Plenário

Sessão Plenária / Lideranças

No período de lideranças da sessão ordinária desta quinta-feira (3/11) os vereadores trataram dos seguintes assuntos:

VAN I – Adeli Sell (PT) quer saber sobre a utilização de uma van da prefeitura de Porto Alegre para uma atividade religiosa em outro município. Segundo informações recebidas, afirmou Adeli, a assinatura para a liberação do carro é do secretário de Segurança Urbana Nereu D’Ávila, que afirma não reconhecer a mesma. Para Adeli, se existem dúvidas, o secretário deveria ter procurado uma delegacia com a finalidade de realizar uma peritagem na assinatura. “Estou fazendo uma acusação ao secretário, já recebi mais alguns documentos que mostram que o mesmo faz uso da máquina pública”, afirmou Adeli. Para ele, este é um caso gravíssimo. "Estou pedindo ajuda do prefeito para a solução do caso." (RT)

VAN II – Carlos Todeschini (PT) também questiona o uso de viatura da guarda municipal para levar fieis a um culto religioso em outro município. Segundo ele, será aberta uma sindicância para averiguar o uso da van da guarda municipal com autorização do secretário de Segurança Urbana, Nereu D’Ávila, e do chefa da guarda. Para ele, o prefeito precisa ter atitudes duras neste caso. Com relação à ciclovia que deverá ser implantada na Ipiranga, Todeschini acha que a preocupação é pertinente, pois existem fios de alta tensão que poderão causar graves problemas. Para ele, as redes poderiam ser subterrâneas, que seriam mais seguras para os usuários da ciclovia. (RT)

VAN III - Mário Fraga (PDT) disse que o episódio no qual uma van da Secretaria de Segurança Urbana e Direitos Humanos de Porto Alegre transportou irregularmente jovens até a cidade de Taquari vai ser devidamente investigado por sindicância determinada pelo Prefeito. Observou que o secretário Nereu D"Avila reconheceu que houve falha na liberação do veículo e que a assinatura no ofício que permitiu a viagem não é dele. "Quem olha o ofício vê que há uma rasura na data", afirmou Fraga, assegurando que a sindicância provará que a assinatura no documento não é de Nereu. (MAM)

CICLOVIA I - Idenir Cechim (PMDB) disse que o secretário estadual da Infraestrutrura, Beto Albuquerque, que deve estar com pouca ocupação em sua Pasta, pois decidiu cuidar da ciclovia de Porto Alegre na Avenida Ipiranga. "Ele não se preocupa com a RS 118, cujas obras não saem do lugar, nem da licitação de novos pardais, parada desde que assumiu o cargo." Para Cecchim, o secretário foi colocado na "geladeira" pelo governador Tarso Genro e agora quer vir dar palpite na Capital. "Ele que vá cuidar das estradas esburacadas." (MAM)

ÁLCOOL - Elói Guimarães (PTB) elogiou decisão do STF que considerou infração o ato de dirigir alcoolizado, mesmo que o motorista não cause acidentes. "É uma decisão muito importante no sentido de coibir que a pessoa embriagada assuma a direção de um veículo." Segundo Elói, para reduzir o massacre do trânsito brasileiro é preciso criar uma cultura na sociedade de que é inaceitável a combinação de álcool e direção. (MAM)

CICLOVIA II - Luiz Braz (PSDB) disse que as declarações do secretário estadual de Infraestrutura, Beto Albuquerque, configuram uma discussão política visando as eleições do ano que vem. "Se será perigoso para os ciclistas, é perigoso também para os pedestres e os carros que circulam por ali. Teríamos então que imediatamente interditar toda a Avenida Ipiranga." Braz acrescentou que caminha por ali seguidamente e passa de carro diariamente e que o fato de haver rede de alta tensão no local não é motivo para não implantar a ciclovia. (MAM)

LIXO - Tarciso Flecha Negra (PSD) fez um apelo para que as pessoas que ainda estão colocando lixo seco nos contêineres que não o façam mais. “Precisamos saber usar esta ferramenta que está transformando Porto Alegre em uma cidade mais limpa”, pediu o parlamentar. Disse que viu no centro da cidade carroceiros procurando lixo seco nos equipamentos e colocando lixo orgânico na rua. “Eles tiram tudo para fora e colocam nas calçadas o que não vão levar.” O vereador enfatizou ainda que é função de todos os cidadãos da cidade fiscalizar para que esta pratica não aconteça mais. (RA)

VIAGEM I - Waldir Canal (PRB) relatou que esteve em Brasília, onde participou do Encontro Nacional da Tecnologia da Informação. “Lá tomei conhecimento de diversas novidades na área tecnológica no que diz respeito a gestão da coisa pública”, informou o vereador. Falou ainda que, no encontro, vários ministros destacaram a relevância da informática como meio de fiscalização dos gastos públicos. “É um caminho sem volta”, considerou o parlamentar. Ele disse ainda que é preciso estar atento para esse avanço. “Existe um universo muito grande em relação a este segmento.” (RA)

VIAGEM II – Nelcir Tessaro (PSD) falou que também esteve em Brasília participando de reunião na Comissão de Desporto e Turismo da Câmara Federal. “No encontro, falamos sobre a qualificação da mão-de-obra para a Copa 2014 no Brasi.” Disse que ficou muito preocupado com o que ouviu na reunião. “O Ministério do Trabalho está oferecendo cursos com carga horária de apenas 50 horas/aula, enquanto o Senac oferece 120 horas/aula”, enfatizou o vereador, dizendo que considera impossível qualificar uma pessoa neste tempo. Para Tessaro, os taxistas precisam aprender ao menos o espanhol. (RA)
 
CICLOVIA III – Mauro Zacher (PDT) disse que é preciso olhar com muito carinho para as ciclovias e o uso de bicicletas na cidade. “Tenho contribuído no que posso e cobrado do Executivo, a fim de que se faça uma obra que garanta espaço seguro para os ciclistas “, disse o vereador, informando que o Executivo tem feito um esforço para que as obras se concretizem. “A nossa cidade ainda não tem a cultura do uso da bicicleta, por isso é preciso gastar mais recursos nessa conscientização.” Zacher falou ainda que teve oportunidade de viajar e constatar que é possível o uso de bicicleta interagindo com ônibus e carros. (RA)

Regina Tubino Pereira (reg. prof. 5607)
Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)
Regina Andrade (reg. prof. 8423)