Direitos Humanos

Exposição homenageia o Dia Nacional da Mulher

A deputada Carlota Pereira de Queiroz Foto: Divulgação
A deputada Carlota Pereira de Queiroz Foto: Divulgação
A Câmara Municipal de Porto Alegre é cenário para a exposição que homenageia o Dia Nacional da Mulher – 30 de abril, realizada pela Ação da Mulher Trabalhista (AMT), em conjunto com o gabinete do vereador Delegado Cleiton (PDT). A mostra, batizada de Reconhecimento pela Luta das Mulheres por Igualdade, Justiça e Liberdade, pode ser visitada de segunda a sexta-feira até 9 de maio no saguão do Salão Adel Carvalho, no 2º piso do Legislativo da Capital.

A abertura do evento ocorreu na última segunda-feira (28/4) à noite, com a presença do prefeito José Fortunati; do vereador Cleiton, além da presidente e da vice-presidente da Ação da Mulher Trabalhista (AMT), respectivamente Miguelina Vecchio e Walesca Vasconcelos, que também ocupa o cargo de secretária-adjunta das Mulheres da Secretaria dos Direitos Humanos de Porto Alegre.

“A exposição mostra a força da mulher e um reconhecimento ao que elas têm realizado. Queremos que as mulheres ampliem sua participação e conquistem mais cadeiras nos legislativos”, salientou Cleiton. Fortunati parabenizou o vereador pela sensibilidade ao destacar uma causa social tão importante. “São estas mulheres e tantas outras anônimas que fizeram nossa sociedade chegar a este patamar. Mas ainda é preciso avançar. São ações como estas do vereador que fazem avançar. É uma justa homenagem não à mulher, mas à luta de todas as mulheres”, completou.

Composta por fotos e textos, a exposição traça uma linha de tempo mostrando o trabalho que vem sendo realizado por mulheres no mundo, a partir de séculos passados, que resultaram em conquistas ao longo do tempo. Ente elas, Olympe de Gouges (1759), revolucionária francesa que lançou o manifesto Declaração dos Direitos da Mulher, questionando o direito das mulheres irem ao cadafalso se não podem subir à tribuna. Acabou decapitada. Carlota Pereira de Queiroz, única mulher eleita, entre 214 deputados, para a Assembleia Constituinte, em 1933. Maria Eva Duarte de Perón, conhecida como Evita, primeira dama da Argentina, que foi artista e líder política. Além da presidente Dilma Rousseff e a primeira juíza e desembargadora do Rio Grande do Sul e defensora da causa homossexual, Maria Berenice Dias. 

A Câmara fica na Avenida Loureiro da Silva, 255. Informações pelos telefones (51) 3220-4302 e 9875-4948
 
Texto: Paulo Ricardo Fontoura (reg. prof. 6611)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)