Plenário

Sessão Ordinária / Grande Expediente e Comunicações

João Bosco Vaz Foto: Elson Sempé Pedroso
João Bosco Vaz Foto: Elson Sempé Pedroso

Os vereadores de Porto Alegre abordaram os seguintes temas nos períodos de Grande Expediente e Comunicações da sessão desta quinta-feira (26/4):

RESÍDUOS - Sofia Cavedon (PT) alertou para o problema do lixo da construção civil na cidade. “Porto Alegre não tem mais onde colocar esses resíduos", disse. A vereadora lembrou que a Lei de Resíduos Sólidos é de 2009, mas, até agora, não foi regulamentada. Segundo Sofia, várias áreas que recebiam esse material foram fechadas, muitas construtoras não separam seu lixo, e a prefeitura e o Sinduscon não têm cobrado o procedimento correto. Sofia, porém, comemorou o fato de a Smam ter marcado reunião para instalar o Grupo de Trabalho sobre o tema, do qual a Câmara faz parte. “Em tempo curto, queremos produzir a regulamentação”, anunciou. (CB)

IMESF - Dr. Thiago Duarte (PDT) ressaltou a importância do concurso público a ser realizado para preenchimento de cargos para o Imesf. Segundo ele, a criação do Instituto que ficará com a responsabilidade da gestão do Programa de Saúde da Família (PSF) em Porto Alegre permitirá a migração de um modelo privado de gestão para um modelo público. "Haverá um salto de qualidade no PSF, possibilitando ampliação de equipes próprias do Município e a melhor cobertura de atendimento em saúde na cidade", disse Dr. Thiago. (CS)

WALLIG - Elói Guimarães (PTB) saudou a inauguração do novo Shopping Bourbon Wallig. O empreendimento, segundo ele, gerará impactos significativos para a zona norte de Porto Alegre. Lembrou que o novo shopping fica sediado onde antigamente funcionou a fábrica de fogões da marca Wallig e ressaltou a importância do empreendedorismo da família Zaffari, "que vem contribuindo de forma decisiva para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul com a geração de empregos diretos e indiretos". (CS)
 
SHOPPING - Valter Nagelstein (PMDB) falou sobre o que considera como “novas figuras urbanas” que se instalam nas cidades. “São os shopping centers que há 20 anos vêm ocupando espaços nos grandes centros.”  Falou que, em Porto Alegre, o Iguatemi foi o “divisor de águas”, criando uma grande valorização nos bairros do entorno. Na opinião de Nagelstein, atualmente os shoppings se consagram como equipamentos de encontro das famílias e dos jovens. “Antes os encontros eram nos parques e nas praças, hoje se encontram para lazer, jantares e cinema nos shoppings.” (RA)
 
RANÇO - Alceu Brasinha (PTB) criticou a vereadora Sofia Cavedon (PT) que, segundo ele “tem um verdadeiro ranço com o Grêmio”. “Ela está sempre atacando o Grêmio e desconhecendo as benfeitorias que vêm sendo feitas com a nova Arena”, disse Brasinha. Na opinião do vereador, Sofia não pode manifestar opinião sobre a Arena. “Ela não participou das audiências públicas que trataram do assunto e não sabe o tamanho do Grêmio.” Brasinha disse que a vereadora será penalizada nas urnas pelas críticas. “Os gremistas não vão votar nela.” (RA)
 
PROCON - DJ Cássia (PTB) parabenizou o Procon Municipal por ter feito a empresa que está promovendo o show da Madonna em Porto Alegre cumprir o que determina Lei Municipal que estipula desconto de 20% na venda de ingressos aos jovens estudantes. “A empresa não vinha respeitando e o Procon determinou o fechamento da bilheteria”, disse. Ele cumprimentou o prefeito Fortunati também por, ao sancionar a Lei, oportunizar os jovens a assistir grandes espetáculos. “São 20% de desconto, o que permite os estudantes assistir shows de valores mais altos.” DJ comunicou ainda que o Procon também suspendeu a venda de ingressos pela internet. (RA)

ORLA - João Bosco Vaz (PDT) elogiou a determinação do governo municipal de levar adiante a proposta de revitalização da orla do Guaíba. "Há mais de 240 anos a cidade espera pela obra, mas sempre há uma minoria barulhenta que é contra tudo." Agora, porém, observou o vereador, o Ministério Público já deu sinal verde para o projeto. "Teremos uma área com ciclovias, espaços esportivos e quiosques e não aquela imundície que se vê atualmente." (MAM)

COQUEIROS - Dr. Goulart (PTB) se solidarizou com o colega Paulinho Rubem Berta (PPS) na preocupação com 250 famílias que vivem atualmente na Vila Coqueiros em "condições de extrema precariedade". O vereador disse não entender porque, até agora, a Justiça não determinou a imediata desocupação da área reservada para abrigar as famílias, na Avenida Manoel Elias. "Invadiram uma área destinada a construir casas para pessoas muito pobres. E isso é inaceitável", afirmou. (MAM)

FLORESTAL - Beto Moesch (PP) alertou para mudanças negativas no Código Florestal aprovadas ontem no Congresso. Disse que as alterações, ao contrário do que muitos pensam, afetarão também a zona urbana. "A proteção de topos e encostas de morros e margens de rios nas cidades agora não existe mais." Beto considera grave também a supressão dos princípios de preservação do solo, água, vegetação, ar e clima previstos no artigo 1º do Código. "Foi suprimido simplesmente o compromisso do Brasil com a preservação das florestas e a integradade do sistema climático assumido na Eco-92." (MAM)
 
TERCEIRIZAÇÕES - Sofia Cavedon (PT) comentou sobre contratações terceirizadas pela prefeitura de Porto Alegre, que só avançou depois que um projeto de lei da Câmara foi aprovado, regularizando as cooperativas de trabalho. Segundo ela, esse é um fenômeno dos novos tempos, no qual os Executivos passaram a resolver seus problemas com gastos com pessoal terceirizando serviços. "Porto Alegre aplica isso em várias áreas", afirmou ao lembrar que muitas das cooperativas exploram seus trabalhadores. "Exploração massiva, postura predatória, descontos de salários, falta de insalubridade eram realidades muito presentes na vida desses funcionários", registrou. (ES)

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
Regina Andrade (reg. prof. 8423)
Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)
Ester Scotti (reg. prof. 13387)