Sessão Ordinária/ Lideranças
Na sessão ordinária desta quarta-feira (16/7), o presidente da Casa, vereador Professor Garcia (PMDB), anunciou que o vereador Mário Fraga (PDT) assume a base do governo na Casa. Os vereadores de Porto Alegre ainda abordaram os seguintes assuntos durante o período de lideranças:
GREVE - Fernanda Melchionna (PSOL) criticou a falta de urgência no encaminhamento para a Câmara Municipal do projeto de lei que altera o valor do vale-alimentação dos municipários. Estamos há um mês do fim da greve e só ontem entrou no protocolo desta casa o PL que fala do vale-alimentação, disse Melchionna, que classificou a proposta como de extrema importância. Um projeto que foi conquista da luta, que foi conquista da mobilização. Precisamos de um parlamento que responda aos interesses dos trabalhadores e não aos interesses das grandes empresas capitalistas, afirmou. A vereadora ainda lamentou a falta de discussão sobre o projeto de lei das antenas, em tramitação na Casa. (JM)
LOTAÇÕES - Mário Fraga (PDT) comemorou a criação de duas novas linhas de lotação para atender o extremo sul da capital. Essa é uma data muito importante para nós, do extremo sul, e também para a cidade, disse. O vereador lembrou que a iniciativa conseguirá deslocar mais pessoas para o centro da cidade e que mais 30 lotações serão disponibilizadas. Essa é uma vitória do governo Fortunatti e do Sebastião Melo, afirmou. Fraga ainda disse que é preciso rever o itinerário atual das linhas e agradeceu ao vereador Paulinho Motorista (PSB), que chamou uma reunião para tratar do assunto na manhã de ontem. (JM)
CONQUISTA - Elizandro Sabino (PTB) lembrou das lutas que foram feitas para a implementação das novas linhas de lotação no extremo sul da capital e saudou os vereadores que participaram da cerimônia de assinatura do contrato. É um momento simbólico das lutas permanentes de ambas as comunidades, afirmou. Sabino também parabenizou a administração municipal pela conquista e lembrou da importância das lideranças comunitárias nas regiões. (JM)
TRÂNSITO - Bernardino Vendruscolo (PROS) pediu que também fosse avaliada a situação das lotações no bairro Medianeira, pois, segundo o vereador, não existem linhas que atendem a região. A população clama por isso há muitos anos, disse. Vendruscolo ainda lembrou da reivindicação dos moradores das imediações das ruas Itaboraí e Barão do Amazonas, local com alto número de acidentes. A população nos procura e nós precisamos dar respostas, disse o vereador, que também apresentou um abaixo-assinado recebido, com 327 assinaturas, pedindo soluções para o local, como uma sinaleira ou um redutor de velocidade. (JM)
Texto: Juliana Mastrascusa (estagiária de Jornalismo)
ACORDO - Engenheiro Comasseto (PT) lembrou que "os BRICS constituíram ontem um banco mundial de amparo aos países de terceiro mundo, ou seja, aqueles juros que o Brasil pagava para o Fundo Monetário Internacional (FMI) agora estão servindo como recurso financeiro para a retirada de cidadãos brasileiros da linha da pobreza", disse. O vereador ressaltou que a atitude dos BRICS é semelhante à discussão que está ocorrendo em Porto Alegre sobre políticas de assistência social através da reestruturação da Fasc. (JD)
PROPOSTA - Idenir Cecchim (PMDB) afirmou que os municipários presentes na galeria do Plenário são os únicos que têm condições de fazer com que o projeto da Fasc seja votado de forma emergente. "Tenho um acordo a propor: os vereadores se comprometem em votar o projeto da Fasc imediatamente desde que os municipários que estão na galeria convençam os vereadores da oposição a continuarem no Plenário para votarem também o projeto das ERBs", disse. (JD)
VOTAÇÃO - Kevin Krieger (PP) também afirmou que há acordo entre os partidos para votar o projeto da Fasc sem nenhum encaminhamento "pois ele é um projeto fundamental para a qualificação do atendimento social da população de Porto Alegre". O vereador fez um apelo aos líderes das bancadas para que aceitem a votação imediata do projeto de lei referente à Fasc. "Não tenho dúvida que este projeto vai fazer diferença para as pessoas que precisam dos seus direitos garantidos no âmbito da assistência social", disse. Kevin Krieger ressaltou que este é um bom momento para mostrar a união entre oposição e situação na Câmara em prol do cidadão porto-alegrense. (JD)
PALESTINA - Pedro Ruas (PSOL) afirmou que o mundo assiste perplexo à possibilidade de mais um massacre na Faixa de Gaza. "Hoje, no Largo Glênio Peres, ocorrerá um ato em favor de uma Palestina livre, pois não é possível que, mais uma vez, tenhamos de assistir a um genocídio naquele local", disse. O vereador cumprimentou o colega Kevin Krieger pelo posicionamento justo em favor dos trabalhadores da assistência social de Porto Alegre. "Não há sentido algum nós trocarmos o projeto da Fasc que irá demorar no máximo dez minutos por um projeto como o das ERBs que poderá durar mais de três sessões plenárias", afirmou. (JD)
Texto: Juliana Demarco (estagiária de jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)