Plenário

Sessão Ordinária / Lideranças

Pedro Ruas Foto: Elson Sempé Pedroso
Pedro Ruas Foto: Elson Sempé Pedroso
Durante o período destinado às comunicações de lideranças, na sessão ordinária desta quarta-feira (1º/8), os vereadores trataram dos seguintes temas:

GHC - Pedro Ruas (PSOL) voltou a denunciar irregularidades na contratação da empresa Plansul pelo Grupo Hospitalar Conceição. Segundo ele, o contrato firmado em 2009 sofreu dez aditamentos ao longo de 24 meses, rendendo R$ 11 milhões por ano à Plansul, sem ter prestado serviços adequados de higienização e limpeza no Conceição. "No entanto, nunca houve atraso no pagamento ou penalidade à Plansul, que foi recontratada para serviços ao Fêmina e ao Cristo Redentor." Informou ainda que, entre abril e outubro de 2010, houve 91 casos de infecção hospitalar no GHC, e 609 novos casos no primeiro semestre de 2011. "Há uma situação gravíssima de saúde pública em Porto Alegre." (CS)

ÁGUA - Carlos Todeschini (PT) disse que visitou região da Lomba do Sabão e verificou que o Dmae havia feito o conserto por ele solicitado na represa local. No entanto, disse ele, há cerca de um mês o emissário da represa está obstruído, e o esgoto está vazando para dentro da represa, deixando a água que abastece a população em péssimas condições. "Porto Alegre está recebendo esgoto nas torneiras, há cheiro forte exalado pela água que chega na casa de cada morador abastecido pela represa." Segundo ele, a direção geral do Dmae "não está preparada e não sabe o que está fazendo". Todeschini disse ter denunciado o caso ao Ministério Público do Meio Ambiente e da Ordem Urbanística e Social para que exija providências. (CS)

ÁGUA II - João Antônio Dib (PP) considerou "falta de respeito" as acusações feitas por Carlos Todeschini (PT) ao Dmae. "Um representante do povo não pode dizer que a população recebe esgoto pelas torneiras", disse Dib. O vereador lembrou que houve calor excessivo recentemente, quando houve proliferação de algas no Guaíba e cheiro ruim na água. "Mas isso não é de agora, aconteceu inclusive durante a gestão do PT na prefeitura. O Dmae não pode ser responsabilizado por tudo o que acontece no Guaíba." Segundo Dib, a água tratada do Dmae é perfeitamente potável, sendo normal que haja algumas deficiências em encanamentos de esgotos. (CS)

GHC II - Dr. Thiago Duarte (PDT) defendeu a necessidade de haver "profunda investigação" a respeito das denúncias feitas por Pedro Ruas (PSOL) sobre o contrato entre GHC e Plansul. "As denúncias são contundentes e preocupantes, e Ruas traz fatos novos a cada vez que vem à tribuna." Thiago disse ainda ter recebido telefonemas de colegas médicos que trabalham no GHC denunciando suspeitas de assédio moral no hospital. Ele também apontou haver disparidade de salários entre antigos e novos médicos do GHC e afirmou que é preciso haver valorização dos servidores da instituição ao invés de terceirização de serviços. (CS)
 
DECLARAÇÕES - Paulinho Rubem Berta (PPS) disse estar muito preocupado com as declarações de Pedro Ruas sobre o Hospital Conceição. Pediu ao seu colega cópias dos documentos para analisar melhor e, assim poder defender a população. Destacou que as pessoas não podem ser penalizadas, mas que a denúncia deve ser apurada. Também falou sobre a questão da água. Disse que Porto Alegre está trabalhando para chegar aos 80% do esgoto tratado. Observou que não se deve fazer acusações sem provas e que a Casa precisa ser preservada. (VBM)
 
ARENA I - Alceu Brasinha (PTB) falou sobre as denúncias de Sofia Cavedon (PT) envolvendo a Arena do Grêmio e a OAS, empresa que está construindo o empreendimento. Acrescentou que é preciso ter mais respeito com as pessoas. Disse que a vereadora deveria se informar melhor sobre o contrato ao invés de fazer denúncias sem fundamento ao Ministério Público. Também falou sobre a água do Dmae, que segundo ele é boa qualidade, recebendo críticas infundadas. (VBM)
 
ARENA II - Sofia Cavedon (PT) classificou de inaceitáveis as declarações de Alceu Brasinha. Destacou que Estudo de Impacto Ambiental, aprovado pela Smam, determinou diversas melhorias no entorno e nas vias de acesso à Arena do Grêmio, como a Avenida A.J. Renner, inclusive com um túnel, a pista que falta na Avenida Presidente Roosevelt, além de paradas de ônibus. Disse que o acordo não está sendo cumprido e que o Prefeito anunciou que foi a Brasília buscar recursos, que deveriam se de responsabilidade da OAS. (VBM)
 
GHC III - Engenheiro Comassetto (PT) disse que Pedro Ruas requentava um assunto já apresentado ao fazer denúncias contra o Grupo Hospitalar Conceição (GHC). Afirmou que em época de campanha política o denuncismo é comum e que o PSOL tem esta capacidade. Destacou que a direção da Associação dos Funcionários  do GHC é ligada ao PSOL e faz oposição à direção do Grupo. Acusou o grupo que se manifestava nas galerias da Casa de ter feito apitaço no interior do hospital, atitude que teria sido coibida pela justiça. (VBM)
GHC IV - Pedro Ruas (PSOL) retrucou as acusações feitas pelo Engenheiro Comassetto e disse que nunca citou nomes de vereadores e que usa a tribuna para defender a comunidade. Lembrou que Comassetto se utilizou de um expediente usado pela ex-governadoras Yeda Crusius ao perguntar “cadê os vídeos” ao questionar a veracidade de suas denúncias. Lembrou que o vereador nunca teve interesse de saber o que está ocorrendo no Grupo Hospitalar Conceição e finalizou dizendo que “o PSOL sempre denunciou e continuará denunciando sem baixar a cabeça para ninguém”. (FD)

DENTISTAS - Mário Manfro (PSDB) questionou quando a odontologia vai ser valorizada pelos governos Federal, Estadual e Municipal. Lembrou que até bem pouco tempo não havia um coordenador de saúde bucal no município e que a prefeitura criou o cargo de nove cirurgiões até agora não chamados. Disse ainda que ficou surpreso ao saber que Unidade de Pronto Atendimento (UPA Zona Norte) não vai contratar dentistas porque vai utilizar o serviço de odontologia do Grupo Hospitalar Conceição, cujos profissionais serão transferidos para a Unidade. “A população não ganhará nada com isso” lamentou. (FD)

DMAE - João Dib (PP) disse que nunca irá crescer diminuindo os outros, regra estabelecida na sua vida pública, e muito menos falar mal das áreas que dirigiu, pois se ele falar de um departamento em que coordenou vai falar dele mesmo. Elogiou os técnicos do Departamento Municipal de Água e Esgoto, que sempre estão à frente das novidades. Chamou de irresponsável quem tenta desfazer o trabalho que o Departamento presta á sociedade alegando que “desde que o Dmae é o Dmae fornece água de qualidade para a sociedade”, finalizou. (FD)

COPA - Nelcir Tessaro (PSD), comentou manchetes dos jornais sobre a elevação de 65% no custo das obras que estão em execução ou ainda não saíram do papel tendo em vista a Copa de 2014. Alertou que obras como a ampliação do Aeroporto Salgado Filho não serão concluídas até lá porque ainda falta fazer remoção de famílias das vilas no entorno. "O mesmo ocorre com o metrô cujo projeto ainda não saiu do papel e o Programa Socioambiental (PISA) que não entregou as casas à população conforme contrato." Finalizou lamentando a quantidade de lixo em alguns bairros da cidade. (FD)
 
PROCON - Valter Nagelstein (PMDB) comentou que a criação do Procon de Porto Alegre é um mérito do atual governo da cidade. "É preciso reconhecer isso como um avanço para a garantia dos direitos dos cidadãos", afirmou. Segundo Nagelstein, em uma sociedade de mercado, são necessárias agências reguladoras efetivas para impedir que as empresas visem apenas o lucro pelo lucro. "Se as agências como a Anatel não funcionam e não fazem seu trabalho, quem sofre é o contribuinte que paga altos impostos e não recebe em troca os bons serviços". Ao finalizar, Nagelstein cobrou e reclamou do atraso para começar as obras do Cais Mauá. (ES)

Texto: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
          Vítor Bley de Moraes (reg. prof. 5495)
          Flávio Damiani (reg prof 6180)
         Ester Scotti (reg. prof. 13387)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)