Plenário

Sessão Ordinária / Lideranças e Grande Expediente

Nagelstein (e) vai para a Smurb e Pablo Mendes Ribeiro assume na Câmara Foto: Elson Sempé Pedroso
Nagelstein (e) vai para a Smurb e Pablo Mendes Ribeiro assume na Câmara Foto: Elson Sempé Pedroso (Foto: Elson Semp Pedroso/CMPA)
Na sessão de hoje (23/2), os vereadores de Porto Alegre trataram dos seguintes temas nos discursos de Grande Expediente e de Lideranças:
 
TRABALHADORES – Cláudio Janta (SDD) destacou  que o povo brasileiro vive em meio a grandes turbulências, desvios de dinheiro público, especialmente no que diz respeito a verba destinada aos direitos dos trabalhadores. “A presidente tirou a representação dos trabalhadores no fundo do Conselho do Desenvolvimento Econômico, há entraves no saneamento e habitação", ressaltou. O parlamentar afirmou que milhares de trabalhadores de polos navais estão sendo demitidos e que por isso iniciará, junto à Força Sindical, visitas a todos os polos do Brasil para fazer o levantamento do número de demissões diretas e indiretas. Janta também criticou o reajuste na tarifa dos ônibus. “Os empresários foram dizer que os ônibus só dão um lucro de 20 centavos, mas sabe-se que seu lucro gira em torno de R$ 3,4 milhões. Pobres empresários”, ironizou.(LV)

ESTUDANTES – Jussara Cony (PCdoB) informou que na próxima quarta-feira haverá um ato em frente a Faculdade de Direito da Ufrgs, momento em que irão abraçar uma árvore que é o símbolo da luta do movimento estudantil. “Em 1972, éramos estudantes ligados aos movimentos dos diretórios acadêmicos e realizamos a primeira semana acadêmica de estudantes farmacêuticos, que reuniu 600 estudantes. Naquela época, a Agapan começava a se tornar uma referência histórica na luta pelo meio ambiente”, contou. Cony relatou que em 1975, ela e outros companheiros, alguns deles hoje vereadores da Capital, se posicionaram contra o corte de árvores para a construção do viaduto da João Pessoa. “Às 11h do dia 25 de fevereiro daquele ano, o companheiro Carlos Alberto Dairéu subiu em uma árvore e deu início a uma grande mobilização estudantil na luta pelas liberdades democráticas. Estão todos convidados para o ato”, concluiu.(LV)

INVASÃO - Professor Alex Fraga (PSOL) deu visibilidade a uma notícia que, segundo ele, não teve repercussão na grande mídia. “No dia 19 de fevereiro uma ocupação no bairro Rubem Berta foi invadida por policiais militares que espancaram e sufocaram com sacos plásticos os moradores que ocupavam a área. Parece coisa de filme, crime de tortura. Quando os homens da lei agem fardados, estão sob o manto do poder Executivo”, disse, ao salientar que o governador Sartori deve atentar para essa situação inaceitável. “Direitos civis estão sendo lesados. Por isso, amanhã na Comissão de Direitos Humanos, às 14h, convido a todos para junto com os membros da comissão ouvirmos os envolvidos”, concluiu. O parlamentar ainda fez o alerta sobre aterro sanitário desativado na zona sul da capital e que produz o gás metano. “Este gás pode ser utilizado como fonte de energia e baratear inclusive o transporte coletivo”, finalizou.(LV)

TRANSPORTE - Marcelo Sgarbossa (PT) disse que a atual tarifa do transporte público desestimula a utilização do transporte coletivo. “O índice de passageiros por quilômetro vem reduzindo ao longo dos últimos anos. Observamos que alguns dos fundamentos do novo cálculo da tarifa, criados em decreto do dia 9 de fevereiro de 2015, não têm justificativa plausível. Exemplo disso é a redução da vida útil dos pneus e o aumento do consumo do combustível, que passa a ser 74 % maior. Antes as tarifas eram calculadas pelo valor do diesel fornecido pela Agência Nacional do Petróleo, agora a Prefeitura utiliza como fonte de referência o valor fornecido pelas empresas. A prefeitura deve se explicar sobre isso”, concluiu, ao informar que ingressou com ação popular cujo mérito é a anulação do decreto. “Seguimos lutando junto com os partidos de oposição para termos uma tarifa mais justa”, destacou. (LV)

POSSE -
Cláudio Janta (SDD) criticou a data escolhida para a posse do vereador Valter Nagelstein (PMDB), escolhido para ser o novo secretário municipal de Urbanismo da Capital. "Poderia ser em qualquer horário ou data, menos em plena segunda-feira, onde nós vereadores estamos trabalhando arduamente", disse. Janta lamentou não poder ir à cerimônia de posse dos novos secretários, mas ressaltou que o seu compromisso como vereador é dentro da Câmara Municipal, votando projetos em benefício da população porto-alegrense. (JD)

BINÁRIO - Mário Bins Ely (PDT) falou sobre o novo binário das avenidas Borges de Medeiros e Praia de Belas. “Com a implantação do binário, torna-se importante uma melhor sinalização para os carros e pedestres, localizados no sentido zona-sul e centro. A modificação é válida sendo uma intervenção no trânsito do interesse coletivo, mas precisa ser ajustada. Os servidores da EPTC e a equipe técnica da estratégica de implementação do binário devem estar atentos. Minha equipe e eu fizemos o trajeto “in loco” nos dois sentidos para prestarmos a nossa contribuição”, destacou Bins Ely. O vereador parabenizou esta intervenção na cidade e acrescentou 30 mil ônibus circulam no referido local do binário, onde é preciso haver ajustes de horários nas sinaleiras de pedestres. (MK)

TORCIDA – O vereador Dinho do Grêmio (PRB) prestou homenagem aos colegas Valter Nagestein (PMDB) e Nereu D´Ávila (PDT), que fizeram projetos alusivos de reconhecimento aos atletas Tinga e Fernandão, respectivamente. “Agradeço aos colegas vereadores pela homenagem aos dois atletas, importantes nomes da história do Rio Grande do Sul. Parabenizo também à torcida do Internacional pela conquista da torcida mista, no próximo Grenal”, observou. (MK)

DESPEDIDA - Valter Nagelstein (PMDB) destacou um projeto de lei de sua autoria, que está em tramitação na Casa, que objetiva dar mais transparência ao Portal da Prefeitura no que tange o aumento das tarifas de ônibus. Nagelstein também fez sua despedida e agradeceu ao líder do seu partido, vereador Idenir Cecchim (PMDB), bem como à vereadora Lourdes Sprenger e ao Professor Garcia pela parceria. “Quero me dirigir também a todos vereadores, incluindo o novo vereador Pablo Mendes Ribeiro, e convidá-los para a minha solenidade de posse como secretário municipal de Urbanismo, que acontece logo mais no Paço Municipal. A nossa vontade de fazer o bem e de construir uma sociedade melhor é grande. Digo até logo, desejo sucesso ao Pablo. Peço a Deus que eu seja iluminado neste novo desafio. Rogo e desejo que possa encontrar aqui com meus pares a solução dos problemas para construir este período para o bem de Porto Alegre”, afirmou. (MK).

DESPEDIDA II - João Carlos Nedel (PP) referenciou o vereador Valter Nagelstein, em nome da sua bancada, pelo novo cargo. “Vereador, você está assumindo um novo desafio em prol do desenvolvimento da nossa cidade. Meus cumprimentos”. Nedel afirmou também que o processo com os dados referentes ao aumento das tarifas do transporte coletivo estará à disposição da sociedade, a partir desta terça-feira (24/2), na Comissão de Finanças e Orçamento (Cefor). “Nós tivemos o aumento da tarifa do ônibus, este processo estará à disposição da população de Porto Alegre. A bancada do PT entrou com uma ação popular contra o aumento, mas não sabe o motivo que levou a esta resolução. Só lamento em terem se antecipado a fazer uma ação popular, sem saber dos detalhes. Isso é oportunismo político, demagogia. Do contrário, penso que foram poucos os protestos contra os aumentos da gasolina, diesel e energia elétrica, do governo federal.” (MK).

COPA - Márcio Bins Ely (PDT) disse que ao participar de um seminário que discutiu o legado pós-Copa, visitou todas as obras prometidas para a Copa do Mundo 2014, realizada no Brasil. Afirma que as obras que não foram entregues encontram-se no processo de conclusão. Uma delas é viaduto que acabou com o X da Rodoviária, entregue em tempo hábil. Citou algumas obras que encontram-se paradas nas avenidas Ceará, Anita e Cristóvão Colombo e que estão prestes a serem retomadas. Outra obra destacada por Bins Ely é o viaduto da 3ª Perimetral sobre a Avenida Bento Gonçalves, em fase final de entrega. Lembrou ainda os corredores dos BRTs em plena expansão e a implantação do binário das avenidas Borges de Medeiros e Praia de Belas. Finalizou justificando que algumas obras pararam por falta de material ou ajustes com as construtoras. (FD)

GIT - Mauro Pinheiro (PT) comunicou que recebeu uma comitiva de servidores  aposentados da Secretaria Municipal da Administração reivindicando o reajuste salarial dos servidores da SMA que favorece os aposentados. Reclamaram que não receberam a Gratificação de Incentivoao Desempenho (GID), dada aos servidores da ativa. Mauro Pinheiro entende os 165 servidores inativos têm este direito e pediu à liderança do governo na Câmara para ajudar na mediação das negociações junto ao prefeito da Capital. (FD)

AÇÃO - Sofia Cavedon (PT) comentou a ação popular da bancada do Partido dos Trabalhadores na Justiça questionando o reajuste da tarifa dos ônibus de Porto Alegre. A ação exige a abertura da planilha de custos dos pneus e o levantamento de dados para a coleta de preços para insumos. Segundo ela, é inexplicável a prefeitura deixar de fazer os cálculos dos gastos baseando-se nas notas fiscais de compras das empresas para definir o preço da passagem. “São empresas que deixam de participar de licitações, acordadas com empresas do país, para chantagear a prefeitura”. (FD)   

Texto: Lisie Venegas (reg. prof. 13.688)
          Juliana Demarco (estagiária de Jornalismo)      
          Mariana Kruse (reg. prof. 12088)
          Flávio Damiani (reg prof 6180)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)