Presidência

Presidente promulga lei da Semana do Bairro Humaitá

Projeto é do vereador Waldir Canal (e) Foto: Guilherme Almeida
Projeto é do vereador Waldir Canal (e) Foto: Guilherme Almeida (Foto: Guilherme Almeida/CMPA)
Na manhã desta segunda-feira (13/4), o presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Mauro Pinheiro (PT), promulgou a Lei 11.809, de 27 de março de 2015, que inclui a efeméride Semana Municipal do Bairro Humaitá no Calendário de Datas Comemorativas e de Conscientização do Município. O projeto de lei, de autoria do vereador Waldir Canal (PRB), foi aprovado no dia 12 de novembro de 2014, mas acabou vetada pelo prefeito José Fortunati.

Em 16 de março de 2015, o veto total ao projeto de lei foi derrubado pelo plenário. Segundo Canal, a intenção é estimular iniciativas de cidadania e integração, por meio de ações culturais que acontecerão durante essa semana em que se comemora o aniversário da comunidade. “Acho que nunca antes na história de Porto Alegre a criação de uma semana em homenagem a um bairro tinha sido vetada”, comentou, no ato de promulgação da lei.

De acordo com o texto promulgado, a Semana começará no dia 11 e se encerrará em 17 de novembro, data em que o Humaitá foi criado, em 1988, pela Lei Municipal n° 6.218. Localizado na Zona Norte da Capital, o bairro conta com uma população aproximada de 11,5 mil habitantes.

O presidente da Associação de Moradores do Bairro Humaitá, Ronaldo Floriano, ressaltou a importância da lei. “Vamos aproveitar essa semana para tratar dos investimentos previstos para o bairro e que não foram realizados. Queremos colocar luz sobre a comunidade, que faz parte de uma região muito complexa”, disse. “Foram muitas as promessas para a nossa comunidade, mas são poucas as realizações. Temos um estádio de futebol numa área onde seria o nosso centro comunitário. Esta é uma obra que precisa acontecer, tem recursos disponíveis, mas até agora não aconteceu”, salientou o presidente do Centro Comunitário Entrada da Cidade, Roni da Silva.

Mauro Pinheiro destacou o entendimento para que o projeto se transformasse em lei. “As divergências que haviam foram superadas. Temos que buscar a união para que outras conquistas da comunidade também possam avançar”, afirmou o presidente da Câmara. O ato também contou com a presença do vereador Márcio Bins Ely (PDT) e de outras lideranças comunitárias.


Texto: Maurício Macedo (reg. prof. 9532)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)


Leia também: