Plenário

Sessão Ordinária/ Lideranças

No período destinado às comunicações de Lideranças da Câmara Municipal de Porto Alegre, realizado durante a sessão plenária desta quinta-feira (16/8), os vereadores abordaram os seguintes temas:

REFORMAS - Kevin Krieger (PP) destacou sua preocupação em relação ao acidente ocorrido no banheiro das vereadoras, junto ao plenário, na quarta-feira, quando parte do forro desabou. “Sabemos da lista de dificuldades que tem a Câmara. Eu espero e acredito que tanto o presidente Mauro Pinheiro (PT) quanto o futuro presidente, Cássio Trogildo (PTB), tentarão resolver e dar continuidade ao trabalho. O problema dos banheiros é remanescente. Quem já foi um gestor municipal sabe das regras necessárias para fazer um edital para licitação das reformas. Não é uma coisa simples e fácil. Acredito que não podemos mesmo devolver os nossos recursos para a Prefeitura se a nossa Casa necessita de investimentos”, ponderou Kevin. O vereador acrescentou: “Temos que ter coragem de fazer e gastar os recursos destinados. É preciso investir nesta Casa para garantir tranquilidade para os nossos vereadores e também para os nossos servidores.” (MK)

REFORMAS II - Idenir Cecchim (PMDB) relatou que é preciso tentar recuperar o andamento dos serviços. “Os próximos presidentes precisam de um planejamento, comprometimento e sistema de gestão para orientar as reformas da Casa. A Mesa Diretora não pode ser partidária. Ela é composta por todos os vereadores”, afirmou. O vereador aproveitou para comentar que as vereadoras da oposição não tiveram sucesso ao prestar seu "Viva” à população da Grécia. (MK)

REFORMAS III - Sofia Cavedon (PT) disse que sua bancada tem plena confiança na gestão do presidente Mauro Pinheiro (PT), mas afirmou que "não há a continuidade esperada" em relação aos problemas da Casa. "Passamos o ano tentando construir um projeto para efetivar a nova sonorização. Temos um grande gargalo entre funcionários e processo de licitações. O problema não é de dinheiro, mas sim de realização dos projetos. Antigamente, em 2011, tínhamos uma comissão de obras. Leva muito tempo para conseguirmos executar as tarefas. Não temos estrutura para tocar as reformas”, concluiu Sofia. (MK)

POLÍCIA - Delegado Cleiton (PDT) ressaltou seu pesar pela morte de um colega da Polícia Civil que faleceu na tarde desta quinta-feira em um confronto com bandidos. “Precisamos falar das consequências da morte deste policial. Ele era um pai de família, em vias de se aposentar, atuando na Brigada Militar e depois na Polícia Civil. O colega faleceu no momento em que estava na situação de proteção dos cidadãos. É um cidadão que fez concurso para servir e proteger a sociedade”, refletiu Cleiton, ratificando que os deputados estaduais do RS votaram contra a LDO. “Infelizmente, nosso colegas não quiseram ser protagonistas de uma luta que prioriza a segurança pública, que é a demanda nº 1 do cidadão.” (MK)

APOIO – Lourdes Sprenger (PMDB) destacou seuapoio à atual gestão do Legislativo. Disse que muito foi feito em obras de manutençãoe qualificação das condições de trabalho para os servidores e parlamentares.Falou que não dará apoio ao projeto que tramita na Casa e pretende alterar alei de autoria do ex-vereador e hoje vice-prefeito Sebastião Melo que prevê aretirada gradual de carroças e carrinheiros das ruas de Porto Alegre. ParaLourdes, a lei em vigor está sendo aplicada. Disse que discorda daimportação do projeto de casas comunitárias para cães de rua em praças,utilizado em Bagé, pois, na Capital, com o grande número de praças e parques, éinviável. Para a vereadora, a solução segue sendo a doação de casinhas paraentidades protetoras. Por fim, disse ser favorável à política de identificação,castração e feiras de doações. (MG)

PUBLICIDADE - Bernardino Vendruscolo (PROS) destacou que suacrítica ao acidente em um dos banheiros femininos da Casa não é pessoal à atualgestão da Mesa Diretora. Destacou que a divulgação é necessária para dar devidapublicidade ao que acontece na Câmara e que essas situações vêm delonge. Defendeu a implantação do ponto eletrônico, mas disse que será preciso,antes, outra medida: de compra de mesas e cadeiras. Disse que também énecessário tratar de forma diferenciada um grupo de servidores que há anos trabalhamaté mais tarde. Afirmou ainda que acredita na maior velocidade da depreciação do que damanutenção do patrimônio do Legislativo. Para Bernardino, ao falar em ausênciade Carta de Habite-se e de Plano de Prevenção e Combate a Incêndio, é precisolembrar que, até bem pouco tempo, nem os prédios desses órgãos fiscalizadores daprefeitura tinham o devido licenciamento. (MG)

TÁXI – Fernanda Melchionna (PSOL) denunciou caso ocorrido com uma jovem que, há cerca de um mês, sofreu ameaças por parte de um taxista que a conduzia para casa à noite. Segundo Melchionna, a jovem relatou que o taxista a agrediu verbalmente, reclamando que a corrida era muito curta. Ao desembarcar do táxi e entrar em sua casa, ainda teria sido perseguida pelo motorista, que tentou inclusive arrombar a porta da sua residência. "Como presidente da Cedecondh, enviei ofício à EPTC pedindo o afastamento do taxista e a cassação da sua carteira. A EPTC, no entanto, apenas aplicou uma multa ao taxista, que está de volta às ruas da cidade. "Isso é inadmissível." (CS)

PROBLEMAS – Rodrigo Maroni (PCdoB) destacou as dificuldades em administrar a Câmara, em função das demandas antigas não resolvidas. "São problemas difíceis de serem enfrentados." Apelou ao presidente Mauro Pinheiro (PT) para que dialogue com o Sindicâmara. "Os servidores trabalham e dedicam sua vida à Câmara. Os trabalhadores devem ser escutados para que se possa construir soluções conjuntas." Maroni também disse ter discutido com diretoria da Seda uma alternativa para os milhares de cães comunitários de Porto Alegre e que não têm dono. Segundo ele, a Seda se comprometeu em castrar, vacinar e chipar esses cães, prestando proteção e atendimento a eles.

Textos: Mariana Kruse (reg. prof. 12.088)
            Milton Gerson (reg. prof. 6539)
            Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)