Plenário

Presidente diz que atuação do Comtu é transparente

Maciel rebateu críticas dos vereadores Foto: Leonardo Contursi
Maciel rebateu críticas dos vereadores Foto: Leonardo Contursi
O período destinado à Tribuna Popular, na sessão ordinária desta quinta-feira (21/11), foi ocupado pelo Conselho Municipal de Transporte Urbano (Comtu) que, através do presidente Jaires da Silva Maciel, prestou esclarecimentos sobre a estrutura e as atribuições do órgão.
 
O presidente explicou que o Conselho trata dos assuntos referentes aos modais de transporte ônibus, táxi, lotação e escolar e rebateu as críticas que o Comtu teria sofrido por parte de alguns vereadores, em sessões anteriores, de que as reuniões eram feitas na “calada da noite”. Ele reafirmou a transparência do órgão – “que se reúne todas as terças-feiras” – e sustentou que o aumento das tarifas de ônibus se deve ao excesso das isenções concedidas através de leis “que passaram por esta Casa”.
 
Maciel disse que os debates para baixar as tarifas de ônibus são essencialmente demagógicos e que, ao contrário do que muitos dizem, não é o conselho que aumenta a tarifa: “a responsabilidade única e exclusiva é do prefeito”. Ele também criticou a “falta de informação ou má-fé” de algumas pessoas que dizem que os conselheiros ganham R$ 1.800,00 por reunião. “Os conselheiros que comparecem às quatro reuniões mensais recebem R$ 178,45”.
 
Maciel reforçou a representação plural da Comtu, com participação de representantes públicos, de comunidades e de entidades de classe ou categorias profissionais e segmentos privados; “dos 21 membros, apenas quatro são das operadoras e apenas um do sistema de ônibus e, por isto, eu desafio aquele vereador que fez a afirmação de que os conselheiros estão ‘no bolso das empresas de ônibus’ para que prove. Nós refutamos as acusações levianas, baratas e infundadas de que o Comtu se reúne na calada da noite e está no bolso dos empresários”, concluiu o conselheiro.

Texto: Gustavo Ferenci (reg. prof. 14.303)       
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)