No período destinado às comunicações de Lideranças, durante a sessão ordinária desta quarta-feira (28/10), os vereadores da Câmara Municipal de Porto Alegre debateram os seguintes temas:
ANIMAIS - Marcelo Sgarbossa (PT) relatou que já está em andamento a ideia de construção de um hospital público para animais em Porto Alegre. "Não há negativa por parte do prefeito para se construir um hospital veterinário na Capital, contudo temos tratar de discutir o tema para que ele seja bem estabelecido e bem estipulado", disse. O vereador destacou que este é um tema de interesse público e que deve ser apreciado também pela população de Porto Alegre e apelou aos colegas vereadores que reflitam sobre a construção. (JD)
IMPOSTO - Clàudio Janta (SDD) falou sobre o Imposto de Renda, o qual, segundo ele, repercute no bolso de todo cidadão. "Vemos uma roubalheira no Congresso Nacional, onde muitos compram o direito de legislar, e quem sai perdendo sempre é o consumidor trabalhador, que paga com o pouco que tem os seus impostos", disse. O vereador destacou que os empresários brasileiros somente arrecadam tanto dinheiro por causa das suas ligações fortes com políticos e que o dinheiro do governo acaba sendo destinado para poucos magnatas. (JD)
ABANDONO - Rodrigo Maroni (PCdoB) afirmou que, nos últimos dias, tem lutado pela erradicação do abandono de animais. "A nossa causa transcende os municípios, e sempre que posso ajudo os amigos cuidadores de animais a encontrarem um lar para os bichos", disse. O vereador destacou que esteve em diversas escolas para falar sobre os cuidados que os jovens devem ter com os animais e como é importante ter em suas vidas um bicho de estimação. "No futuro, quero que Porto Alegre tenha uma parceria com as instituições que cuidam de animais para que o nosso trabalho seja interligado e de excelência", concluiu. (JD)
PARQUE - Sofia Cavedon (PT) afirmou que é preciso haver uma audiência pública para que se explicite à população de Porto Alegre o projeto que delimita a parte do Parque Saint-Hilaire pertencente a Porto Alegre. "Essa nossa posição serve para dar voz aos cidadãos que estão inconformados com a proposta para o parque", disse. Segundo a vereadora, a sociedade pode e deve participar das propostas que usam dinheiro público para se sustentar e que estas pessoas não podem ser ameaçadas para que não tenham voz. (JD)
CORRUPÇÃO - Idenir Cecchim (PMDB) citou as corrupções de grandes empresas brasileiras. Vemos e ouvimos diariamente, em rádios, programas de televisão e jornais, pessoas influentes envolvidas em esquemas absurdos de corrupção, disse. O vereador abordou o tema da Operação Zelotes, que investiga um dos maiores esquemas de sonegação do país e finalizou: Ainda acredito nas pessoas de bem, que darão a volta do por cima, enquanto todos os envolvidos nesta Operação sejam devidamente punidos.
LEITURA - Fernanda Melchionna (PSOL) falou sobre Orçamento para o próximo ano e ressaltou a luta para trabalhar de forma conjunta com a Prefeitura. Por mais boa vontade que tenha a equipe, faltam recursos. Fernanda destacou a falta de equipamentos, monitores e suporte para desenvolver trabalhos de leitura em escolas públicas de Porto Alegre. Temos R$ 2 mil para o projeto que estimula a leitura nas escolas. É desrespeitoso. Caxias do Sul disponibilizará R$ 400 mil para o mesmo tipo de projeto. (CPA)
Texto: Juliana Demarco (estagiária de Jornalismo)
Clara Porto Alegre (estagiária de Jornalismo)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)