Plenário

Sessão Ordinária / Lideranças

Nos discursos de Lideranças da sessão desta quinta-feira (20/2), vereadores de Porto Alegre abordaram os seguintes temas:

TRANSPORTE - João Derly (PCdoB) subiu à tribuna para dizer que protocolou, no Tribunal de Contas do Estado (TCE), alguns pedidos sobre o transporte público da Capital. O vereador pediu que não sejam retirados os direitos do estudantes e dos idosos, que os ônibus tenham ar condicionado até 2016 e que as empresas rateiem os custos da passagem. (GS)

PRONATEC - Kevin Krieger (PP) respondeu à vereadora Sofia Cavedon (PT) sobre os Territórios de Paz. De acordo com Kevin, o Estado nunca procurou o Município. Krieger falou do Morro Santa Tereza, que tem mais de mil atendimentos por mês. O vereador falou também do Pronatec e disse que é um programa muito importante do governo federal. Kevin disse que já solicitou os dados do Pronatec na cidade de Porto Alegre e no Brasil para mostrar os dados na semana que vem para os vereadores. Segundo ele, o número de cursos diminuiu. "Esperamos que o número de vagas não diminua mais", salientou. (GS)

TRANSPORTE II – Delegado Cleiton (PDT) elogiou a iniciativa do prefeito José Fortunati de levar o debate sobre o transporte público para os fóruns do Orçamento Participativo. Disse que, na quarta-feira à noite, passou nos encontros dos bairros Glória, Cruzeiro e Cavalhada e verificou grande presença de cidadãos interessados em discutir melhorias para o sistema. Afirmou que a população quer abrir a “caixa preta” e conhecer os critérios para as isenções, cálculos da planilha de custos e para onde vão os recursos. Lembrou que Porto Alegre é uma das poucas cidades que mantêm a isenção para idosos. (MG)
 
COPA – Valter Nagelstein (PMDB) relatou a sua participação na comissão de parlamentares que acompanhou, na manhã desta quinta-feira, a visita da presidente Dilma Rousseff, ao Estádio Beira-Rio. Disse que Porto alegre se diferencia da maioria das cidades sede ao não aplicar recursos públicos para a construção de estádios. Lembrou que os investimentos dos clubes, somados às contrapartidas do poder público, ampliarão a arrecadação de tributos por meio do incremento turístico. Por fim, criticou a gestão da segurança no Estado, lembrando que ocorre uma morte a cada 41 horas em solo gaúcho. (MG)
 
SEGURANÇA – Em resposta às criticas à gestão da Segurança no Estado, Engenheiro Comassetto (PT) desafiou Valter Nagelstein (PMDB) e Kevin Krieger (PP) ao debate. Disse que aceita a comparação do atual governo com os anteriores e provocou os dois parlamentares a apresentarem os números das administrações que representaram, citando  as gestões de Antônio Britto e Germano Rigotto, ambos do PMDB, e Yeda Crusius (PSDB). Disse que “o governo Tarso Genro cultua a democracia e não vai colocar a Brigada em cima de manifestantes, ao contrário de outros períodos, em que servia como instrumento de proteção de uma elite que sempre explorou o país e o Estado”. (MG)

JUVENTUDE
– Elizandro Sabino (PTB) defendeu a manutenção e a ampliação do Termo de Compromisso Operacional (TCO) entre secretarias e órgãos municipais com o Ministério Público Estadual para o funcionamento do Centro de Referência ao Atendimento Infanto-Juvenil (Crae) no Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas. Disse que o espaço conta com psicólogos, assistentes sociais, médicos e postos da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (Deca) e do Departamento Médico Legal, o que facilita o atendimento dos casos de exploração sexual. Rechaçou boatos de que o Crae fechará após o término do TCO e saudou o Senado pela aprovação na CCJ da criminalização para crimes de abuso sexual de crianças e adolescentes. (MG)

ESCOLAS - Tarciso Flecha Negra (PSD) salientou a importância da educação para o desenvolvimento social. O vereador lembrou de sua lei de 2011 que dá direito aos estudantes da rede municipal de ensino a material escolar gratuito. Segundo Tarciso, os kits devem chegar até o dia 15 de março às escolas. ”Essas crianças e esses jovens carentes precisam muito desse material", afirmou o vereador, que ainda lembrou das dificuldades para estudar enfrentadas pela população carente nas cidades pequenas. (JM)

SEGURANÇA - Kevin Krieger (PP) respondeu a Engenheiro Comassetto (PT) sobre as questões da segurança pública da cidade. Segundo Kevin, os vereadores podem, juntos, fazer uma “discussão em alto nível e, assim, ajudar Porto Alegre”. O vereador também lembrou dos Territórios de Paz, onde os policiais militares não possuem condições de higiene básica, e apresentou a reportagem veiculada hoje sobre a situação penitenciária da Capital. “Presos estão na penitenciária fazendo churrasco e fumando cigarro de maconha”, afirmou. Krieger ainda questionou a suposta ligação de seu partido com a ditadura e perguntou sobre a ligação do governo federal com os conflitos atuais da América. “Quem é a favor do governo da Venezuela aqui no Brasil?”, finalizou. (JM)

SAÚDE - Dr. Thiago Duarte (PDT) abordou a situação da saúde na Capital e apontou três aspectos principais para solucionar alguns dos problemas enfrentados. Segundo o vereador, é necessário chamar os técnicos de enfermagem que faltam para abrir os leitos fechados, trabalhar em conjunto para construir um plano de saúde ocupacional para os trabalhadores e preservar a missão do HPS e do Hospital Presidente Vargas. “Precisamos preservar o atendimento de emergência que são o HPS e o Presidente Vargas”, afirmou. (JM)

EDUCAÇÃO - Sofia Cavedon (PT) parabenizou a atuação do vereador Professor Garcia (PMDB) na Câmara e falou sobre a importância dos professores atuarem na política. Sofia ainda apontou que a área enfrenta grandes desafios em Porto Alegre, com 50% dos adolescentes fora da escola. A vereadora ainda questionou o vereador Kevin Krieger (PP) sobre sua acusação aos Territórios de Paz. “É muito fácil vir aqui e contar os casos de violência; os Territórios de Paz de Porto Alegre não tiveram nenhum apoio e trabalho conjunto das áreas da prefeitura. Vamos assumir a responsabilidade coletiva”, finalizou. (JM)
 
Texto: Guga Stefanello (reg. prof. 12.315)
           Milton Gerson (reg. prof. 6539)
          Juliana Mastrascusa (estagiária de Jornalismo)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)