Sessão ordinária / Lideranças
Na sessão ordinária desta segunda-feira (13/5), na Câmara Municipal de Porto Alegre, vereadores e vereadoras falaram sobre os seguintes assuntos no período de Lideranças:
GOOOL I Professor Garcia (PMDB) destacou os 30 anos da Revista Goool, cujo primeiro número circulou em maio de 1983, e lembrou que, desde seu lançamento, ela registra feitos do esporte, entre os quais as conquistas dos dois principais clubes do Estado, Grêmio e Internacional. A edição que apresentou o perfil de Valdomiro esgotou em três dias. cinco mil exemplares, recordou. É uma revista reconhecida por todo o público gaúcho, principalmente pelo público esportivo. Garcia cumprimentou ainda o editor da revista, José Aveline Neto, e seu pai João Aveline, um comunista convicto, além da equipe responsável pela publicação. (HP)
GOOOL II Reginaldo Pujol (DEM) também cumprimentou a Revista Goool pelos seus 30 anos e afirmou ser um feito uma publicação especializada completar este aniversário, sobretudo por estar sediada no sul do Brasil. Seu público alvo está limitado ao Rio Grande do Sul ou aos gaúchos gremistas e colorados que moram em Santa Catarina, salientou. O vereador disse que ao longo de sua vida viu circularem muitas revistas no Estado, mas poucas chegaram aos 30 anos, destacou. Pujol, que lembrou ainda ser um político de convicções liberais, igualmente lembrou João Aveline: Um comunista autêntico e sincero. Esta revista é um patrimônio dos gaúchos, principalmente aqueles voltados ao esporte. (HP)
GOOOL III Alceu Brasinha (PTB), ao destacar os 30 anos da Revista Goool, disse que esta publicação faz parte da história do Rio Grande do Sul. A Goool é melhor que a Placar, que é do Brasil todo, afirmou, ao se referir a uma das revistas de esportes de circulação nacional. Lembrou que vários números da Goool dos anos 1980 registraram os feitos do Grêmio Foot-ball Porto-Alegrense. O vereador lembrou ainda que a revista não se limita a apresentar notícias sobre futebol, mas também resgata e registra a história de clubes e atletas. A Goool é um patrimônio dos gaúchos, e se está há 30 anos no mercado é porque é uma revista de qualidade, afirmou ainda. (HP)
ESCRAVOS Tarciso Flecha Negra (PSD), que também cumprimentou os 30 anos da Revista Goool tenho em meu museu particular os exemplares que registram a conquista do Mundial do Grêmio , lembrou a passagem dos 125 anos da abolição da escravatura. Ainda existem correntes invisíveis, afirmou o vereador. Tarciso disse que em 2010, após projeto de sua autoria ter sido aprovado pela Câmara Municipal, foi sancionada pelo prefeito lei que cria em Porto Alegre o Museu do Negro. Mas nada ainda foi feito, criticou. Os negros construíram este Estado e este País, contudo, ainda recebemos os menores salários, lamentou. Até quando vamos viver este tipo de diferença? (HP)
SIAT I - Idenir Cecchim (PMDB) falou sobre os problemas na operação do novo sistema de processamento integrado de tributos da prefeitura de Porto Alegre, o Siat, que está entre os responsáveis pelo primeiro déficit do município desde 2004. Segundo o vereador, os funcionários precisam de um treinamento mais qualificado. Se é para modernizar o sistema, deve-se preparar também os funcionários. É isto que deve ser feito para recuperar as finanças e conseguir novos benefícios, afirmou. (TA)
SIAT II - Airto Ferronato (PSB) falou da necessidade de um sistema integrado. Esse sistema substitui 19 sistemas que funcionam isoladamente e migraram para ele mais de 991 milhões de registros. De acordo com o vereador, é comum uma dificuldade inicial quando novos sistemas são implantados. O governo reconhece estes problemas mas esta é uma ferramenta indispensável, completou. Airto Ferronato afirmou que a discussão deve também se concentrar na verba variável, pois a diferença do PIB previsto em relação ao PIB real foi muito grande. É de extrema importância uma reunião da Comissão de Justiça para verificar como continuar as conversações. (TA)
SIAT III - Mauro Pinheiro (PT) pediu a presença do secretário da Fazenda para dar melhores explicações sobre o Siat. Segundo o vereador, o sistema foi implantado contra a vontade dos funcionários, que afirmavam que ele ainda não estava pronto. Agora os funcionários da Fazenda estão sendo prejudicados por um sistema que não funciona, eles não conseguem cumprir suas metas e não têm segurança para realizar o seu trabalho. Mauro Pinheiro criticou a prefeitura por contratar a mesma empresa para tentar resolver o problema. Foram gastos mais de R$ 5 milhões e o sistema não funciona. Precisamos discutir mais este assunto. Os vereadores devem cumprir seu dever de vigilância, ressaltou. (TA)
CERCAMENTO Nereu DÁvila (PDT) citou o assassinato que ocorreu ontem (12/5) na Redenção para retomar a defesa do seu projeto de lei, de 1991, que prevê o cercamento do parque. A salvação do Parque Farroupilha é o cercamento. Na época, a população não quis, mas isso foi na década de 1990. Hoje, se fizermos um plebiscito, tenho certeza que a população vai votar a favor, afirmou o vereador. Nereu disse que reapresentará um pedido de plebiscito sobre o tema, o qual poderá ser incorporado às eleições do ano que vem. Segundo o vereador, o número de guardas nunca será suficiente para garantir a segurança, pois o parque é muito extenso, tem 37 hectares. O cercamento é única solução definitiva para a violência na Redenção, reitera. (LV)
GOOOL IV Jussara Cony (PCdoB) parabenizou os 30 anos de fundação da revista Goool e o vereador Professor Garcia (PMDB) pela iniciativa da homenagem. Cony saudou, pela bancada do partido, o novo secretário estadual do Meio Ambiente, Neio Lúcio Fraga Pereira, também do PCdoB. Em substituição a Carlos Fernando Niedersberg, Neio assumiu a secretaria hoje pela manhã. Neio é membro da direção do partido e sua indicação foi construída junto com o governador Tarso Genro. Ele tem todo nosso apoio, concluiu. (LV)
REPÚDIO Séfora Mota (PRB) foi à tribuna manifestar sua indignação e informar que solicitou uma moção de repúdio contra a mulher que agrediu um cachorro e incitou seu filho a fazer o mesmo, conforme exibido em um vídeo disseminado nas redes sociais no fim de semana. Venho como cidadã solicitar a moção, essa monstra está fazendo isso contra seu próprio bichinho e com seu filho no colo ainda, afirmou a vereadora, que se diz também mãe de cachorro. Séfora reproduziu o vídeo no plenário e informou que o cachorro já foi resgatado. Esse crime, porém, não pode passar sem punição. (LV)
MORTES - Fernanda Melchionna (PSOL) lamentou o assassinato de uma travesti ocorrido neste final de semana no Parque da Redenção. Ressaltando a brutalidade e a violência das quais são vítimas os gays, lésbicas e travestis na Capital, Fernanda disse que o assassinato "chocou e entristeceu" a todos e conclamou os vereadores a discutir mais aprofundadamente os crimes de homofobia. "São inaceitáveis esses assassinatos e agressões a homossexuais. É preciso enfrentar esses temas." Repudiando a intolerância de grupos neonazistas que agridem pessoas, a vereadora afirmou: "Crimes bárbaros não podem passar em vão, essas mortes não podem apenas ficar como registro." (CS)
Textos: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)
Thamiriz Amado (Estagiária de Jornalismo)
Luciano Victorino (Estagiário de Jornalismo)
Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)