Sessão ordinária / Lideranças
No período de Lideranças da sessão plenária desta quinta-feira (13/9), os vereadores de Porto Alegre trataram dos seguintes temas:
FARROUPILHA Bernardino Vendruscolo (PSD) alertou que a Câmara ainda não recebeu a prestação de contas dos festejos farroupilhas de 2011. Citou a Lei 10.939 que determina um prazo de 30 dias após o termino do evento para que as contas sejam apresentadas. O vereador também denunciou medida acautelatória do Tribunal de Contas do Estado contra o Departamento Municipal de Habitação que investiga possíveis prejuízos ao erário em razão de contrato com empreiteira, quando foram gastos mais de R$ 7 milhões, quando o valor a ser aplicado não passaria de R$ 1,7 milhão. (FD)
ESQUIZOFRENIA - Paulinho Rubem Berta (PPS) saudou a Associação Gaúcha de Familiares de Pacientes Esquizofrênicos e Demais Doenças Mentais (Agafape). Lembrou que, há cerca de um ano, foi procurado por representantes da entidade. Segundo Paulinho, a Agafape estava preocupada com o pedido para sair do prédio que ocupa, pertencente ao INSS. Mas, conforme o vereador, felizmente, em reunião da Cuthab realizada em 28 de agosto, uma representante da Secretaria Municipal da Saúde anunciou que já havia um prédio em vista para a Agafape. Paulinho agradeceu ao respeito e carinho da SMS. Agora a Agafape não corre mais risco, comemorou. (CB)
LAMI Dr. Thiago (PDT) convidou para a 1ª Semana do Lami , que está sendo realizada desde o dia 10 até 15 de setembro. O evento, segundo o vereador, oferece atrações como debates sobre a história do bairro e a Copa do Mundo, almoço em granja dos Caminhos Rurais, desfile, missa, ação da Secretaria dos Direitos Animais (Seda), que vacinará cães e gatos, e feira de artesanato. Dr. Thiago também disse que o Lami espera ser beneficiado pelo transporte hidroviário, assim como todo o Extremo Sul. O vereador ainda informou que a justificativa de seu voto contrário ao projeto sobre o salário dos vereadores está no Facebook e na Internet. A mim não vão vergar. A coerência não nos pode faltar, afirmou. (CB)
CONTAS - João Antonio Dib (PP) disse que a prestação de contas do Acampamento Farroupilha é feita pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), que organiza o evento, referindo-se à cobrança do vereador Bernardino Vendruscolo (PSD). Dib comentou também texto lido por Bernardino relativo a pedido de esclarecimento do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Lembrou que o TCE acompanha a execução de obras, orçamentos e licitações e, quando tem dúvidas, se manifesta e pede esclarecimentos. No documento lido, segundo Dib, o TCE não está acusando o Executivo, mas pedindo explicações. (CB)
ELEIÇÕES - Adeli Sell (PT) prosseguiu com os comentários sobre a legislação eleitoral e abusos cometidos por alguns candidatos e pela fiscalização. Na sua opinião, há diferença entre colocar uma placa num lugar indevido (o que, na sua opinião, pode acontecer por engano) e manipular a máquina pública usando retroescavadeiras e caminhões da prefeitura para fazer melhorias nos bairros com o objetivo de obter votos. Para ele, isto sim é ilegal. Adeli contou que ele e outros vereadores pediram rigor contra os abusos, mas não foram atendidos. (CB)
Textos: Flávio Damiani (reg prof 6180)
Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)