Plenário

Sessão Ordinária / Lideranças

Durante o período de Lideranças, na sessão plenária desta segunda-feira (18/8), vereadores da Câmara Municipal de Porto Alegre falaram sobre os seguintes temas:

ENFERMAGEM -
João Ezequiel (PSOL) lamentou a morte do líder sindical Joel Soares, conhecido como Joelzinho, diretor do Sindisprev. “Fica do Joelzinho o legado da necessidade de lutar por uma saúde pública de qualidade para a população”, lembrou. Ezequiel também reclamou da defasagem dos profissionais de enfermagem em Porto Alegre. Falou sobre a falta de convocação dos aprovados em concurso para técnico de enfermagem. Segundo o vereador, apenas 319 técnicos foram convocados até o momento. (JM)

DOENÇAS - Tarciso Flecha Negra (PSD) falou sobre a vinda de africanos para o Brasil. O vereador reclamou da relação usualmente feita entre africanos e doenças. “Se o nosso país dá o visto para as pessoas entrarem é porque está tudo legal. Não é por ser negro que tem doença”, afirmou. Tarciso lembrou que doenças acontecem em decorrência da falta de saneamento básico. “Eu acho que esse tipo de preconceito tem que terminar. Nós não fabricamos doenças.”, disse. (JM)

HUMANIZAÇÃO - Jussara Cony (PCdoB) falou sobre a importância da regulamentação da política de humanização do parto em Porto Alegre. A vereadora ressaltou a importância das doulas, as quais são profissionais que acompanham a gestante, dando apoio físico e emocional durante todo o período de gestação. "Temos que adaptar a Capital para esta nova perspectiva de parto natural, no intuito de sermos pioneiros na política de humanização do parto e para que sirvamos de exemplo para outras cidades do país", disse. (JD) 

ESTATUTO - Alberto Kopittke (PT) lembrou da aprovação do Estatuto das Guardas Municipais pela presidenta Dilma Rousseff  nesta semana. "A primeira corporação a estar devidamente regulamentada é a Guarda Municipal", disse. O vereador destacou o reconhecimento à categoria pelo novo estatuto, "pois até o presente momento o guarda municipal estava se tornando mero segurança de prédios públicos". Kopittke afirmou que a segurança pública deve ser incessantemente debatida pelos vereadores, "mas é preciso também dar visibilidade às conquistas das categorias". (JD) 

VIADUTO - Sofia Cavedon (PT) falou sobre o descaso do poder público municipal com o Viaduto Otávio Rocha, situado na Avenida Borges de Medeiros, em Porto Alegre. "Aquele monumento está sofrendo um abandono na sua manutenção, e os ocupantes das lojas localizadas ali fazem, há muitos anos, um enorme esforço para preservá-lo, mas sem nenhum respaldo municipal", disse. A vereadora ressaltou a importância de se debater o projeto que institui um fundo de preservação para o Viaduto Otávio Rocha, "a fim de que se possa arrecadar recursos federais para a preservação daquele local". (JD) 

Texto: Juliana Mastrascusa (estagiária de Jornalismo)
          Juliana Demarco (estagiária de Jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)