Plenário

Sessão ordinária / Lideranças

Durante o período de Lideranças, na sessão ordinária desta segunda-feira (9/6), os vereadores de Porto Alegre trataram dos seguintes temas:

OPOSIÇÃO - Pedro Ruas (PSOL) falou sobre a sua saída da liderança da oposição na Câmara Municipal – posto que será assumido pelo vereador Engenheiro Comassetto (PT). “Nós fizemos a nossa parte e temos alegria disso”, afirmou Ruas, que também manifestou apoio ao novo líder. “Tenha em nós sempre colaboradores”, disse o vereador, e finalizou dizendo que a oposição estará trabalhando unida pela cidade. (JM)

OPOSIÇÃO II - Engenheiro Comassetto (PT) falou sobre seu novo papel de representante da oposição na Câmara Municipal. O vereador saudou a fala de Pedro Ruas (PSOL) e salientou a importância do debate e das divergências. “A política se faz pelo contraditório, ouvir as situações diferentes”, disse. Comassetto falou sobre a importância de se apoiar projetos para o bem comum da população de Porto Alegre e ainda criticou os veículos de comunicação que tentam denegrir a imagem da política. (JM)

AZEDOS - Delegado Cleiton (PDT) lamentou que existam pessoas "que acordam pela manhã e rezam para não ter água para o banho, saem procurando defeitos nas ruas e calçadas só para criticar". Comentou que “estas pessoas só tem olhos para os problemas e não sabem ver as coisas boas que estão sendo feitas na cidade” e afirmou que é fácil ser oposição para denunciar e reclamar, e que o difícil é executar obras e projetos com a oposição ácida que se tem. (FD)

FERIADO - Cláudio Janta (SDD) comentou que o projeto protocolado por ele e que decretaria feriado nos dias em que houver jogos de futebol em Porto Alegre foi retirado da pauta e não vai ser votado. Disse que apresentou o projeto a pedido de várias entidades. Lembra que, nos dias 18, 25 e 30 de junho, os jogos serão à tarde no Beira-Rio. “A preocupação é com os trabalhadores, porque enquanto rolar a bola eles ficarão parados no trânsito.” Questionou por que o prefeito não decretou feriado e, sim, ponto facultativo. Lembrou que não haverá expediente nos órgãos da Justiça, federais, nem na Assembléia Legislativa. “O Congresso Nacional só vai reabrir depois da Copa”, desabafou. (FD)

CUMPLICIDADE - Valter Nagelstein (PMDB) se disse surpreendido por uma ação interposta pelo Partido dos Trabalhadores na semana passada fazendo com que nenhuma empresa se apresentasse para explorar o serviços de transporte em Porto Alegre. Nagelstein questionou o interesse que a ação atendeu. Entende que ela protegeu a Associação de Transporte de Passageiros (ATP)". Disse que, quando o partido assumiu a prefeitura no governo Olívio Dutra, o primeiro ato foi expropriar as empresas, devolvendo aos seus donos seis meses depois. “A partir daí começou uma história de cumplicidade com o estabelecimento do plus tarifário que foi criado pela Frente Popular.” (FD)

SEMINÁRIO – Jussara Cony (PCdoB) lembrou que amanhã (terça-feira) haverá a quarta etapa do seminário Saúde, Um Bem que se Quer, promovido pela Cosmam, na Câmara. Segundo a vereadora, um dos assuntos a serem debatidos é o parto humanizado. De acordo com Jussara, há a preocupação com o aumento do número de cesarianas. Jussara lembrou que o parto cesáreo é importante, mas apenas quando necessário. A vereadora ainda disse que a realização da Copa do Mundo no Brasil foi uma conquista, mas não dá para aceitar a precarização da saúde. "Viva a nossa Copa, como viva a saúde e a educação", disse. (CB)

Texto: Juliana Mastrascusa (estagiária de jornalismo)
          Flávio Damiani (reg. prof. 6180)
          Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)