Plenário

Sessão Ordinária / Lideranças

Na sessão desta segunda-feira (18/2), vereadores e vereadoras trataram dos seguintes assuntos no período de Lideranças da sessão plenária:

POLUIÇÃO - Alceu Brasinha (PTB) disse que analisou a III Perimetral e ficou espantado com sua poluição visual. “Contei 210 outdoors entre as avenidas Sertórios e Teresópolis”. De acordo com Brasinha este assunto precisa ser debatido. “São quase 1.600 metros de comprimento se colocarmos um cartaz ao lado do outro”. Na sua opinião, tanta informação pode dispersar a atenção dos motoristas. “Defendo que a exposição deveria ser de 300 em 300 metros”. O vereador falou ainda da Avenida Baltazar de Oliveira Garcia, Zona Norte da Cidade. Disse que nesta terça-feira (19/2) a Comissão de Urbanização, Transportes e Habitação (Cuthab) irá visitar as obras dessa avenida. (RA)

ONDA VERDE I  - Carlos Comasseto (PT) afirmou ter ficado surpreso com notícia informando que a EPTC estaria inovando implantando a “onda verde” na III Perimtral. “Há mais de 10 anos a Administração Popular já fazia isto em Porto Alegre”, informou. Para Comasseto com esta medida o secretário Luis Afonso Sena, da EPTC, demonstra a falta de projetos para a Cidade. “E diz que vai inovar”. O vereador comentou ainda pesquisa publicada pela CNT/Sensos dando conta de que o governo Lula continua crescendo em todas as faixas analisadas pelo Instituto. “Nossa administração federal vai muito bem”, afirmou Comasseto. (RA)

ONDA VERDE II - João Dib (PP) cumprimentou o secretário Luis Afonso Sena pelo projeto Onda Verde, que implanta sincronismo nos semáforos. Dib lembrou que tentou, em 1977, aprovar projeto na Câmara Municipal para arrecadar verbas para incluir a Onda Verde e implantar sistema de TV para controle no trânsito. "Lamentavelmente, a Câmara não autorizou o contrato. E o secretário Sena retomou o que durante 16 anos a cidade não fez", observou, concluindo que "felizmente, o prefeito José Fogaça tem uma mentalidade avançada e nós temos várias cameras de TV, não apenas na área central como nos bairros afastados". (TG)

PLANEJAMENTO - Dr. Raul (PMDB) destacou a importância do planejamento familiar, tema que discute há mais de 25 anos, e está em projeto de sua autoria, criando o Centro Especializado de Planejamento Familiar. O vereador analisou que o planejamento familiar efetivo pode trazer a solução para outros problemas, como a drogadição e as crianças nas ruas. O objetivo do Centro é fazer com que as pessoas tenham desde palestras até tratamentos. "Vamos fazer de tudo para que isso modifique a situação em Porto Alegre e estamos trabalhando esse problema também a nível nacional, para que o Brasil possa avançar na área de planejamento familiar". (TG)

FAIXAS - José Ismael Heinen (Dem) chamou a atenção ao cumprimento das leis redigidas na Câmara Municipal. Heinen lembrou de lei que institui ampla campanha a respeito do uso das faixas de segurança na Capital. "Nunca morreu tanta gente em acidentes nesse país, e tudo começa com a cultura de cumprimento das leis e normas. Nós temos faixas de segurança em Porto Alegre que não são respeitadas e infratores que não são punidos". O vereador exigiu da EPTC e do governo municipal que definam quais serão as atividades dos dias em que haverá a campanha, e garantiu que seu gabinete sairá nas ruas para distribuir material de esclarecimento no uso das faixas. "Queremos economizar vidas". (TG)

LIXO - Ervino Besson (PDT) divulgou dados sobre a coleta de lixo do DMLU. "Há poucos meses, o DMLU recolheu no arroio dilúvio aproximadamente 70 toneladas de lixo e agora, novamente, fez mais uma limpeza". Segundo as informações do vereador, 70% desses produtos poderiam ser reaproveitados pela reciclagem. "A população costuma cobrar tudo dos órgãos públicos, mas muitas dessas pessoas colocam os lixos nos arroios, nas calçadas". Besson também chamou a atenção para as pixações feitas em patrimônios públicos. "A beleza da cidade é nossa", assegurou, sugerindo que seja feita uma campanha entre a Câmara Municipal, as comunidades e as escolas, para buscar mais cuidados à Capital. (TG)

CIDADES – Cláudio Sebenelo (PSDB) relatou o sucesso da Conferência Mundial Sobre o Desenvolvimento das Cidades, realizado semana passada em Porto Alegre. Cumprimentou em especial o prefeito José Fogaça e o então secretário da Governança Local, Cezar Busatto, que considerou “o grande articulador do evento, e foi indiscutivelmente um dos responsáveis pelo sucesso da Conferência”, elogiou. Sebenelo ponderou que era necessária uma mudança no município, como fez, por exemplo, a cidade de Bogotá em relação a área da segurança. “A cidade está eufórica, mas consciente que fez da conferência a busca por soluções. O manancial de idéias será utilizado”, ressaltou. (LO)

Regina Andrade (reg. prof. 8423)
Taidje Gut (reg. prof. 13614)
Leonardo Oliveira (reg. prof. 12552)