Plenário

Sessão Ordinária/ Lideranças

Airto Ferronato Foto: Mariana Fontoura
Airto Ferronato Foto: Mariana Fontoura
Durante o período destinado às comunicações de Lideranças, na sessão plenária desta segunda-feira (23/4), os vereadores trataram dos seguintes temas:

CPI - João Antônio Dib (PP) voltou a dizer que o Executivo já havia prestado todas as informações pedidas pelos vereadores a respeito dos dois convênios entre a prefeitura e o Instituto Ronaldinho. "O Executivo não está preocupado com a CPI, pois todos os esclarecimentos foram dados", disse Dib, afirmando que não houve interesse dos vereadores em ler os documentos enviados pela prefeitura. "Se eu fosse o presidente da CPI, o Assis Moreira estaria presente na quinta-feira para depor na CPI. No entanto, vão trazer a mãe do Assis para depor. Eu não brinco de vereador, sou vereador o tempo todo", afirmou Dib. (CS)

INGRESSO - DJ Cassiá (PTB) disse acreditar que CPI do Instituto Ronaldinho não será utilizada como bandeira política dos vereadores e submetida aos interesses dos partidos. Também manifestou sua convicção de que o relator da CPI, vereador Waldir Canal (PRB), procurará buscar a verdade dos fatos. Lembrou também que, no final do ano passado, a Câmara havia aprovado projeto de lei que previa desconto de meia-entrada para jovens e estudantes. Segundo ele, a lei sancionada pelo prefeito dá o desconto de 20% em grandes espetáculos, mas os promotores do show da cantora Madonna não estariam querendo dar o benefício. "O Procon tem de acompanhar a aplicação desta lei em Porto Alegre, a Lei tem de ser cumprida." (CS)

JOVENS - Márcio Bins Ely (PDT) manifestou a solidariedade do seu partido às famílias dos 77 jovens da juventude trabalhista britânica que foram assassinados na Noruega no ano passado, sendo a maioria deles menores de 20 anos. Ressaltou que o partido a que pertenciam os jovens é filiado à Internacional Socialista, agremiação à qual o PDT também é filiado. Também lembrou que, durante o período em que foi secretário municipal do Planejamento, no atual governo do Município, pode acompanhar os trabalhos do Conselho do Plano Diretor, e destacou que as reuniões de trabalho são abertas ao público e ocorrem todas as terças-feiras. (CS)

TÚNEL - Nelcir Tessaro (PSD) disse que, quando ocupou interinamente o cargo de prefeito, teve oportunidade de verificar as obras realizadas no Túnel da Conceição. Lembrando que havia alertado sobre o estado precário do túnel, que não aparentava ter sido reformado, disse não ter ficado surpreso ao ler notícia na imprensa dando conta que o Túnel da Conceição estava apresentando problemas de infiltração de água. "Os carros transitam pelas poças d"água ao longo do túnel. Há infiltrações na parede em toda a extensão dele. É preciso verificar que tipo de material foi utilizado na obra e haver uma inspeção do Tribunal de Contas. (CS)

ANTROPÓLOGO - Sebastião Melo (PMDB) convidou todos para a conferência com o antropólogo Roberto Da Matta, às 19 horas desta terça-feira, na Câmara, quando será instalada solenemente a comissão especial de revisão do Código de Posturas. “Tenho certeza de que o professor DaMatta vai contribuir em muito para a revisão do Código”, disse. Melo afirmou que o Código de Posturas é uma lei defasada. “Não consegue abranger comportamentos humanos do século 21”, frisou. Segundo o vereador, a comissão, da qual é presidente, pretende, em  90 dias, entregar um pré-projeto de revisão. Melo ainda disse que é um equívoco a CPI do Instituto Ronaldinho chamar Roberto de Assis Moreira antes de analisar os documentos entregues pelo Executivo. (CB)

ELEIÇÕES - Adeli Sell (PT) criticou manchete de jornal sobre investigação de crimes no RS. Segundo o vereador, os dados se referem a 2010, quando Tarso Genro ainda não era governador, mas a matéria dá a entender que são atuais. “Por que essa manchete sem data?”, indagou. “Começou a campanha eleitoral de 2014, e onde está a Justiça Eleitoral?” Conforme Adeli, o político que “coloca qualquer coisa no Twitter é cassado”, mas a Justiça Eleitoral não fiscaliza esse tipo de “mau jornalismo”. Adeli disse que seu partido quer saber como será o processo eleitoral e a fiscalização em 2012. “Se depender do PT, será civilizado”, garantiu. (CB)
 
REUNIÕES - Airto Ferronato (PSB) lamentou que duas comissões provisórias importantes estejam acontecendo simultaneamente nas dependências do Legislativo. Segundo Ferronato, a CPI do Instituto Ronaldinho Gaúcho tem tido encontros as quintas-feiras pela manhã, no mesmo horário, 10 horas, da comissão que trata dos assuntos da Copa 2014. “Eu, que presido a comissão da Copa, não vou permitir que ela seja esvaziada”, prometeu. De acordo com o vereador, uma comissão não pode prejudicar a outra. “Nossa comissão presta relevantes serviços à comunidade”, disse Ferronato. O vereador defende que é preciso organizar melhor os eventos. (RA)

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Regina Andrade (reg. prof. 8423)