Plenário

Sessão ordinária / Lideranças

Nos tempos de Lideranças da sessão desta quarta-feira (5/3), os vereadores de Porto Alegre abordaram os seguintes temas:

AGRADECIMENTOS - Thiago Duarte (PDT) destacou como a iluminação pública pode contribuir no combate ao problema da insegurança. Agradeceu o trabalho da Divisão de Iluminação Pública (DIP) da Secretaria Municipal de Obras (Smov), que melhorou as condições de áreas na zona Sul da Capital. Elogiou a atuação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Smam) e do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) para melhorar as condições de vida de quem mora no extremo Sul. Finalizou ressaltando a importância do projeto que delimita o Parque do Gasômetro, encaminhado pela Prefeitura. (MM)

SAÚDE - Clàudio Janta (SDD) propôs que se faça uma CPI para investigar os problemas na área da saúde da Capital. Destacou que a ideia partiu de pedido do próprio secretário da Saúde, Carlos Casartelli. O vereador também criticou a falta de transparência na aplicação de recursos públicos em eventos como o Acampamento Farroupilha e o Carnaval, no qual “uma rede de tevê diz que horas o evento vai começar e terminar”. “As empresas que ganham e lucram com o Carnaval de Porto Alegre é que deveriam bancar os custos. Por que vamos tirar dinheiro da Prefeitura, de várias áreas que precisamos, para eventos como a Copa do Mundo?” (MM)

FARROUPILHA - Bernardino Vendruscolo (PROS) abriu sua fala com a pergunta: “Se há dinheiro para o Carnaval, por que não há dinheiro para a cultura regional gaúcha?” Lembrou que o Executivo reclama que não tem recursos, mas falta equilíbrio. “Se vão ajudar o Carnaval com três ou quatro milhões, por que não dar o mesmo para o Acampamento Farroupilha, que será realizado inclusive durante a Copa do Mundo?”, reforçou. Encerrou falando do projeto dele sobre a instalação e a retirada de obras de arte em próprios do Município. “Queremos discutir o destino de áreas públicas”. (MM)

FARROUPILHA II - Reginaldo Pujol (DEM) afirmou que a verba destinada pela Prefeitura de Porto Alegre, neste ano, à cultura gaúcha cresceu mais percentualmente do que a verba destinada ao Carnaval. O vereador disse, ainda, que isso é decorrente das decisões tomadas nas reuniões do Orçamento Participativo. “Falo isso com tristeza, pois acho que esta Casa deveria decidir sobre o orçamento. Mas é uma questão a qual tenho que me curvar”. Elogiou a proposta de realização do Acampamento Farroupilha durante a Copa na Capital. Encerrou dizendo: “Acho que o povo tem direito a que se organizem festas para que ele participe e se divirta.” (MM)

CLÍNICAS - Elizandro Sabino (PTB) falou da aprovação do projeto que amplia o Hospital de Clínicas. "Hoje foi um dia extremamente simbólico", disse. Sabino disse que depois do projeto aprovado, muitas manifestações aconteceram nas redes sociais. A população compreendeu a necessidade que se impõe em beneficio da saúde daqueles que mais necessitam. O vereador lembrou que pessoas levam dias, até meses para conseguir uma consulta e ficam horas em filas. (GS) 

Texto: Maurício Macedo (reg. prof. 9532)
          Guga Stefanello (reg.prof. 12.315)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)