Plenário

Sessão ordinária / Grande Expediente e Comunicações

Nos períodos de Grande Expediente e de Comunicações da sessão desta segunda-feira (14/5), os vereadores de Porto Alegre abordaram os seguintes temas:

DOPINHA - Fernanda Melchionna (PSOL) destacou a mobilização do Comitê Carlos de Ré, que busca resgatar a verdade sobre os crimes da ditadura militar. Lembrou que o vereador Pedro Ruas (PSOL) iniciou o movimento no RS. Fernanda contou que, na semana passada, o comitê ajudou a identificar o chamado Dopinha, unidade do Dops na Rua Santo Antonio, 600, primeiro centro de tortura institucionalizada da ditadura. “Foi um local de muitos horrores”, disse. Conforme lembrou, a identificação do Dopinha faz parte de uma mobilização nacional da qual participam vários movimentos. A vereadora ainda frisou a necessidade de punição dos torturadores e pediu que a Comissão da Verdade criada pelo governo federal realmente desvende a verdade. (CB)

MENSALÃO - Idenir Cecchim (PMDB) disse que concorda com a necessidade de uma Comissão da Verdade. “Não devemos apagar a memória, mas a verdade deve servir para todos os lados”, afirmou. Conforme Cecchim, o Brasil assiste a uma tentativa de apagar a verdade, com constrangimento ao procurador-geral da República. De acordo com o vereador, o procurador-geral anterior já dizia que o Mensalão foi comandado por José Dirceu e sua quadrilha. “Essa mesma turma achou que, com o passar do tempo, os brasileiros iriam se esquecer do Mensalão”, declarou. “Dirceu é o maior, mas temos de pegar todos os ladrões.” Cecchim ainda lamentou que, dos “900 e tantos indiciados” por CPIs, nada tenha acontecido a cerca de 600. Cecchim ainda comentou o fato de o bicheiro Carlos Cachoeira ter administrado a Lotergs e ligação da Construtora Delta com o Cientec, da Lomba do Pinheiro. (CB)

CTGs - Bernardino Vendruscolo (PSD) agradeceu a secretária de educação do Município, Cleci Jurach, que esteve com ele na manhã de hoje (14/5) numa reunião que tratou da proposta que prevê o aproveitamento dos CTGs para absorver alunos no turno inverso aos colégios. “Estou propondo que estas estruturas possam ser usadas no ensino de música, artes, dança e lazer”, disse o vereador. Na opinião de Vendruscolo, os CTGs  têm um ambiente sadio, com disciplina e estruturas prontas. “Muitas vezes os governos acabam fazendo convênios com outras instituições e não valorizando estas que já estão prontas.” O vereador entende que a proposta é boa e que vai se alastras pelo Estado. “os jovens precisam de lazer.” (RA)

TÚNEIS - Beto Moesch (PP) contestou informação de um colega vereador segundo a qual o projeto dos túneis verdes, se for aprovado, impedirá a realização de qualquer obra ou circulação de ônibus nas ruas que forem gravadas. Segundo ele, em nenhum momento a proposta de sua autoria proíbe a execução de obras nos túneis verdes. "O que o projeto diz é que as obras terão de ser feitas com cuidado. O projeto não fala em tombamento." Beto disse que não vê problema em algum vereador ser contra o projeto, "mas não se pode usar de subterfúgios para confundir a Casa sobre a proposta". (MAM)

MORRO - Sofia Cavedon (PT) falou sobre a área do Morro Santa Tereza. Disse que o local deverá ser dividido em três partes: uma delas será a regularização fundiária das vilas existentes, a outra de preservação ambiental e uma terceira parte à manutenção da Fase. Destacou a mobilização para preservar a mata nativa e regularizar as vilas consolidadas. Observou que o município, a quem cabe a regularização, foi chamado para dialogar com o governo do estado. Acrescentou que uma das primeiras providências deve ser a regularização do fornecimento de energia elétrica. (VBM)

ESTÚDIO - DJ Cassiá (PTB), sem entrar no mérito da CPI Ronaldinho Gaúcho, destacou que na instituição funcionava uma escola de turno integral e sugeriu que o espaço, que se encontra ocioso, seja transformado em área para educação e projetos culturais. Destacou que o atual governo, iniciado por José Fogaça,  que vem tendo continuidade com José Fortunati, está realizando uma grande revolução na educação infantil e vem oportunizando espaço para a cultura popular. Informou que dentro de dois meses, a prefeitura deve inaugurar um estúdio popular para gravações de CD. (VBM)

DROGAS - José Freitas (PRB) comentou os eventos que estão sendo realizados para a discussão dos problemas que envolvem drogas, principalmente entre os jovens. Observou que foi conselheiro tutelar de 2004 a 2008 e Pôde constatar de perto o drama provocado pelas drogas. Informou que uma das atividades a ser realizada no estado,  começou no dia 8 e vai até o dia 18 de maio na sede da prefeitura nova da Capital, situada na rua Siqueira Campos, 1.330, 14º andar. Anunciou, também, o 18º encontro de conselheiros e ex-conselheiros, que será realizado a partir do dia 1º de junho, no Teatro Dante Barone. (VBM)

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Regina Andrade (reg. prof. 8423)
Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)
Vítor Bley de Moraes (reg. prof. 5495)