Presidência

Presidente apoia desburocratização do Minha Casa, Minha Vida

Braz (e) disse a Thiago que acredita em mais agilidade por parte da prefeitura Foto: Tonico Alvares
Braz (e) disse a Thiago que acredita em mais agilidade por parte da prefeitura Foto: Tonico Alvares

Uma reunião entre o presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Dr. Thiago Duarte (PDT), e o diretor-geral do Departamento Municipal de Habitação (Demhab), Everton Braz, na manhã desta quarta-feira (6/11), discutiu a situação burocrática que atrasa a execução de projetos do programa Minha Casa, Minha Vida. Uma das questões apontadas é a morosidade na liberação técnica da área de engenharia.

“Existe a necessidade de desemperrar a máquina nestas questões. A desburocratização do processo vai agilizar os programas habitacionais que a cidade precisa”, ponderou Dr. Thiago. Segundo ele, a Câmara vai estudar uma forma de contribuir com a agilidade dos processos, seja apontando ideias ou até mesmo elaborar um projeto de lei que altere requisitos em determinadas etapas técnicas.

Everton Braz afirmou que um dos entraves na primeira parte da obra é de que o responsável técnico não tenha mais autonomia sobre o laudo emitido para avançar etapas na execução dos empreendimentos. O diretor afirmou que o problema pode ser revertido com análise simplificada dos técnicos da área. Entretanto, ele destacou que, com a criação do Escritório de Regularização Fundiária, da Secretária Municipal de Gestão, esses problemas deverão diminuir em alguns meses.

Texto: Leonardo Contursi (reg. prof. 12552)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)