Plenário

Sessão ordinária / Grande Expediente e Comunicações

Nos períodos de Grande Expediente e de Comunicações da sessão plenária de hoje (17/9), os vereadores de Porto Alegre trataram dos seguintes temas:

BARBOSA - Elói Guimarães (PTB) destacou a figura do ex-vereador Frederico Barbosa, que morreu no último final de semana. Lembrou que Barbosa foi secretário de Educação no governo de João Dib (PP) na prefeitura da Capital. "Era funcionário da carreira da Assembléia Legislativa. Um homem combativo, com discurso firme e que estava no auge de sua capacidade intelectual quando faleceu." (MAM)

OBRAS - DJ Cassiá (PTB) alertou que o eleitor deve duvidar daqueles candidatos a vereador que andam pelas ruas e na propaganda eleitoral prometendo realizar obras. "Duvide de quem promete construir escolas e hospitais. Vereador não tem dinheiro para fazer obras." Cassiá lembrou que só quem pode fazer este tipo de promessa são secretários e prefeito, que têm verbas necessárias para executar obras na cidade. (MAM)

BACIAS - Carlos Todeschini (PT) criticou o que ele considera falta de articulação dos órgãos municipais em relação às bacias de contenção de cheias instaladas no bairro Três Figueiras. Conforme ele, o Dmae construiu uma rede de esgoto pluvial para impedir que o esgoto cloacal, sob responsabilidade do DEP, não contaminasse as bacias. "Mas por falta de comunicação entre os órgãos, até hoje a rede do Dmae não foi ligada. O resultado é que os detritos estão indo para as bacias, causando proliferação de mosquitos e prejudicando os moradores vizinhos." (MAM)

SOLLUS - João Dib (PP) lembrou que o Ministério Público (MP), em 2010, decretou a indisponibilidade dos bens da empresa Sollus, bem como o sequestro de bens dos seus donos acusados da má utilização e desvio de recursos públicos. Dib explicou que, em outubro de 2010, foi autorizada a execução para a cobrança de R$ 5,8 milhões por parte da prefeitura para reaver o montante. Destacou que a Procuradoria-Geral do Município (PGM) está executando a cobrança, o que comprovaria. segundo ele, que "a prefeitura está tomando as providências para recuperar os recursos perdidos na operação". (FD)
 
TOLERÂNCIA - Valter Nagelstein (PMDB) disse que, ao sugerir o Troféu Câmara Municipal de Porto Alegre ao Grupo de Diálogo Inter-Religioso, visou a colaborar para uma agenda positiva em Porto Alegre. Segundo Nagelstein, é indispensável que se discutam os problemas do mundo e que se pregue a tolerância e a harmonia entre os povos. Lembrou dos atentados ocorridos em Buenos contra a embaixada de Israel e da Associação Israelita, que vitimou mais de 200 pessoas, ao mesmo tempo que alertou sobre a organização de grupos terroristas na tríplice fronteira (Paraguai, Argentina, Brasil). “Aqueles que se dizem defensores da liberdade se tornam cada vez mais intolerantes”, concluiu. (FD)

FASC - Kevin Krieger (PP) destacou o trabalho realizado na Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), por meio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). Lembrou da implantação do sistema único de atendimento em Porto Alegre, dizendo que atendia 30 mil beneficiários do Bolsa Família e que, em três anos, ampliou para 45 mil. “Qualquer pessoa que quiser acessar os centros de atendimento não precisa mais entrar na fila ou sair de madrugada para conseguir ficha, porque eles funcionam diariamente das 8 ás 17 horas”, disse Kevin. (FD)

Textos: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)
           Flávio Damiani (reg prof 6180)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)