Plenário

Sessão ordinária / Grande Expediente/Comunicações

Na tarde desta segunda-feira (22/10), os vereadores da Câmara Municipal de Porto Alegre debateram os seguintes temas durante os períodos de Grande Expediente e de Comunicações:

DISCUSSÕES - Idenir Cecchim (PMDB) afirmou que, após ter participado de diversas discussões acaloradas na Câmara durante os dois anos em que atuou como vereador, o mês de outubro está servindo para refletir e conversar de forma mais ponderada com os demais parlamentares. "Durante esse período tenho percebido como aprendi com os vereadores que querem ajudar na administração da cidade e com as críticas e a fiscalização da oposição", registrou. Segundo Cecchim, os próximos quatros anos serão de muito trabalho para o prefeito. "Porto Alegre vai sediar um dos principais eventos mundiais. Os olhos estarão voltados para a capital dos gaúchos, por isso é muito importante manter a qualidade dos serviços prestados aqui e aperfeiçoar nossa capacidade de receber os turistas", avaliou. (ES)

TRABALHO - João Dib (PP), em seu último discurso em período de Grande Expediente antes de deixar a Câmara, lembrou a audiência pública que a Cefor irá realizar para tratar do Orçamento municipal. Segundo Dib, será uma discussão importante com a participação da sociedade e do secretário da Fazenda. Ainda de acordo com Dib, a principal solução para os problemas dos brasileiros é o trabalho. "O trabalho é o maior fator de elevação da dignidade humana. Se uma nação cria emprego, mais da metade dos seus problemas está resolvida." No entanto, conforme o vereador, o Brasil vive a era da solução de problemas por meio de bolsas e cotas. Para Dib, os Estados Unidos tornaram-se a principal potência mundial porque criaram oportunidades de trabalho e não de "esmolas". (ES)

DENÚNCIAS - Carlos Todeschini (PT) reclamou da demora da Secretaria Municipal da Administração em responder solicitações feitas por ele. Disse que ainda aguarda a resposta para a liberação do um projeto de um morador na Rua Silvado, 154. Pediu providências ao líder do governo, vereador João Dib (PP). Todeschini voltou a denunciar a qualidade da água fornecida pelo Dmae aos moradores da Lomba do Pinheiro próximo à Rua do Abacateiro. Segundo ele, a água jorra nas torneiras “com grandes volumes de esgoto”. Denunciou ainda que, nesse local, o esgoto transborda para dentro do Arroio Taquara. Disse também que as crianças sofrem com problemas de doenças gástricas e intestinais. (FD)

PRESÍDIOS - Dr. Goulart (PTB) falou da necessidade de os hospitais públicos atenderem nos fins de semana e no terceiro turno para suprirem a demanda na busca de atendimento. Lembrou ainda da falta de atenção à população carcerária, revelando que não são só os assassinatos os responsáveis pelas mortes dentro dos presídios, mas doenças como a tuberculose e a Aids têm ampliado o número de vítimas. Pediu para que as comissões de Saúde e Meio Ambiente e de Direitos Humanos da Câmara pautem visitas às penitenciárias e denunciou a falta de médicos e enfermeiros para atender os detentos. (FD) 

Textos: Ester Scotti (reg. prof. 13387)
           
Flávio Damiani (reg. prof. 6180)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)