Plenário

Sessão ordinária / Lideranças

Fernanda Melchionna Foto: Elson Sempé Pedroso
Fernanda Melchionna Foto: Elson Sempé Pedroso
Durante o período destinado às comunicações de lideranças, na sessão ordinária desta quarta-feira (28/11), os vereadores trataram dos seguintes temas:

GOL - Fernanda Melchionna (PSOL) lamentou a demissão de 850 trabalhadores da Webjet, cuja extinção foi anunciada no dia 23. No Estado, segundo ela, foram demitidos 300 funcionários da empresa. "A demissão em massa é proibida pela Justiça do Trabalho. Os trabalhadores foram pegos de surpresa às vésperas do final de ano." A vereadora criticou o Cade e o governo federal por terem autorizado a compra da Webjet pela Gol, pois, segundo ela, o negócio visava tão-somente eliminar a concorrência. Também disse estranhar que os horários dos voos da Webjet tenham sido mantidos mesmo após a extinção da empresa e protestou contra a decisão da Gol em aumentar tarifas no final do ano e reduzir o número de voos no início de 2013. (CS)

REPOT - Considerando positivo o debate feito ontem, na Câmara, a respeito do projeto do Executivo que implanta Regiões de Potencial Tecnológico (Repot) na Capital, Engenheiro Comassetto (PT) ponderou que a proposta é insuficiente para que Porto Alegre avance nas áreas de tecnologia e informação. "Porto Alegre está atrasada no debate sobre assunto." Ele lembrou os exemplos de Londres e de Recife, citados na reunião de ontem sobre o tema, pois as duas cidades conseguiram desenvolver regiões em função dos avanços em tecnologia e informação. Disse haver consenso de que o projeto deva avançar em temas como a concessão de incentivos fiscais e uma política para absorver recursos humanos formados na Capital. (CS)

FASE - Maria Celeste (PT) disse que a Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor (Cedecondh) abrirá um canal de diálogo para debater a construção de um centro socioeducativo para adolescentes infratores da Fase. Segundo ela, a Comissão propiciará que a comunidade possa receber esclarecimentos de representantes do governo do Estado e da prefeitura a respeito do projeto. Salientou que o projeto não trata apenas da construção do centro de ressocialização, mas também da regularização daquela área, onde residem cerca de 500 famílias. "É preciso construir o diálogo e buscar recursos necessários para a implantação do centro e para atender as demandas da comunidade, que ainda tem água e luz clandestinas." (CS)
 
OUTDOORS - Idenir Cecchim (PMDB) disse que falou com os secretários do Meio Ambiente e da Cultura pedindo explicações sobre a colocação de outdoors nos parques da cidade. Salientou que quer acabar com o que classificou de picaretagem praticada por uma empresa de outdoor, que segundo ele, está ocupando de forma irregular espaços em parques e praças. Informou que  está pedindo apoio para que sejam retirados os outdoors irregulares. “Do jeito que está é uma verdadeira casa de Irene”, acrescentou. (VBM)
 
AVALANCHE - Alceu Brasinha (PTB) disse que não sabe por que o Ministério Público se mete onde não deve. Disse que há tantos outros locais que necessitariam intervenções do MP e não recebem. Destacou que foram feitas várias vistorias na Arena do Grêmio e criticou a intenção de acabar com a avalanche de uma torcida organizada do Grêmio. “Querem tirar a maior festa que é a avalanche, tradicional comemoração da torcida do Grêmio”. Observou que o estádio Olímpico, com mais de 50 anos não sofreu tal restrição. (VBM)   
 
AÇÕES - Bernardino Vendruscolo (PSD) contestou o vereador Brasinha (PTB) dizendo que ele está equivocado quando afirma que o Ministério Público se mete onde não deve. “Não se mete em tudo não. Age na maioria das vezes, por provocação”, observou. Disse que há inúmeros acontecimentos que não tem merecido a devida atenção do MP. Citou como exemplo um edifício que está inacabado há mais de 50 anos no Centro Histórico de Porto Alegre. Também lembrou diversas irregularidades ocorridas no último pleito que mereciam ações mais rigorosas.  (VBM)

Textos: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
            Vítor Bley de Moraes (reg. prof. 5495)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)