Pauta

Projeto concede Comenda ao proprietário da Impacto Vento Norte

Vereador Reginaldo Pujol na tribuna.
Vereador Reginaldo Pujol (DEM) é o proponente (Foto: Henrique Ferreira Bregão/CMPA)

Tramita na Câmara Municipal de Porto Alegre o Projeto de Lei Nº 1688/17 que concede a Comenda Porto do Sol a Ricardo Finn Salomão. Com a autoria de Reginaldo Pujol (DEM), propõe homenagear o empresário gaúcho por sua “destacada atuação na área cultural da cidade”. Porto-alegrense de origem, Ricardo Finn Salomão nasceu em 20 de agosto de 1979. Aos 16 anos, iniciou sua carreira empresarial com a abertura da loja de jogos Maninho Tabacaria, na Avenida Assis Brasil. Em março de 1998, foi eleito presidente da Escola de Samba Real Academia, com sede no bairro Humaitá, permanecendo por três anos à frente da escola e classificando-a entre as quatro primeiras do extinto Grupo 1-A do Carnaval de Porto Alegre. 

No ano seguinte, ele fundou a empresa Impacto Produtora, na quadra da Império da Zona Norte, com a intenção de trazer grandes shows para o município. Com a ascensão da Impacto, o empresário começou a auxiliar na realização de grandes eventos em Porto Alegre, como a Corrida para Vencer o Diabetes, o Dia das Crianças, o Shows Parque Eduardo Mascarenhas, o Dia das Mães na Igreja Nossa dos Navegantes, as Muambas Comunitárias IAPI, entre outros.

Em consequência da credibilidade conquistada no mercado de eventos, em 2009, o empresário começou a atuar na sonorização do Carnaval de rua da Capital, implantando algumas mudanças. Três anos após, “já com uma grande fatia do mercado gaúcho”, segundo Pujol, Salomão fez uma parceria com uma empresa de sonorização de Porto Alegre, adotando o nome de Impacto Vento Norte e passando a atuar em eventos como o Planeta Atlântida e o Natal Luz de Gramado.

A Impacto Produtora também participa de eventos de grande destaque nacional: Rock in Rio, Virada Cultural Paulista, Villamix Goiânia, Fan Fest Brasília e Rodeio Jaguariúna. "No entanto, apesar do sucesso no cenário brasileiro, o empresário Ricardo Finn Salomão não esqueceu de sua cidade natal. No início de 2017, ele fez toda a estrutura da Festa dos Navegantes sem cobrar nada, uma vez que esse evento não teve patrocínio, e, como a empresa Impacto Vento Norte, nos seus 18 anos de existência, sempre executou o evento, não deixou de ceder os serviços gratuitamente”, informou Reginaldo Pujol.

Texto: Cleunice Maria Schlee (estagiária de Jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)