Plenário

Sessão Ordinária / Lideranças

Nos tempos de Lideranças da sessão ordinária desta quarta-feira (30/9), os vereadores de Porto Alegre abordaram o seguintes assuntos:

DESPEDIDA - Carlos Casartelli (PTB) comunicou que irá se afastar do cargo de vereador na próxima sexta-feira (2/10). "Foi bastante gratificante o tempo que passei aqui nesta Casa e percebi que, em pouco tempo, tive a oportunidade de dialogar e criar parcerias com todos os meus colegas", disse. O vereador destacou ainda que irá levar boas recordações da Câmara Municipal de Porto Alegre e disse que a sua relação de amizade com os outros vereadores será levada para fora do âmbito político. "Obrigado a todos que fizeram parte da minha história como vereador", concluiu. (JD)  

RECONHECIMENTO - Kevin Krieger (PP) afirmou que o trabalho de Carlos Casartelli como vereador de Porto Alegre foi extremamente importante. "Nas questões da saúde tu foste o nosso guru e tivemos a oportunidade de tirar as nossas dúvidas sobre o assunto contigo", disse. Krieger destacou que a atuação do vereador Casartelli em outros âmbitos também foi importante na medida em que ele externou toda a sua experiência como homem político. "Orientou nosso governo para ser melhor em suas atividades e fizeste diversas vezes a ponte entre áreas em que teve a oportunidade de atuar", ressaltou. (JD) 

ANIMAIS - Lourdes Sprenger (PMDB) afirmou que os vereadores fazem a sua parte na busca por melhorias para os animais. "Estamos agora tendo o cuidado de acabar com doenças típicas de animais para que eles não morram", disse. A vereadora destacou que há uma dificuldade em atender os cavalos que carregam carroças, pois os exames são caros e os donos das carroças não possuem verba para pagá-los. Estamos muito acomodados e não estamos ajudando em nada estes carroceiros que dependem dos seus cavalos para sobreviver. Temos de oferecer exames gratuitos a eles", disse. (JD)

CONJUNTO - Mônica Leal (PP) destacou que foi pega de surpresa com a notícia de que Carlos Casartelli iria retornar à suplência de vereador. "Estamos sempre pensando em um bem maior para a população e nós, na Câmara, trabalhamos como um time. E o vereador Casartelli sempre manteve um trabalho de excelência como gestor que trabalha com causas e ideais que vão além de legendas políticas", disse. A vereadora ressaltou que fica triste com a notícia, "pois a Câmara e a população irão perder um vereador ligado a uma área que nos é muito cara, a saúde. (JD) 

CORRUPÇÃO - Airto Ferronato (PSB) afirmou que o país está vivendo um período de corrupção que se "esparrama" por todos os cantos. "No que se refere à corrupção federal, a presidenta Dilma Rousseff disse que estamos vivendo um tempo de melhora na constatação, averiguação e punição dos corruptos", disse. O vereador ressaltou que podemos confiar no trabalho que a Controladoria Geral da União exerce, pois ela trabalha no controle de prevenção da corrupção. "Mas a CGU está na iminência de perder o seu status de controladora, como querem alguns, e este fato fará com que ela perca a possibilidade de denunciar e definir sanções para empresas que burlam licitações", destacou. (JD)

CASARTELLI – Saudando o colega Carlos Casartelli (PTB), que está de saída da Câmara, Jussara Conny (PCdoB) lembrou que sua relação com o petebista vem de muitos anos. Farmacêutica, ela vê no médico que também atua politicamente um aliado na construção do Sistema Único de Saúde (SUS). "Foi alguém que trouxe ensinamentos, trocas, esteve presente na luta política por democracia e condições mais dignas de vida", sintetizou, elogiando-o por ser exemplo de "unidade e amplitude política". (CV)

BANRISUL – Lamentando a saída de Carlos Casartelli da Câmara, Tarciso Flecha Negra (PSD) utilizou seu discurso para elogiar o incentivo financeiro que o Banrisul passará a dar aos clubes das séries C e D do campeonato gaúcho de futebol, o Gauchão. Ex-jogador e ídolo gremista, Tarciso disse conhecer o drama destas pequenas equipes, pois, como treinador, já trabalhou com elas. "São agremiações que dependem de um ou outro empréstimo de jogador da dupla Grenal. Além disso, a realidade no interior é que só há atividades e dinheiro por seis meses. O Banrisul vai ajudar o futebol gaúcho", acredita. (CV)

MACHISMO – No último final de semana, na fronteira entre Santana do Livramento e Rivera, situadas, respectivamente, no Brasil e no Uruguai, foi realizada a quarta ação da Marcha Mundial de Mulheres (MMM). Sofia Cavedon (PT) esteve no evento e relatou as discussões políticas que acompanhou. "O fundamental é que seguiremos em marcha até que sejamos todas livres do capitalismo patriarcal, machista, racista e colonialista que nos oprime, bem como dos mercados financeiros e das grandes empresas transnacionais", resumiu, definindo o Estatuto da Família, recentemente aprovado em comissão da Câmara dos Deputados, é um manifesto religioso. (CV)

ESTATUTO - "Desrespeito a todos os tipos de família". É assim que a vereadora Fernanda Melchionna (PSOL) definiu o Estatuto da Família, aprovado em comissão da Câmara dos Deputados, em Brasília. Alegando que outras configurações de família que não envolvam um homem e uma mulher também devem ser reconhecidas como tal, a vereadora vê conservadorismo na medida. "Tentam banir a realidade, esconder a diversidade e omitir as várias formações de famílias brasileira", criticou. (CV)


Texto: Juliana Demarco (estagiária de Jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)