Plenário

Sessão ordinária/ Comunicações e Lideranças

  • Vereador José Freitas na tribuna do plenário
    Vereador José Freitas (PRB) (Foto: Guilherme Almeida/CMPA)
  • Vereadora Sofia Cavedon
    Vereadora Sofia Cavedon (PT) (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Na sessão ordinária desta segunda-feira (23/10) na Câmara Municipal de Porto Alegre, foram tratados os seguintes temas em tempos de Comunicações e Lideranças:

SAÚDE - José Freitas (PRB) chamou atenção dos vereadores para a luta contra a psoríase. O vereador contou que, no dia 19 de outubro, esteve representando a Câmara Municipal da capital gaúcha em Brasília, na instalação da Frente Parlamentar Mista pela Causa da Psoríase. "A Câmara de Porto Alegre é a primeira que fez um projeto de lei em atenção aos portadores da doença", disse. De acordo com ele, a doença é muito grave e atinge 3% da população brasileira. Em Porto Alegre, pelo menos 44 mil pessoas são diagnosticadas com psoríase, conforme Freitas. Muitas pessoas, de acordo com o vereador, tiram suas próprias vidas quando chegam no estágio grave da doença, não tendo condições de obter tratamento. Freitas também pediu ajuda para que vereadores fizessem contato com parlamentares de Brasília. "Falta sensibilizar o governo federal para que venha disponibilizar recurso para o tratamento dessas pessoas", disse. Ele aproveitou para convidar a todos a se engajarem na causa em 29 de outubro, Dia Mundial da Psoríase. 

MUNICIPÁRIOS - Sofia Cavedon (PT) agradeceu o empenho do Legislativo em relação à greve dos municipários. Para a vereadora, é importante reconhecer os esforços que a Câmara tem feito diante da crise do funcionalismo. "Acho que nunca a Câmara tentou tanto suprir a falta de diálogo, a falta de habilidade e o desprezo do prefeito", afirmou. De acordo com ela, nenhuma notícia boa foi dada aos servidores municipais este ano, principalmente na área da educação, onde falta alimentação nas escolas. Sofia também criticou a nova rotina escolar e a falta de planejamento pedagógico do governo municipal. "Diante disso tudo, a Câmara tem mostrado uma grandiosidade sem par", reiterou. Segundo a vereadora, a gestão do atual prefeito apresenta uma ausência total de diálogo com a qual os vereadores não podem ser coniventes. Conforme Sofia, o Legislativo está sendo respeitado pelos municipários, que tiveram a oportunidade de conhecer a Câmara e os parlamentares. Ela disse ainda que sente orgulho da Casa e que o Legislativo deve ajudar o Executivo a mudar sua postura para o bem da cidade.

Texto: Munique Freitas (estagiária de Jornalismo) 
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)