Plenário

Sessão Ordinária / Lideranças

Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Porto Alegre, nesta quinta-feira (15/3), vereadores e vereadoras trataram dos seguintes assuntos no período de Liderança:

CHUVA – Mário Fraga (PDT) lembrou que, nas fortes chuvas de quarta-feira, não se verificou nenhum alagamento na Avenida Goethe, a exemplo do que ocorria há alguns anos. Conforme o vereador, esse fato se deve a investimentos feitos pela prefeitura. Fraga disse ainda que, embora tenha sido uma chuva sem precedentes no final da manhã, na parte da tarde quase todos os problemas já estavam sanados. “O DEP teve um papel decisivo nisso”. O vereador também saudou a definição de local para a construção de pista de skate no Belém Novo. "Deverá estar pronta até o final do ano", festejou. (HP)

ILUMINAÇÃO – Airto Ferronato (PSB) exigiu a presença de representações da CEEE e prefeitura municipal na Parada 15 da Lomba do Pinheiro, ainda na tarde desta quinta-feira. Conforme o vereador, pela manhã ocorreu um sinistro no local e os moradores estão sofrendo prejuízos pela falta de energia elétrica. “Se fosse em casa de gente abastada, prefeito e governador já teriam estado lá pela manhã”, lamentou. Ferronato criticou ainda servidor do Demhab que, ao ser solicitada solução para este problema, por telefone, teria respondido: “já que votou no Tarso, te arruma com o Tarso”. “Isso não é resposta que se dê a um cidadão”, criticou. (HP)

GASOLINA – Professor Garcia (PMDB) fez um alerta à população sobre posto de gasolina da cidade. Conforme disse o vereador, ao abastecer o seu carro, na manhã de hoje, percebeu que, mesmo tendo solicitado gasolina comum, estava sendo colocado gasolina aditivada. O vereador disse que irá ao Procon e a Sulpetro para registrar o problema. “Sugiro que os motoristas desçam de seus veículos ao abastecerem, para conferir se estão recebendo e pagando pelo produto que pediram”. Garcia disse ainda que o posto onde ocorreu o fato fica na Avenida Juca Batista, na Zona Sul. (HP)

CARCAÇAS – Toni Proença (PPL) disse ter recebido explicação do DEP sobre solicitação de retirada de carcaças de veículos existentes no Arroio Sarandi, na Vila Minuano. Conforme o vereador, a direção do DEP justificou o fato de ainda não ter procedido nesta ação por necessitar da presença de agentes da polícia civil no momento já que, possivelmente, se trata de veículos roubados. Toni disse ainda que, nesta sexta-feira, deverão começar reuniões individuais entre o Demhab e 50 famílias remanescentes da antiga Vila Dique. O objetivo, como revelou o vereador, é buscar soluções para cada caso. (HP).

CPI I - Sofia Cavedon (PT) disse que a Câmara tem que pensar na sua responsabilidade em relação ao Instituto Ronaldinho. Na opinião da vereadora, o dinheiro investido é maior do que o repassado. “A Procempa instalou os equipamentos em salas de informática e tinha funcionários da prefeitura que preparavam alimentação.” Falou que ontem esteve na Federasul e ouviu de empresário que o Assis Moreira, irmão de Ronaldinho, deveria estar preso pela gravidade da situação. “Eles lesaram os cofres públicos em R$ 6 milhões”, disse. Na opinião da vereadora, a família Assis Moreira nem deveria pedir dinheiro para o poder público. “Ronaldinho ganha o suficiente, nem precisaria pedir dinheiro.” (RA)

CPI II- Professor Garcia (PMDB) disse que o tema CPI Ronaldinho vem à tona porque um vereador assinou o pedido de CPI. “Estava praticamente encerrado, mas bastou um vereador assinar a solicitação de CPI que o tema volta à discussão. É porque dá mídia”, disse. Na opinião do vereador, o único fato novo é a assinatura de um vereador “Agora querer dizer que faltou documentação, não procede, pois a secretária Cleci Jurach nos encaminhou tudo que foi solicitado.” Garcia falou ainda que, se alguém entender que está faltando algum dado, que a Comissão de Educação seja informada. “Tomaremos providências”, prometeu o vereador salientando que não pode ficar pipocando dúvidas.  (RA)

CPI III - Na opinião do vereador Nelcir Tessaro (PSD) sempre que houver dúvida em relação a algum tema, ela precisa ser esclarecida. “Fico preocupado quando vejo a lista que o vereador Mauro Pinheiro apresenta ao Executivo solicitando esclarecimento sobre seis temas em relação a CPI do Ronaldinho e recebe somente de um”. Tessaro disse que isso impede de que as pessoas saiam falando o que não procede. “Nós do PSD somos a favor do esclarecimento”. O parlamentar falou também que este tema já vem sendo investigado pelo Tribunal de Contas (TC). “Acredito que esteja bem encaminhado”. (RA)

CRECHE - DJ Cassiá (PTB) convidou todos os colegas parlamentares para amanhã (16/3) comparecerem na Lomba do Pinheiro para a inauguração da Creche Comunitária Vovó Belinha. “É mais uma conquista deste governo que vem revolucionado na área da educação”, disse o vereador. Segundo ele, a obra era para ser entregue até o final do ano. “Mas o governo se antecipa”. Ele comunicou ainda que o prefeito anunciou que em breve deve estar saindo o edital para construção das arquibancadas definitivas do Porto Seco. “É mais uma obra deste governo”. (RA)

Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)
Regina Andrade (reg. prof. 8423)