Plenário

Presidente da Agapan apela por cidade mais verde

Melgarejo defendeu o plantio de mais árvores na cidade  Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA
Melgarejo defendeu o plantio de mais árvores na cidade Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

A Câmara Municipal recebeu nesta segunda-feira (14/3), naTribuna Popular, o engenheiro agrônomo e presidente da Associação Gaúcha deProteção ao Ambiente Natural (Agapan), Leonardo Melgarejo. O tema da Tribuna foio temporal que ocorreu em Porto Alegre no dia 29 de janeiro, quando centenas de árvores foram derrubadas pelo vendaval.

Melgarejo iniciou seu discurso falando que esse evento foiinédito e extremo, mas que se repetirá devido às mudanças climáticas ocasionadaspelo aquecimento global. Disse também que tivemos sorte, pois “não temos umasolução estratégica para esse tipo de situação. Os danos poderiam ter sidoevitados com planejamento e assessoria".

O engenheiro agrônomo também criticou o corte de árvoresinadequado, pois isso as fragiliza ainda mais e dificulta a cicatrização. “Precisamosestabelecer critérios para replantio e manutenção de árvores”, sugereMelgarejo.

Ele também fez algumas propostas para a Câmara, como a criação um fórum permanente em defesa do verde; redução de IPTU para quemprotege árvores; e uma política de desenvolvimento do verde. Por fim, fez um apelo por uma cidade maisarborizada e, consequentemente, com mais qualidade de vida: “Porto Alegre vemse tornando cada vez mais cinza. O bem-estar das pessoas e da cidade dependedas árvores. A população está comovida e pede ajuda”.

Texto: Ananda Zambi (estagiária de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)