Plenário

Sessão ordinária / Lideranças

Na sessão ordinária desta quarta-feira (11/3), os vereadores de Porto Alegre trataram dos seguintes temas nos tempos de Lideranças:

AUTONOMIA - Sofia Cavedon (PT) afirmou que gostaria de poder discutir na tribuna políticas que realmente mudam as vidas das mulheres. "Nós estamos em um processo de construção de autonomia e liberdade plena, e no dia 8 de março pedimos uma reflexão real sobre o nosso papel na sociedade", disse. A vereadora ressaltou que os direitos trabalhistas das mulheres devem ser respeitados, o que não vem acontecendo em Porto Alegre. Segundo Sofia, diversas trabalhadoras passaram as festas de final de ano sem os seus benefícios, o que ocasionou momentos dramáticos dentro de suas casas. Sofia finalizou afirmando que a Câmara possui espaço e deve auxiliar as mulheres, para que elas sejam mais respeitadas nos ambientes de trabalho. (JD)

PETROBRAS - Cláudio Janta (SDD) afirmou que representou a força sindical nas cidades que estão passando por dificuldades, por causa dos escândalos de corrupção envolvendo a Petrobras. "Nestes locais encontrei um panorama  triste, com diversos trabalhadores sem emprego e desassistidos pelo poder público", disse. O vereador lamentou que o Brasil esteja criando uma "massa" de trabalhadores desempregados, enquanto os políticos envolvidos nos atos de corrupção continuam operando no poder. "Os trabalhadores perderam seus salários, seus direitos trabalhistas, sua dignidade e hoje não sabem como vão sustentar as suas famílias", concluiu. (JD)

LUTA - Jussara Cony (PCdoB) falou sobre o "ódio político e o espírito golpista" que a classe média alta do Brasil vem alimentando contra o governo federal. "Nós do PCdoB queremos renovar o nosso pacto com a sociedade que hoje tem o que comer e como se sustentar", disse. A vereadora afirmou ainda que defenderá sempre a legitimidade do governo de Dilma Rousseff, pois sabe das dificuldades vencidas até que um partido de centro-esquerda chegasse ao poder. "Iremos ocupar a linha de frente na defesa de Dilma e contra as tentativas de criminalizar os partidos coligados ao PT. Defenderemos ainda a Petrobras, o fim do financiamento privado de campanhas, a reforma política e ocuparemos as ruas contra o golpismo". (JD)

TOMBAMENTO - Bernardino Vendruscolo (PROS) lamentou que o Executivo municipal tenha vetado o seu projeto de lei que dispõe sobre o tombamento do prédio onde se situa o Grêmio Náutico Gaúcho, em Porto Alegre. "Reafirmo que o tombamento daquele local é legítimo e irei discutir ele até o fim", disse. O vereador destacou que o prédio possui uma história de cem anos e deveria ter maior apreço do poder público. Vendruscolo ressaltou que a luta pelo tombamento ultrapassa nove anos e que não irá desistir do projeto sem lutar por ele. "Espero que os nobres colegas vereadores me ajudem nesta caminhada e derrubem o veto do prefeito", concluiu. (JD)

PARQUES - Alex Fraga (PSOL) falou sobre a iluminação pública nos parques da cidade. "A qualidade na iluminação de parques na Capital deve começar pelos parques localizados em ambientes periféricos, não pelo bairro Moinhos de Vento." O vereador ressaltou que a iluminação nestes locais pode reduzir o número de assaltos e consumo de drogas. "A explicação para isto é clara, a Prefeitura governa para aqueles que têm mais." Fraga falou também sobre o rumo econômico do Brasil e sobre o medo que a população tem em relação ao confisco das poupanças. "O governo federal descartou esta possibilidade, que foi a medida mais impopular realizada em nosso país." O vereador tambpém rechaçou a possibilidade de privatização da Caixa Federal. "Este é mais um ato de extrema loucura. Isso não pode acontecer, não acredito que o governo federal cometa uma barbaridade destas." (CPA) 

DELEGACIA - Delegado Cleiton (PDT) falou sobre a solicitação dos trabalhadores do Instituto Geral de Perícias para que não haja cortes no salários. "Tenho que tocar neste assunto, já nos cortaram as horas extras." Delegado Cleiton comentou também sobre a falta de presídios e a falta de estrutura para abrigar presos. "Agora, eles querem que estas pessoas alojem-se dentro das delegacias. Isto é um absurdo. Não existem condições mínimas de deixar presos de forma permanente nestes locais." Falou também sobre a precariedade e a má localização das delegacias. "A segurança tem que ser sim prioridade do governo. Aliás, prioridade de Estado. E peço para que o novo governador invista na segurança do povo gaúcho." (CPA)

FOOD TRUCK - Elizandro Sabino (PTB) falou sobre o projeto que trata da regulamentação dos foods trucks na Capital. Segundo Sabino, um debate será realizado para esclarecer e estabelecer alguns pontos sobre o tema. "A discussão é fundamental. É neste sentido que, desde já, convidamos a todos para participar no dia 24 de março de uma reunião-debate, onde dúvidas e ideias serão bem-vindas." (CPA)

CORRUPÇÃO - Kevin Krieger (PP) reconheceu que sua sigla não passa por um bom momento, tendo sido a legenda cujos parlamentares mais foram citados na lista de investigados da Operação Lava-Jato. A crise teria dimensão estadual e nacional. No entanto, Krieger relembrou que seus correligionários estão sendo investigados, não tendo sofrido qualquer condenação por enquanto. "O PP não vai passar a mão na cabeça de ninguém. Vamos agir contra quem tenha errado. Agora, eles têm que provar que são inocentes, porque já foram condenados pela mídia", reclamou, reivindicando a garantia do direito de ampla defesa aos que são suspeitos de terem cometido ilegalidades. (CV)

FOOD TRUCK II - Idenir Cecchim (PMDB) cumprimentou Kevin Krieger pelo conteúdo de seu discurso. Para Cecchim, é natural que suspeitas sejam levantadas contra homens e mulheres de vida pública, mas é necessário cuidado para que isso não se transforme numa condenação prévia, anterior a qualquer julgamento. O legislador também parabenizou o trabalho da vigilância sanitária do município, que averiguou as condições de higiene de caminhões que vendiam alimentos, os chamados food trucks, em um shopping da Capital. "Cadê o condicionamento correto? Cadê a alimentação? Se os restaurantes são acompanhados de perto, o mesmo deve acontecer com estes veículos", cobrou. (CV) 

ILUMINAÇÃO - Kevin Krieger (PP) rebateu as críticas do Professor Alex Fraga (PSOL) em relação às condições da iluminação pública em praças e parques de Porto Alegre. Em contato com o secretário municipal de Obras e Viação, Mauro Zacher, Krieger trouxe os resultados do projeto de iluminação de praças e parques em 2014. No ano passado, conforme Kevin, foram iluminadas 107 praças, além de grandes parques, como a Redenção, Parcão, Encol e Marinha do Brasil, afora as 30 praças previstas para as próximas etapas da iniciativa. "Iluminação pública é fundamental para todos que chegam na sua residência, tanto na periferia como nos bairros nobres. Muitas vezes assuntos são falados e parecem verdade, mas não são", frisou. (CV)

Texto: Clara Porto Alegre (estagiária de Jornalismo)
          Juliana Demarco (estagiária de Jornalismo)
          Caio Venâncio (estagiário de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)