Plenário

Sessão Plenária/Lideranças

No período de Lideranças da sessão ordinária desta segunda-feira (14/9), os vereadores abordaram o seguintes assuntos:

CASA - Comentando sua proposta de homenagear a Pequena Casa da Criança, situada no bairro Partenon, na Zona Leste da cidade, o vereador Mendes Ribeiro (PMDB) recordou um pouco do histórico da entidade beneficente fundada em 1926 e "mantida até hoje com os mesmos valores e espírito comunitário". O peemedebista vê nas freiras que mantêm o local há décadas um exemplo de perseverança. "Quando a missão vem do coração tudo é possível. A Casa da Criança cresceu de tanto praticar o bem", acredita. Mendes Ribeiro deixou o convite para que seus colegas e o público que acompanhava a sessão no Plenário prestigiem o jantar de comemoração dos 59 anos da entidade que auxilia jovens em situação de vulnerabilidade social. (CV)

VERGONHA - Dizendo se tratar de um momento em que era vergonhoso pertencer à raça humana, Nereu D"Avila (PDT) comentou o crime praticado em Santa Maria contra um imigrante senegalês. Cheikh Oumar Foutyou Diba, de 25 anos, foi queimado
na manhã de sábado por três homens que também levaram seus pertences. "Realmente é algo inominável e abominável", classificou Nereu. O vereador, porém, reconheceu que há também pessoas interessadas em ajudar o imigrante, a exemplo de um grupo de estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) que militam pela causa dos Direitos Humanos. "A Câmara não pode ficar omissa diante de tudo isso. Por isso que proponho uma moção de repúdio a esse ato", sugeriu. (CV)

GRÊMIO - Na véspera do 15 de setembro, quando o Grêmio Football Porto-Alegrense comemora 112 anos, Tarciso Flecha Negra (PSD) saudou a história e o presente do clube em que consagrou-se quando ainda atuava dentro dos gramados. "Nasci neste mesmo dia 15 de setembro. Vim ao mundo na mesma data em que surgiu o clube que me permitiu realizar todos os meus sonhos", comentou, dizendo possuir grande identificação com o estado por ter contato com o Rio Grande do Sul desde que tinha 15 anos. Aproveitando o discurso de Nereu D"Avila (PDT) a respeito do crime praticado contra o imigrante senegalês em Santa Maria, Flecha Negra fez um apelo. "Não importa onde estejamos, nem quem somos, somos seres humanos", reforçou. (CV)

RURAL - Cássio Trogildo (PTB) comentou o projeto de lei protocolado em 2014 que restabelece a zona rural no município de Porto Alegre. Contextualizando, o vereador lembrou dos apelos feitos pelos produtores rurais nesse sentido, já que não conseguiam crédito rural em função de empecilhos burocráticos e, pelas mesmas razões, não eram autorizados a manter criadouros de animais, conforme determina a legislação estadual. "Essa proposta vai trazer a zona rural para a legalidade. Queremos discutir isto, além da não-cobrança de IPTU, taxa de lixo, bem como as áreas de moradia não regularizadas nestas zonas", antecipou. Trogildo avalia que o projeto de lei da Prefeitura incita uma discussão sobre o desenvolvimento econômico e a segurança alimentar da Capital. "Temos que aprovar o projeto", concluiu. (CV)

RURAL – Engenheiro Comassetto (PT) disse que o PT identifica alguns problemas que precisam ser resolvidos no projeto que trata do retorno da Zona Rural. Segundo ele, a área demarcada como área rural, no projeto, possui comunidades urbanas já instaladas e gravadas como AEIS, tais como o Jardim Floresta e Chapéu do Sol. Também apontou que o projeto grava a Avenida do Lami como zona rural em toda a sua extensão, mas ela também tem agroindústria. Uma fábrica de papel da zona sul, segundo Comassetto, também está situada na área a ser considerada como zona rural, bem como a área da Fase, o projeto do Arado e uma estação de tratamento do Dmae. "É preciso corrigir estes problemas e saber quantos produtores cadastrados existem na cidade. Também é necessário uma nova lei perdoando dívidas fiscais de quem está na zona rural e um programa municipal para licenciamento da agroindústria e produção primária." (CS)

Texto: Caio Venâncio (estagiário de Jornalismo)
Texto: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)