Plenário

Sessão ordinária / Lideranças

No período destinado às comunicações de Lideranças, na sessão ordinária desta quarta-feira (24/9), os vereadores trataram dos seguintes temas:

ANIMAIS - Pedro Ruas (PSOL) elogiou a atuação do governo municipal em relação ao direito dos animais na capital e lembrou do trabalho da Secretaria Especial dos Direitos dos Animais (Seda). “Porto Alegre, comparando com outras capitais do nosso país, é uma cidade que está na frente”. Ruas contou que a conclusão foi tirada após uma pesquisa feita por ele e sua equipe considerando dez cidades brasileiras. O vereador também disse não ter problemas em falar bem da gestão atual quando necessário. “Temos uma posição de oposição permanente, mas sem nunca deixar de ver quando algo está correto”.  (JM)

IDOSOS - Elizandro Sabino (PTB) falou sobre sua participação no ato de abertura oficial do Mês do Idoso na Capital. O vereador elogiou a mobilização feita pelas entidades que promoveram a marcha. “Uma mobilização ordeira, uma caminhada pacífica”, comemorou. Sabino também lembrou de dois projetos de lei de sua autoria sobre o tema. Um referente às casas de passagem ao idoso e outro sobre a publicização da lei dos 50% de desconto para idosos em espetáculos. (JM)

ANIMAIS II - Bernardino Vendruscolo (PROS) se disse surpreso com a fala de Pedro Ruas (PSOL) em relação a atuação da Seda. “Me chamou a atenção esse seu elogio. Eu tenho visto muitos animais abandonados”, disse. O vereador lembrou que foi favorável à criação da Secretaria Municipal dos Direitos Animais (Seda), entretanto, questionou sua atuação. “Nunca encontrei a Seda agindo efetivamente na cidade”, criticou. (JM)

DESVIO - Idenir Cecchim (PMDB) mostrou a matéria A Arte de Roubar dos Pobres, na revista Veja, sobre suposto desvio de dinheiro feito por políticos do PT no Nordeste do Brasil. A verba deveria ser utilizada para a construção de casas na região. “Eu acho que isso é de indignar. Não vou deixar de fazer o que sempre fiz aqui: denunciar falcatruas”, afirmou. (JM)

RESPEITO - Paulinho Motorista (PSB) afirmou que é preciso respeitar os idosos em todos os âmbitos da convivência social."Eles merecem o apreço de todos nós principalmente porque um dia chegaremos nesta idade e iremos reivindicar tal postura da sociedade", disse. O vereador ressaltou a importância de esta consideração com a população idosa ser passada de geração para geração, para que a reflexão seja aperfeiçoada e fundamentada por indivíduos de todas as idades. (JD)

FOME - Alberto Kopittke (PT) criticou a falta de divulgação da imprensa sobre a retirada do Brasil do chamado mapa mundial da fome, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU). "Confesso que achei que isso jamais iria acontecer, pois a imagem que o Brasil passava até pouco tempo ao exterior era a de crianças morrendo de fome, como se esta fosse a realidade natural e imutável do nosso país", afirmou. Kopittke ressaltou que o Brasil, durante dez anos, foi o país que mais reduziu a miséria da sua população, servindo de exemplo a outros países. O vereador afirmou que os motivos pelos quais a ONU retirou o Brasil do mapa foram a implantação do programa Bolsa Família e a geração de milhões de empregos. "O Brasil não é mais a referência de miséria e fome para o mundo", disse. (JD)

Texto: Juliana Mastrascusa (estagiária de Jornalismo)
          Juliana Demarco (estagiária de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)