Sessão ordinária / Lideranças
Na sessão ordinária desta quarta-feira (10/4), vereadores e vereadoras de Porto Alegre trataram dos seguintes assuntos, no período de Lideranças:
CEM I Sofia Cavedon (PT), ao afirmar se emblemático e simbólico um novo governo fazer o balanço de seus 100 primeiros dias, citou jornal da Capital que apontou os 100 piores dias do governo Fortunati. De fato, foram três meses bastante turbulentos, salientou ao dizer que um dos principais problemas da atual administração foi a falta de diálogo com a população. Conforme a vereadora, três problemas se destacam: a trincheira da Anita Garibaldi, o corte de árvores na Usina do Gasômetro e o aumento das passagens dos ônibus urbanos. Nestas três situações, disse Sofia, houve importante reação da cidade, que reclamou da falta de diálogo com a prefeitura. (HP)
CEM II Foram 100 dias de um bom governo, afirmou Alceu Brasinha (PTB). Os vereadores do PT têm ciúmes do prefeito só porque ele não é do partido deles, completou. Conforme Brasinha, a vereadora Sofia Cavedon (PT) se recusa a enxergar as obras que a prefeitura vem realizando na cidade. A vereadora Sofia tem que começar a ter respeito por este cidadão, disse, referindo-se a José Fortunati. Ele é o prefeito e respeita todas as pessoas, afirmou ainda. Sou vereador que apóia o prefeito e ainda assim reconheço as coisas boas que o PT faz no governo, finalizou. (HP)
CEM III Mauro Pinheiro (PT) citou entrevista onde José Fortunati afirma que seus primeiros 100 dias de governo foram difíceis. É o próprio prefeito quem diz isto, salientou. Conforme o vereador, o grande número de partidos que integrou a coligação que elegeu Fortunati deixou a atual administração um pouco soberba. Mauro destacou a falta de diálogo com a cidade em diversos temas como um dos problemas do atual governo. A prefeitura faz sem conversar com a população, e daí a Justiça manda voltar atrás, salientou ao se referir às tarifas de ônibus e ao corte de árvores no Gasômetro, temporariamente suspenso. Mauro Pinheiro citou ainda déficit orçamentário e primário revelado nesta semana por jornais da Capital como outro dos problemas do prefeito. (HP)
CEM IV Airto Ferronato (PT) disse que as críticas manifestadas aos 100 primeiros dias do governo de José Fortunati estavam resumidas a três pontos: corte de árvores, contas públicas e à falta de diálogo. Conforme Ferronato, o déficit verificado nas contas da prefeitura deve-se à falta de repasses, por parte da CEF, de verbas para obras da Copa 2014 que estão em andamento na cidade. Ainda assim, a prefeitura mantêm sua capacidade de investimento e de financiamento, afirmou. Sobre o diálogo, o vereador lembrou que o Executivo tem tido contato constante, através do prefeito e do vice-prefeito, com a Câmara Municipal. Isto nunca aconteceu antes, salientou. Os 100 dias estão muito bem. (HP)
SAÚDE - Tarciso Flecha Negra (PSD) homenageou Bernardino Vendruscolo (PSD), que esteve licenciado do Legislativo no mês passado para se submeter a um tratamento de saúde devido a um câncer. Bernardino retornou ao seu trabalho na Câmara nesta segunda-feira (8/4), após a retirada de um tumor no olho direito. O vereador Tarciso Flecha Negra falou da importância do diagnóstico precoce: Este tipo de doença só é tratada com êxito quando detectada previamente. (TA)
CEM V - Idenir Cecchim (PMDB) elogiou o mandato de José Fortunati, que completa cem dias de governo nesta quarta-feira (10/4). Este é um governo corajoso, que realiza seus projetos. Cecchim criticou os vereadores da bancada do PT e o governador Tarso Genro, que, segundo ele, não têm argumentos para criticar o governo Fortunati. O vereador elogiou o sistema de saúde de Porto Alegre. O fato do prefeito de Canoas, Jairo Jorge, buscar o secretário adjunto de Saúde da nossa cidade indica que estamos indo pelo caminho correto. (TA)
BECO - Mário Fraga (PDT) parabenizou o secretário municipal de Obras e Viação (Smov), Mauro Zacher, pela conclusão da obra do Beco da Vitória. Pretendo protocolar um projeto para mudar o nome do Beco da Vitória para Rua da Vitória, disse. O vereador também elogiou o secretário Estadual de Obras, Luiz Carlos Busato, que assumiu a responsabilidade de providenciar obras de melhoria no novo prédio da Escola Estadual Tancredo Neves. (TA)
Textos: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)
Thamiriz Amado (estagiária de jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)