Plenário

Vereador propõe Diploma de Honra ao Mérito a Rosa Ângela Chieza

Idenir Cecchim (PMDB) Foto: Ederson Nunes
Idenir Cecchim (PMDB) Foto: Ederson Nunes (Foto: Foto de Ederson Nunes/CMPA)
Entrou em tramitação, na Câmara Municipal de Porto Alegre, projeto de autoria do vereador Idenir Cecchim (PMDB) que concede o Diploma de Honra ao Mérito à professora Rosa Ângela Chieza. Rosa é economista e, desde 2011, ministra a disciplina de Economia do Setor Público na Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS. “A professora foi pioneira no sentido de difundir, incentivar e organizar a participação de estudantes universitários nas audiências públicas de gestão fiscal que ocorrem quadrimestralmente junto à Comissão de Economia, Finanças, Orçamento e do Mercosul (Cefor) da Câmara”, destacou o vereador.

Rosa iniciou sua participação nas reuniões da Cefor com poucos alunos; no entanto, com o tempo chegou a levar cerca de 60 universitários e, hoje, participam das reuniões alunos dos cursos de economia, direito, ciências atuariais, administração, contabilidade, administração pública e políticas públicas. “A partir da convicção de que, por meio da transparência e do controle social, viabilizaremos mudanças culturais na estrutura do Estado brasileiro, a professora percebeu que o desafio ia muito além de apresentar o Parlamento Municipal para aqueles jovens que desconheciam a sua localização em Porto Alegre”, afirmou o vereador.

A partir das participações nas reuniões, a professora elaborou uma tese de doutorado. Dentre as conclusões obtidas, observou-se que as normas vigentes possibilitaram a ampliação da transparência na esfera pública; no entanto, não se verificou a ampliação do controle social. Esse resultado fortaleceu ainda mais as convicções da autora quanto à necessidade de ampliação do controle social, visando à melhoria das instituições públicas no País, e reforçou o papel de difundir o controle social junto aos estudantes universitários, aproximando, inclusive, a teoria de finanças públicas com a prática, além do exercício da cidadania. 

“Desde 2004, Rosa tem-se dedicado exaustivamente ao papel de formar, estimular e capacitar os alunos para o exercício do controle social, por meio da participação, demonstrando o relevante trabalho educacional, social e mesmo cultural que vem fazendo, justificando o recebimento da presente homenagem”, ressaltou o vereador.

Texto: Thamiriz Amado (estagiária de Jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)