Plenário

Sessão ordinária / Lideranças

Durante o período de Lideranças, na sessão ordinária desta quarta-feira (30/4), os vereadores de Porto Alegre trataram dos seguintes temas:

TRABALHADORES - Clàudio Janta (SDD) falou sobre ações de seu partido relacionadas ao Dia do Trabalhador, como a estreia do programa de televisão em rede nacional que aconteceu na noite de ontem e abordou pontos trabalhistas. “São questões do dia-a-dia da mesa e da casa dos brasileiros”, afirmou. Janta convidou também os demais vereadores para a comemoração do 1º de Maio, que acontecerá amanhã, às 14 horas, no Parque da Redenção, com sorteios de carros e passeios turísticos. “Queremos que esse Brasil cresça e se desenvolva nos interesses dos trabalhadores”, finalizou. (JM)

SINALEIRAS - Marcelo Sgarbossa (PT) abordou o teste feito ontem com as sinaleiras de alguns bairros da cidade, dando 30 segundos para os pedestres atravessarem a rua. O vereador afirmou que o projeto se referia às sinaleiras de pedestres e que a experiência da última terça-feira abrangeu um número maior. “Ontem foi o dia em que a tecnocracia colocou de joelhos homens e políticos”, falou. Sgarbossa ainda questionou o pequeno tempo programado para alguns semáforos e o reflexo que isso teria no aumento do número de atropelamentos no último ano. “Que bom que o prefeito contrariou o Cappellari e disse que vamos rever os tempos”, afirmou. (JM)

EXPERIÊNCIA - Airto Ferronato (PSB) falou sobre a experiência e o conhecimento dos técnicos da EPTC para achar uma solução no caso das sinaleiras. “Vamos ouvir a EPTC nessa questão do transporte, ouvir os engenheiros que trabalham, que estudam”, ponderou. O vereador ainda reafirmou a importância de os servidores públicos serem ouvidos e lembrou de seus 37 anos atuando na área. (JM)

BEBIDAS - Idenir Cecchim (PMDB) comentou dois projetos do vereador Alceu Brasinha (PTB) que tramitam na Casa. O primeiro se refere à proibição de bebidas nos estádios de futebol. Cecchim entende que é uma hipocrisia o que está se fazendo, proibindo bebidas, especialmente a cerveja, nos jogos esportivos de campeonatos gaúcho e brasileiro e liberando durante a Copa do Mundo. Outro projeto apoiado por Cecchim refere-se ao recolhimento de carros aos depósitos de veículos credenciados pelo Detran. Segundo o vereador, “está se achincalhando o contribuinte que tem seu veículo guinchado e precisa pernoitar num depósito, pagando uma diária”. Entende que esses locais devem permanecer abertos para a liberação de veículos inclusive nos finais de semana e feriados (FD).

Textos: Juliana Mastrascusa (estagiária de Jornalismo)
           Flávio Damiani (reg. prof. 6180)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)