Plenário

Sessão ordinária / Lideranças e Comunicações

Vereador Tarciso Flecha Negra (PSD) Foto: Josiele Silva
Vereador Tarciso Flecha Negra (PSD) Foto: Josiele Silva (Foto: Josiele Silva/CMPA)
No período de Comunicações e Lideranças da sessão ordinária da Câmara Municipal de Porto Alegre desta quinta-feira (9/7), os vereadores destacaram os seguintes temas:

FALCIFORME - Tarciso Flecha Negra (PSD) lembrou que no próximo sábado (11/7), às 9h30min, ocorrerá no Plenário Ana Terra, da Câmara, o seminário ‘A Saúde e a Beleza da Mulher Negra’. Segundo o parlamentar, o destaque será para a palestra sobre anemia falciforme, uma doença genética e hereditária, que tem incidência predominante em negros e que se caracteriza por uma alteração nos glóbulos vermelhos. Flecha Negra também destacou ter gravado programa na TV Câmara sobre lei de sua autoria que torna obrigatório os bancos instalarem biombos em frente aos caixas de atendimento. “O programa devera ir ao ar na próxima terça-feira. Essa lei é um direito que os usuários de banco devem ter”, concluiu. (LV)

RUÍDO - Professor Garcia (PMDB) comentou os transtornos que o uso de som amplificado no Centro Histórico tem causado aos moradores. “Moradores e empresários da Rua da Praia, Borges de Medeiros e Voluntários da Pátria reclamam e estão mobilizados, pois afirmam que a situação está insustentável”, disse. “O ideal é chegar a um denominador comum. Por isso, promoveremos reunião na Cece para discutirmos que rumo podemos dar a esse assunto, e a Smic é peça fundamental nesse processo, pautado pelo bom senso”. Garcia também parabenizou a Escola Vila Monte Cristo e ressaltou que em 2016 haverá um "divisor de águas" com a entrada em vigor da lei que determina que  todas as crianças com 4 anos de idade sejam matriculadas em escolas. (LV)

PLANEJAMENTO – Dr. Thiago Duarte (PDT) ressaltou a importância do investimento em planejamento familiar na Capital. “Precisamos executar de forma adequada os exames pré-natais de qualidade, buscar tratamentos e serviços preventivos para tentar diminuir a mortalidade infantil e materna. O projeto federal que visa a reduzir os índices de operações cesarianas fere a autonomia das mulheres. Não pode ser válido. Esta medida é anti-democrática e vai contra as medidas obstétricas”, observou Thiago, acrescentando que, com a superlotação dos hospitais, também aumentam os índices de parto domiciliar e, consequentemente, a mortalidade materna e fetal. (MK)

INCENTIVOS - Cláudio Janta (SDD) comentou a medida provisória do governo federal que propõe a retirada de 30% dos salários dos brasileiros para repassar à criação de empresas. "Ele deveria dar incentivos fiscais e não utilizar o salário dos trabalhadores", protestou. Observa que as pequenas e médias empresas são as grandes forças de desenvolvimento do país e "são elas que precisam ser incentivadas, não os grandes empreendimentos". Finalizou saudando a emenda, de autoria do Solidariedade, aprovada no Senado, estendendo o índice de reajuste do salário mínimo aos aposentados. (FD)

Texto: Lisie Venegas (reg. prof. 13.688)
          Mariana Kruse (reg. prof. 12088)
          Flávio Damiani (reg prof 6180)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)