou que o secretário estadual da Segurança não ande nas áreas da cidade onde há os maiores problemas de violência. Adeli mencionou a atuação de uma quadrilha, na Praça da Alfândega, que costuma ameaçar os comerciantes da região. "Com parcos recursos materiais e de pessoas, reconheço o esforço que está sendo feita pela Brigada Militar. Com este "secretário da insegurança", houve piora dramática da insegurança em Porto Alegre." O vereador sugeriu a elaboração de um manifesto por uma rede de ações coletivas e solidárias, propiciando que a coletividade possa conversar com os gestores públicos. "Precisamos um mutirão no Centro Histórico." (CS)

PENHA – Jussara Cony (PCdoB) convidou a população para participar da Quinta Temática, na sessão ordinária da próxima quinta-feira (31/3), que tratará sobre a Lei Maria da Penha. Lembrou que a Câmara aprovou, por unanimidade, projeto de sua autoria que inclui o estudo da Lei Maria da Penha nos currículos escolares. "Na violência doméstica e familiar, o maior cúmplice é o silêncio. É preciso educação para vencer a barreira criminosa da violência. Este projeto, sancionado pelo prefeito José Fortunati, visa a ajudar na luta das mulheres contra a violência." Jussara também informou que, na sexta-feira, será lançado o Gibi Maria da Penha, um projeto executado pelas Secretarias Municipais da Mulher e da Educação, em convênio com a Câmara, voltado a alunos e educadores do município. (CS)

ANIMAIS – Rodrigo Maroni (PR) disse que muitas pessoas ainda são indiferentes ao tema do bem estar animal. Ressaltou que é preciso trabalhar para que se elimine o sofrimento animal por maus-tratos e abandono e se faça "uma batalha real" de conscientização sobre o problema em todos os municípios. "Os protetores cumprem um papel muito além do que as políticas e órgãos públicos conseguem fazer, arrecadando animais abandonados." Informou que recebe, diariamente, contatos de pessoas dando conta sobre abandono de animais na cidade. "A castração é a única forma eficaz de conter a população de animais nas cidades. É preciso fazer convênios com municípios para aumentar o número de castrações e se evitar, assim, que haja proliferação de canis. (CS)

ESCLARECIMENTO
- Clàudio Janta (SD), falando em nome dos filiados da Força Sindical, afirmou que a Central não está participando dos atos em apoio a Lula e caminhadas de apoio do governo federal. “Nossa central é contra o arrocho que está acontecendo no país”, disse ele, alertando que uma nota já foi distribuída para todo o país, reforçando o posicionamento e afirmando que, se “alguém participa é em seu nome e não em nome da Central”. Ele esclareceu que a Central tem a convicção de que o que está ocorrendo não é golpe e sim uma “tentativa de repor o Brasil nos eixos”. Concluiu dizendo que os aplicativos do transporte individual de passageiros estão agora sendo utilizados pelo transporte de carga. “Caminhões pretos já estão disponíveis para executar o trabalho” e cobrou uma atitude da regulamentação para a regulamentação dos transportes na Capital. (FD)

Textos: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
            Flávio Damiani (reg. prof. 6180)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)