Plenário

Sessão ordinária / Lideranças

Na sessão ordinária desta quarta-feira (11/9), vereadores e vereadoras de Porto Alegre trataram dos seguintes assuntos no período destinado às comunicações de lideranças:

PROCEMPA I
– “O caso da Procempa foi o maior escândalo de corrupção ocorrido em Porto Alegre”, afirmou a vereadora Fernanda Melchionna (PSOL). De acordo com ela, a CPI da Procempa será um desafio. “Os vereadores querem buscar verdade e justiça, resgatar informações e descobrir inquéritos que tramitam no Ministério Público e no Tribunal de Contas”, disse. Conforme a vereadora o dinheiro roubado precisa ser devolvido. “É preciso descobrir se o dinheiro foi usado nas eleições, em eventos e o que aconteceu com as notas fiscais”, afirmou. Fernanda ressaltou que a Câmara está cumprindo seu papel constitucional de trazer o caso ao público. “Estaremos lutando para que a verdade apareça.”  (TA)

PROCEMPA II - Engenheiro Comassetto (PT) ressaltou que hoje é um dia importante para a Câmara de Porto Alegre. “Tivemos o prazer de instalar a CPI da Procempa”, afirmou. Conforme o vereador, a Câmara está assumindo sua prerrogativa de fiscalizar e analisar com profundidade o desvio de dinheiro público. Comassetto destacou que a vereadora Lourdes Sprenger (PMDB) entregou ao presidente da CPI um pendrive com 29 arquivos de vídeo com festas patrocinadas pela Procempa.  “Todo material que vem para a CPI tem que se tornar público. Não existe no Parlamento brasileiro a possibilidade de os documentos ficarem secretos”, ressaltou. (TA)

PROCEMPA III - Clàudio janta (PDT) afirmou que a Câmara deu um passo importante no que diz respeito às investigações sobre a Procempa. “A CPI vai buscar garantir que o que foi tirado do povo, e poderia ser investido em saúde e educação, seja devolvido aos cofres públicos”, disse. Conforme o vereador, o intuito é punir os responsáveis. “Não vai ser uma caça às bruxas, vamos trazer, somente, a verdade.” Quanto ao pendrive com arquivos de festas patrocinadas pela empresa, o vereador afirmou que os membros pediram um prazo para analisar os dados. “Precisamos buscar a veracidade do conteúdo. Essa grande empresa teve seu nome manchado, precisamos buscar ressarcimento”, declarou. (TA)

ESTALEIRO - Airto Ferronato (PSB) falou sobre a notícia divulgada ontem nos jornais da Capital sobre a autorização para a instalação de um estaleiro no Cais Navegantes. “Porto Alegre está presenciando o começo da implantação de um polo naval. O empreendimento vai gerar em torno de 3 mil empregos diretos, mas eu diria que o valor é bem maior; este é o começo de uma grande ação", disse. O vereador também registrou a importância da aceleração do processo e da autorização para o empreendimento. “Este é um grande avanço para Porto Alegre”, ressaltou. (TA)

ARTIGO - Utilizando tempo destinado à Presidência da Casa, Dr. Thiago Duarte (PDT) leu artigo do servidor da Câmara Jorge Barcellos, publicado em Zero Hora no último sábado. O texto tece críticas aos veículos de comunicação, que, segundo ele, não teriam dado espaço para divulgar os eventos relativos às comemorações dos 240 anos da Câmara. Dr. Thiago disse que os vereadores desejam que a população participe cada vez mais das atividades do Legislativo, a exemplo como ocorreu nesta terça-feira (10/9), quando a presidência da Casa recebeu representantes dos carrinheiros que protestavam contra a lei que prevê a retirada gradual das carroças das ruas da Capital. (CS)

Textos: Thamiriz Amado (estagiária de Jornalismo)
            Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)