Sessão Solene

Professora Rosa Ângela Chieza é condecorada com Diploma de Honra ao Mérito

Rosa Ângela junto ao proponente da homenagem, Idenir Cecchim Foto: Tonico Alvares/CMPA
Rosa Ângela junto ao proponente da homenagem, Idenir Cecchim Foto: Tonico Alvares/CMPA (Foto: Tonico Alvares/CMPA)
A Câmara Municipal de Porto Alegre concedeu na noite desta sexta-feira (29/4) Diploma de Honra ao Mérito à professora Rosa Ângela Chieza. De autoria do vereador Idenir Cecchim (PMDB), a homenagem aconteceu no Plenário Otávio Rocha e foi presidida pelo vereador Bernardino Vendruscolo (PROS). Também prestigiaram a sessão solene o secretário estadual adjunto de Educação, Luis Alcoba de Freitas, e o vice-reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rui Vicente Oppermann.  

Em seu discurso Cecchim enfatizou sua satisfação em ser o proponente da homenagem e citou a trajetória profissional da professora. “Rosa é economista e, desde 2011, ministra a disciplina de Economia do Setor Público na Faculdade de Ciências Econômicas da Ufrgs. Ela foi pioneira no sentido de difundir, incentivar e organizar a participação de estudantes universitários oriundos dos cursos de economia, direito, ciências atuariais, administração, contabilidade, administração pública e políticas públicas nas audiências públicas de gestão fiscal que ocorrem quadrimestralmente junto à Comissão de Economia, Finanças, Orçamento e do Mercosul (Cefor) da Câmara”, destacou o vereador.

O vereador ressaltou ainda que a partir das participações nas reuniões, a professora elaborou uma tese de doutorado, que, dentre as conclusões obtidas, observou-se que as normas vigentes possibilitaram a ampliação da transparência na esfera pública; no entanto, não se verificou a ampliação do controle social. “Esse resultado fortaleceu ainda mais as convicções da autora quanto à necessidade de ampliação do controle social, visando à melhoria das instituições públicas no País, e reforçou o papel de difundir o controle social junto aos estudantes universitários, aproximando, inclusive, a teoria de finanças públicas com a prática, além do exercício da cidadania”, disse Cecchim. 

O secretário Freitas parabenizou o vereador pela iniciativa da justa homenagem e saudou o trabalho da professora Rosa. “É através da educação que poderemos alcançar a igualdade. Rosa traz consigo a vocação de ensinar, é apaixonada pelo que faz e o Brasil necessita de pessoas assim, comprometidas com aquilo que fazem”, finalizou.

A homenageada agradeceu o reconhecimento e disse que seu trabalho é viabilizar o elo entre a teoria e prática, defendendo o pluralismo de ideias e diferentes concepções pedagógicas. Rosa Ângela Chieza também explanou sobre alguns dos resultados obtidos em sua tese de doutorado, dentre eles o de que o Brasil possui a 10ª maior carga tributaria do mundo. “Em média, o brasileiro destina 33% de sua renda a pagar impostos”, afirmou. A professora declarou também que alguns questionamentos sobre como a sociedade pode se mobilizar em seu próprio favor podem ser pensados pelo legislativo: “Como a Câmara Municipal pode tornar as audiências mais atrativas aos cidadãos? Como o poder legislativo por estimular a participação?”, indagou.

Ao final da sessão, Rosa citou Benjamin Franklin. “Tu me dizes, eu esqueço; tu me ensinas, eu lembro; tu me envolves, eu aprendo”, concluiu, ao ser aplaudida de pé por todos os presentes.

Texto: Lisie Venegas (reg. prof. 13.688)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)