Quinzena da Mulher

Prêmio Mulheres em Ação encerrou Quinzena

Prêmio Mulheres em Ação encerrou Quinzena da Mulher Foto: Elson Sempé Pedroso
Prêmio Mulheres em Ação encerrou Quinzena da Mulher Foto: Elson Sempé Pedroso

O Prêmio Mulheres em Ação foi entregue nesta sexta-feira (16/3), no Plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal. O ato solene encerrou a programação da Quinzena da Mulher, promovida pela Câmara desde 5 de março em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Dione Peña Zanata (Educação), Neusa Lyrio Heinzelmann (Saúde), Eva Atanaides Rodrigues (Direitos Humanos), Iara de Fátima Bueno da Rosa (Comunidade) e Leila Regina Lopes (Política) foram as homenageadas desta edição.

Adeli Sell (PT) destacou que cada vez mais as mulheres estão se posicionando na linha de frente através de suas ações quanto aos direitos de igualdade social e buscando seus espaços na sociedade. Maria Luiza (PTB) ressaltou que as mulheres vêem trabalhando constantemente sua participação na construção da sociedade, “por isso parabenizo a todas vocês pela significativa atuação.”  Sebastião Melo (PMDB) fez referência à Eva Rodrigues pelo trabalho realizado na Vila Cruzeiro, em direitos humanos.  Clênia Maranhão (PPS) falou sobre a busca da visibilidade das mulheres, que no cotidiano trabalham por uma sociedade mais justa. Acrescentou que o prêmio resgata as mulheres que lutam por uma política publica social.

A presidenta do Legislativo, vereadora Maria Celeste (PT), que coordenou o ato solene, afirmou que o prêmio é um reconhecimento do trabalho de cinco mulheres e também a  todas a mulheres de Porto Alegre "que tem um papel  fundamental na cidade e no país". Celeste relembrou o pioneirismo de mulheres que fizeram história, como Luciana de Abreu (na literatura), Elis Regina (na música) e Julieta Battistioli (na política). No final do ato as homenageadas receberam o prêmio e fizeram um discurso de agradecimento.

Criado em resolução de 23 de novembro de 2004 pela Câmara, o Prêmio Mulheres em Ação é destinado a mulheres que se distinguiram na sociedade porto-alegrense por relevantes serviços nas áreas de Educação, Saúde, Direitos Humanos, Política e Comunidade. A indicação é feita pela Mesa Diretora do Legislativo e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim). As agraciadas, que recebem diploma com o brasão da cidade, devem desenvolver atividades relacionadas à promoção e à valorização da mulher.

Alessandra Obem (reg. prof. 6784)